Trilha Ruby
As boas partes e práticas da linguagem de script mais bacana da web

Trilha focada em quem tem como paixão e/ou profissão a linguagem Ruby e seus frameworks.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Contemple o poder de Thor!

Thor é a gem utilizada pelo Rails para geração da estrutura do projeto e seus scaffolds. Nessa palestra será mostrado como o poder de Thor pode ser utilizado para criar a estrutura de um projeto, mesmo para outras linguagens!
Como o Rails melhorou o desenvolvimento web

Ruby on Rails já tem 10 anos. Depois do Hype do blog em 15 minutos https://www.youtube.com/watch?v=Gzj723LkRJY, o framework para desenvolvimento web ganhou grande visibilidade e impressionou por sua produtividade e pela facilidade de criar sistemas web de qualidade. Nessa palestra será apresentado o que torna o Ruby on Rails uma ótima opção para desenvolvimento web, além de boas práticas que podem ser aplicadas à qualquer linguagem de programação.
11:10 às 12:00
Full Text Search com Solr, MySQL Fulltext e PostgreSQL Fulltext search

"Existem diversas opções de pesquisa full text, e isto é útil em diversas situações. Para saber qual opção é melhor para cada projeto, vamos avaliar estas 3 opções, duas embedded do banco de dados e uma externa avaliando as formas de implementação de cada e as vantagens e desvantagens de cada opção."
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Helios - o backend pra Mobile que você precisava

Sua app para dispositivos móveis está crescendo mais e mais com o passar dos dias? Precisa de recursos server-side pois só client side não está dando conta? Qual o jeito mais rápido de elaborar um backend que dê suporte à persistência de dados e push notifications? Essa talk mostrará como Ruby pode ser uma boa solução neste cenário através da gem Helios.
14:10 às 15:00
Dividir para conquistar! DCI e Engines para construção de aplicações modulares com Rails

Nesta palestra será abordado o uso do framework Rails de forma não convencional. Visando ter uma melhor organização que privilegie a arquitetura de um sistema sobre as convenções do MVC do Rails
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Dia a dia com grafos, Neo4j e Ruby

Já notou que seria possível descrever diversas situações com grafos? Grafos não são apenas parte de alguma matéria chata na Universidade, eles podem (e são) usados em muitas situações. Essa palestra mostrará alguns cenários onde a modelarem com grafos pode auxiliar bastante a resolução de problemas, especialmente fazendo uso do Ne4j, um banco orientado a grafos. Nativo para Java, será apresentado como utilizá-lo em Ruby.
16:40 às 17:30
Você ainda não sabe escrever JavaScript para aplicações Rails (STADIUM)

Uma palestra com as principais tecnologias e técnicas utilizadas para escrever código JavaScript sano para diferentes tipos de aplicações. Uma viagem às antigas soluções Rails até as atuais e nem sempre suficientes jQuery UJS e Turbolinks. Aprenda sobre componentes auto-discoverable, comunicação através de eventos, modularização e gerência de dependências. Tudo isto sem deixar de fora alguns dos conceitos por trás dos principais frameworks MV* do mercado.
17:40 às 18:30
O mercado de trabalho Rubista atual

O debate tem como objetivo levantar a situação atual no mercado de trabalho dos desenvolvedores Ruby. Dificuldades, pretensões, situação do empregado, empresas que adotam a tecnologia, sua importância, ideias de melhoria, pontos fracos e fortes de se trabalhar com Ruby, entre outros.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 18 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gerentes e outros profissionais ligados à desenvolvimento de software, principalmente web.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização