Trilha BigData
Do relacional ao NoSql, passando por big data.

Dados são o elemento que suporta o "I" de Tecnologia da Informação. O objetivo desta trilha é apresentar e discutir o que há de mais relevante e atual no armazenamento, prospecção e recuperação de dados.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
NoSQL + SQL = PostgreSQL

Atualmente existe muito debate a respeito da habilidade das tecnologias NoSQL atenderem melhor as grandes demandas de processamento de dados em larga escala, do que seus predecessores, os RDBMS (Relational Database Management System). E realmente as tecnologias NoSQL, assim como computação em nuvem, surgiram da grande necessidade de se prover serviços escaláveis, pois os bancos de dados estão sendo pressionados/direcionados a oferecer escalabilidade horizontal. Estas tecnologias foram desenvolvidas com técnicas de armazenamento de dados (documento, chave/valor, tabular, grafo, etc) afim de suprir esses requisitos. Nesta apresentação veremos como o PostgreSQL atende vários desses requisitos por oferecer suporte nativo a JSON/JSONB, HStore (chave/valor), XML, oferecendo excelente indexação e otimização no armazenamento, e atendendo aos requisitos ACID, portanto tendo o melhor dos dois mundos. Sem contar o alto poder de extensibilidade que oferece pela possibilidade de escrever novos tipos de dados, mecanismos de indexação, linguagens procedurais, adaptadores de fontes de dados externas (SQL/MED), entre outras diversas características excelentes.
11:10 às 12:00
a 8tracks < 3 Redis

"Na 8tracks a gente acredita na ferramenta certa pra resolver os problemas que a gente encontra pela frente! Passamos por vários desafios, mas encontramos uma ferramenta excelente pra nos ajudar a servir mais de 100 mil request por minuto e tornar nossos problemas de persistência bem mais simples. Redis salvou a nossa pele mais de uma vez!"
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Análise de sentimento durante a Copa usando Big Data

A tecnologia de análise de sentimento social, desenvolvida pela IBM Brasil, analisa o que está sendo postado nas redes sociais sobre qualquer tema, empresa ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Todos os posts públicos em português são capturados por um sistema IBM de alta tecnologia com inteligência artificial, que é treinado para aprender a interpretar se o sentimento de cada postagem é positivo, neutro ou negativo. Essa tecnologia é capaz de analisar postagens de diversos assuntos e naturezas, incluindo gírias, sarcasmo e linguagem coloquial. Esta solução apelidado de FAMA, foi utilizada durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2013 e evoluída para funcionar nos 64 jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Nesta apresentação contarei a motivação, detalhes técnicos e resultados desta empreitada que unificou futebol, redes sociais e tecnologia!
14:10 às 15:00
Introdução ao Hadoop YARN

YARN (Yet Another Resource Negotiator ) é um framework que representa a próxima geração do Hadoop, apresentando uma mudança fundamental em como suas aplicações são executadas. Esta palestra aborda os conceitos básicos do YARN, mostrando a motivação para o seu desenvolvimento assim como sua arquitetura e o ciclo de vida de suas aplicações.
Conhecendo Apache HBase

"Precisando lidar com dados massivos onde centenas de gigabytes com crescimento para terabytes ou mesmo petabytes fazem parte do seu dia-a-dia ? Você precisa realizar milhares de operações por segundo em múltiplos terabytes de dados ? Venha conhecer o Apache HBase, um banco de dados NoSQL que roda em cima do HDFS e é altamente disponível, tolerante a falhas e escalável. HBase tem sido muito utilizado em empresas como Facebook e Twitter. Esta palestra faz uma introdução, mostrando o que é o HBase e quando usar, sua arquitetura e também exemplos de soluções reais de grandes empresas como Facebook, Twitter e Trend Micro."
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Arquitetura para utilização de solução Big Data (OpenSource)

Apresenta uma solução de Big Data composta por 8 camadas e seus componentes open source.
Ambientes Híbridos : NoSQL e Rdbms Juntos.

Porque devemos usar o melhor dos dois para criar ambientes com desempenho e alta disponibilidade.
16:40 às 17:30
Com as mãos sujas de dados (STADIUM)

"Na prática a teoria é outra". Ainda mais em Big Data, onde a teoria descende do cálculo de 1930 e, em 2014, já lidamos com as ordens de petabytes e de nanosegundos. Para muitos clientes da Amazon Web Services, lidar de maneira prática com o volume, variedade e velocidade de seus dados é mais que um diferencial, é a essencia de seus negócios. Venha conhecer como eles estão fazendo isto.
17:40 às 18:30
The MongoDB quest: a tale of shards, replicas and a lot of data

"Agile and Scalable" é o que diz em mongodb.org assim que você acessa a página. Agile, sem dúvida! Scalable, discutível. Então, vamos discutir! Nesta palestra vou falar sobre como escalar o MongoDB horizontalmente e ser feliz :)
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

DBAs, desenvolvedores, gerentes e estrategistas de TI, arquitetos e cientistas de dados.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização