Trilha Mobile
Plataformas, usuários e novos produtos: todos querem tirar proveito do #Mobile

Mobilidade não é mais promessa, é parte da estratégia da maioria das empresas de TI (e até fora da TI) atuais. E como o engenheiro de software pode tirar proveito disso tudo? Android, iOS, Windows Phone, Firefox OS? Site móvel ou aplicativo? Nativo ou híbrido? In-app Purchase ou propaganda? Pago ou grátis? Tire suas dúvidas com os peritos no assunto e esteja presente na sala onde estarão os desenvolvedores que estão desplugados da tomada e plugados em novas tecnologias.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Swift - Uma fama repentina

Já ouviu seus colegas comentarem tanto sobre o tal de Swift mas ainda não entende por que ele recebe tanto destaque para muitos daqueles que desenvolvem aplicativos para iOS? Tranquilo! Essa palestra vai te mostrar as novidades do Swift e como ele pode ajudar os desenvolvedores a serem mais produtivos (ou até mesmo mais felizes). Tópicos - Um pouco sobre desenvolvimento para iOS - Os traumas de Objective C - A chegada do Swift - melhroas no código - Swift + Objective C - Ainda falta algo para ficar melhor?
11:10 às 12:00
Estratégias de Monetização em Aplicativos

Desenvolver aplicativos móveis é fácil. Difícil é ganhar dinheiro com eles. Nesta palestra serão discutidas as estratégias mais comuns, e outras nem tanto, de monetização de aplicativos dissecando seus pontos fortes, fracos.
Bastidores de um ótimo app

Bastidores de um ótimo app vai sitar seis das principais atividades que você, criador de um aplicativo ou startup, precisa saber.Esta palestra irá abordar sobre guidelines, quando seguir e quando não seguir. Também abordará os temas Lean Analytics, Referral e User Experience."
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Material Design: Por onde começar?

Nessa palestra você vai ficar por dentro de tudo para elevar sua aplicação ao próximo nível. Dê vida ao seu layout seguindo as guidelines e utilizando os novos componentes disponíveis no Android L e descubra por que é importante você sempre suportar a versão mais nova do Robozinho.
Animando a UI: entregue uma experiência, não apenas um aplicativo

Saiba como tornar sua aplicação mais atraente e eficiente através de transições animadas (sem deixar seu usuário entediado!). Aborda temas de design, animações e apresenta um case de um aplicativo da comunidade Android Brasil Developers, com um antes e depois.
14:10 às 15:00
Homo Appiens ? O ser humano que desenvolve Apps. Você é um ?

Nessa palestra você vai conhecer o tipo de ser humano que desenvolve apps, ele é cheio de idéias, gosta de tecnologia, quer mudar o mundo com o celular. Se você não é um aprenda como evoluir e se tornar um.
NFC - Uma nova possibilidade

Nesta palestra, você verá exemplos com NFC que podem mudar sua percepção sobre as inúmeras possibilidades de aplicações desta tecnologia. Venha ver como funciona, seus princípios e aplicações, desta que pode ser a próxima bola da vez nos pagamentos eletrônicos e nas aplicações de controle de acesso. Apresentaremos no Windows Phone o seu uso desde a teoria até um exemplo prático. "Conceituaremos a tecnologia, suas aplicações, limitações e vantagens e após a introdução teórica e de contexto criaremos uma aplicação com uso de NFC na prática passo a passo para que todos possam ver o quanto simples é seu uso. Para o exemplo usaremos Windows Phone, mas toda a parte de conceito e contexto será feita para todas as plataformas e agnóstica de tecnologia ou marca.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Vale a pena usar Cordova/Phonegap?

Como é a performance? Vale a pena ou nativo é muito melhor? Essas e outras perguntas frenquêntes serão respondidas. Vou fazer um comparado entre vantagens/desvantagens de utilizar a tecnologia explicando sobre performance, curva de aprendizado...
Mobile nativo, código cross platform.

Uma realidade no mercado mobile é que raramente seu app vai ser feito somente para uma plataforma , em 90% dos casos o aplicativo vai ser desenvolvido no minimo para Android e iOS. Se o aplicativo é o mesmo e as regras de negócio são as mesmas, porque nosso código de negócio precisa ser duplicado ? Existe uma linguagem que todas ás plataformas mobiles conseguem falar! No caso de aplicativos essa linguagem pode ser C ou C++. Com estas linguagens podemos escrever um código que será compartilhado entre aplicativos, sejam eles feitos nativamente para Windows Phone, iOS ou Android. Para nos beneficiar dessas poderosas linguagens, podems utilizar : - Android JNI + NDK, - iOS objective c ++ - Windows Phone Runtime project c ++
16:40 às 17:30
Sua app na nuvem

Essa palestra consiste em apresentar o azure mobile services, um backend para aplicativos moveis na nuvem. Apresentarei pontos como banco de dados, push notificiation, serviços agendados, autenticação entre outros
Back-end na Nuvem com Cloud Endpoints

Crie serviços RESTful e torne-os acessíveis a clientes iOS, Android e Javascript. Gere bibliotecas cliente automaticamente para tornar a ligação até a interface fácil. Recursos incorporados incluem proteção a negação de serviço, suporte a OAuth 2.0 e gerenciamento de chaves do cliente. Plataforma de Nuvem do Google Google App Engine Google Cloud Endpoints Demonstração
17:40 às 18:30
Crie Aplicações Mobile Híbridas Escritas em Java, para iOS e Android (STADIUM)

Diferente de outros frameworks híbridos, o Oracle Mobile Application Framework permite que o desenvolvedor utilize seu conhecimento em Java para escrever aplicações híbridas mobile que podem ser executadas, sem necessidade de conversão, para as plataformas iOS e Android. As aplicações podem ser facilmente desenvolvidas plugadas a serviços existentes em WebServices e REST Services, e também permite abstrair o acesso a recursos do celular como banco de dados, agenda, câmera, entre outros. Nesta apresentação, muita demonstração de código e casos de uso para criar aplicações corporativas Mobile sem esforço.
Faça sua App sem gastar energia, agora no KitKat (STADIUM)

Dentre as atualizações do KitKat, conheça as que afetam diretamente o consumo de energia do aparelho e que podem afetar a forma como sua aplicação costumava funcionar. Além das últimas atualizações no Android, vamos exemplificar como você pode fazer sua parte para colaborar com o bom uso da bateria e melhores técnicas para medir seu trabalho. Vamos atualizar os desenvolvedores sobre as mudanças no KitKat relacionadas ao consumo de energia, como isso afeta o desenvolvimento de App e as novas APIs que precisam ser utilizadas. Além disso vamos abordar casos reais de uso de Serviços de Sistema que reduzem drasticamente o consumo de energia. Temas abordados: - Battery Stats API - Uso correto de wakelocks - Low-power sensors - Sensor batching - Google Cloud Messaging - Mudanças no uso do Alarm Manager no KitKat.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

A trilha será totalmente liberta de dogmas. Aos que já trabalham com mobilidade, será uma chance de aperfeiçoar o conhecimento. Aos que são novatos, será a oportunidade de entrar em uma das áreas mais valorizadas de T.I.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização