Trilha PHP
Os elefantes estão de volta.

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no desenvolvimento para web, atendendo demanda de diversos setores, servindo de base para implementação de softwares sólidos de todos os portes. O objetivo dessa trilha é reaproximar a comunidade PHP e difundir o conhecimento acerca da linguagem, buscando apresentar ferramentas, metodologias e projetos open source que possam enriquecer o conhecimento de nossos desenvolvedores, bem como divulgar a linguagem para os que ainda não a conhecem.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Refatorar é preciso!

A palestra aborda a importância de uma refatoração consciente e segura. É comum se deparar com aplicações com mais de 5 anos de vida que possuem rotinas frágeis e não testadas, diante desse cenário são propostas formas de melhoria do código e padronizações necessárias para melhorar a manutenabilidade e testabilidade do sistema. Sem a adoção de algum framework específico.
11:10 às 12:00
PhalconPHP Matador de Gigantes

Entenda por que usar Phalcon que é um framework full-stack de arquitetura MVC com ORM ,ROL(Request Object Library), Templates, Cache, Paginação e um monte de outros recursos. Vamos ver o tal desempenho demonstrado em um "benchmarking" simples, ver por que ele possui números impressionantes em velocidade e escalabilidade em relação a outros frameworks.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Make it S.O.L.I.D!

Escrever inúmeras linhas de código é fácil e qualquer desenvolvedor tem esta capacidade, agora um software de verdade deve ter o código coeso, reutilizável e facilmente extensível. Infelizmente, nem todos dominamos os conhecimentos necessários para codificar desta maneira. Abordaremos nesta palestra os problemas comuns que a constante mudança de necessidades causa se não temos preocupação com o design das classes e os princípios S.O.L.I.D. que nos guiam no planejamento e desenvolvimento de softwares para evitarmos bad smells e possibilitarmos a variação de comportamentos e adição de novas funcionalidades de forma fácil.
14:10 às 15:00
PHP na Tela Escura: Aplicações Poderosas em Linha de Comando

A linguagem PHP é conhecida por ser excelente para o desenvolvimento de aplicações para web. O que nem todos sabem é que essa linguagem também pode ser utilizada para desenvolver aplicações de terminal, daemons e muito mais. Essa palestra visa apresentar as vantagens da utilização do PHP CLI, como: a não necessidade de aprender uma nova linguagem (perl, bash, etc), rodar tarefas agendadas (cron) em PHP, utilização de multi-thread para evitar gargalos e desenvolvimento de aplicações que não rodem no browser. Nessa palestra exploraremos o mundo do PHP-CLI.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
PHP: adquirindo experiência e qualificação em projetos internacionais (STADIUM)

A palestra tem como objetivo apresentar algumas oportunidades para adquirir experiência com PHP em projetos internacionais. Será apresentado um case de participação no programa Google Summer of Code, no qual foram realizadas melhorias no phpPgAdmin, mantido pela The PostgreSQL Global Development Group. Serão abordadas metodologias de desenvolvimento utilizadas, boas práticas, qualidade de software e como programas assim podem agregar novos conhecimentos que muitas vezes vão além de apenas escrever um bom código em PHP.
16:40 às 17:30
Docker na vida real

Docker é um novo buzzword das tecnologias relacionadas a nuvem (cloud computing), usá-lo para desenvolvimento e implantar em produção é bem fácil. Entretanto, como é migrar sites, aplicações e serviços de infraestrutura para Docker? Nada melhor que apresentar um estudo de caso de migração de um infraestrutura tradicional para um modo diferente de se pensar em sistemas, sites e serviços em produção. Mostrando as dificuldades, benefícios, o planejamento e motições para migração para containers Docker.
17:40 às 18:30
Quando o planejamento da infraestrutura leva ao sucesso

Falo sobre uma arquitetura de servidores para aguentar uma aplicação com poucos usuários e aos poucos mostrando modificações para aguentar mais carga com infra on site e na nuvem. Cases de sucesso e falhas. Nas falhas quais foram os problemas enfrentados e como se prevenir. Explicação rápida de o que precisamos mudar na arquitetura da aplicação para que funcione com esse arquitetura
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Estudantes, Desenvolvedores, Analistas, Líderes Técnicos e Gerentes de Equipe que busquem ser manter atualizados das novas técnicas e tecnologias da plataforma.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização