Trilha Java University
Fundamentos e novidades da Plataforma Java

O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede e é o padrão global para o desenvolvimento e distribuição de aplicações móveis, jogos, conteúdo baseado na Web e softwares corporativos. De laptops a datacenters, consoles de games a supercomputadores científicos, telefones celulares à Internet, o Java está em todos os lugares!

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Plataforma Java Embedded & Internet of Things (IoT)

Nesta palestra vou abordar como a plataforma Java está preparada para sistemas embarcados de micro, pequeno, médio e grande portes. Usando Java Embedded conseguimos atender dispositivos pequenos, de poucos KBs até vários MBs de RAM, oferecendo diversos produtos e APIs voltados especificamente ao mercado de embarcados. Também falarei sobre Internet das Coisas (IoT) e como a tecnologia Java pode ajudar seu negócio nesse novo mundo.
11:10 às 12:00
Construindo Aplicações Desktop com JavaFX e Java EE

A combinação de JavaFX 8 para o lado do cliente e Java EE 7 para o lado do servidor pode permitir que os desenvolvedores criem aplicativos híbridos nunca vistos antes. Com a capacidade do JavaFX para atuar como uma plataforma de aplicativo rico e também como um navegador, os desenvolvedores podem eliminar a sua dependência em navegadores, se concentrar apenas em tecnologias Java, e chegar a uma pilha inteligente e tecnicamente fácil.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Spring Data com MongoDB

Você já ouviu falar de banco de dados NoSQL? Já desenvolveu alguma aplicação Java com NoSQL? Nesta palestra iremos estudar um exemplo básico de como utilizar JPA e Spring Data para acessar o banco NoSQL MongoDB.
14:10 às 15:00
Java 8 - Novidades para criar o futuro (STADIUM)

O Java 8 é a maior atualização da plataforma Java desde o seu lançamento. O grande foco das atenções sem dúvida é a introdução de lambdas, mas o Java 8 traz muito mais que isso. Nesta palestra veremos um pouco de lambdas, Collections, Date and Time, default methods e static methods em interfaces, Optionals, ConcurrentAdders e muito mais para que você possa criar o futuro com as APIs do Java de hoje.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Hands-On: Java Funcional com Guava, Funk, Lombok e Java 8

Neste hands-on vamos usar algum problema vindo do mundo de big data para exemplificar nosso uso de elementos funcionais na linguagem Java. Vamos falar de Monads, map, flatmap, reduce, filter, Options, lambdas, imutabilidade, expressividade e muito mais. Vamos conhecer algumas bibliotecas Java que podem facilitar a nossa vida, como Lombok, Guava e Funk. E também vamos olhar para a maneira como o Java 8 implementa elementos de linguagem funcional. Se sobrar tempo, vamos olhar para Futures e Promises, Monads que ajudam a implementar um design orientado a eventos, como por exemplo, o proposto pelo Reactive Programming.
16:40 às 17:30
Desenvolvimento Web Rápido com o Play Framework

Aprenda a desenvolver aplicativos web de forma simples e com deploy mais simples ainda com o Play Framework. Monte seus aplicativos e tire suas ideias do papel com um Framework de alta produtividade.
17:40 às 18:30
Utilizando frameworks para automação de testes unitários

A palestra tem como objetivo apresentar as funcionalidades básicas de dois frameworks para o desenvolvimento de testes unitários automatizados em Java. Iremos situar os conceitos de teste unitário em relação aos tipos de teste exercitados na engenharia de software e exemplos práticos da utilização dos frameworks JUnit, Mockito e PowerMock. Serão apresentados exemplos de código-fonte e seus respectivos testes unitários com foco em mock das dependência dos testes para rodá-los sem dependência de ambiente. Juntamente com os frameworks vamos debater sobre ferramentas que medem a cobertura de código dos testes unitários como, por exemplo, Cobertura, Eclemma e Sonar.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que querem aprimorar seu conhecimento na Plataforma Java.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização