Trilha Startups
Desenvolvendo Modelos de Negócio e Marketing para Startups

Além de ser um ambiente de inovação e aprendizado, uma Startup é um "desejo" de negócio. É algo que tem essência transformadora, mas que necessita, como qualquer negócio, não só de viabilidade como também de sustentabilidade no templo. A Trilha Startups busca revelar novas abordagens e modelos de negócio para a sustentabilidade das Startups, bem como o olhar de Marketing, no contexto das variáveis que lhe competem (como Preço, Logística etc) para a conexão entre a inovação e seu público alvo.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Errar é bom e faz parte... mas não jogue sua ideia fora!

Atualmente no Brasil, é muito comum as "startups" serem uma molecada com macbook de baixo do braço e uma ideia copiada de empresas americanas. Nesta mini palestra vou abordar técnicas e metodologias de trabalho que farão você acertar no planejamento para não errar num futuro próximo ;)
User Experience (UX) Design para Startups

Numa startup, o CLIENTE não tem sempre a razão... ele É A RAZÃO de ela existir. Mostrarei como o processo de design pode ajudar essas empresas a trilharem um caminho que vai ao encontro das pessoas (clientes, usuários, consumidores).
11:10 às 12:00
Lições de uma startup que (ainda) não deu certo

Startups estão na moda já fez um tempo e temos muita literatura sobre o assunto disponível, mas como isso funciona na prática? Venha ouvir as historias de muitos erros e poucos acertos de uma startup.
Startup for Developers: a saga of do and re-do things.

Fazer parte do desenvolvimento de uma startup é uma experiência única. Você faz, re-faz e vê sentido naquilo que desenvolve. Seu conhecimento cresce exponencialmente e você descobre que é capaz de fazer qualquer coisa. Vou contar minha história (até o momento) como desenvolvedor do Superplayer.
Como o processo de Lean Startup pode ser aplicado no desenvolvimento de jogos.

Case da startup brasileira de jogos casuais Cupcake.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Acelere sua Startup com o BizSpark

Venha conhecer os benefícios do programa de relacionamento com Startups da Microsoft um programa que possui mais de 5 mil startups em 5 anos de existência.
Acelerando as ideias. Como lançar meu produto o mais rápido possível?

O tempo gasto em preparação de infraestrutura e a demora no ciclo de implementação e liberação de mudanças provenientes dos feedbacks de usuários são problemas comuns enfrentados por startups. Nesta palestra iremos explorar como os conceitos de lean startup, scrum/agile e devops podem ser suportados pelo bluemix e devops services da IBM.
14:10 às 15:00
BoletoCloud: Plataforma de Boletos Grátis

Em um dado momento, seja uma startup ou não, uma empresa precisa receber pela venda de seu produto/serviço. Para tanto, muitas empresas utilizam o Boleto Bancário como seu principal meio de pagamento. Porém, integrar esse meio de pagamento ao sistema de uma empresa não é uma tarefa trivial, muitos problemas surgem no momento de integração entre os sistemas. E é para resolver esses problemas de integração que o BoletoCloud foi criado. O BoletoCloud permite, gratuitamente, gerar boletos, armazená-los e mantê-los sempre atualizados através de APIs ou interface com o usuário. Conheça a Plataforma sua história como startup e como integrar seus serviços ao seu sistema.
Growth hacking - ROI acionável e Customer lifecycle

Startupeiro foque na construção de produtos que facilitam a retenção e referências de clientes, e o crescimento vai cuidar de si mesmo! Assim caminham as novas empresas digitais! O marketing está se reinventando, e o termo The Growth Hacker carrega todas as peças desta nova visão Lean. Junte-se a nós enquanto apresentamos esta nova forma de pensar, que usa novas técnicas para forjar sua marca, num mundo conectado e acelerado.
Miséria Driven Development

Miséria Driven Development é um processo de desenvolvimento de software que depende completamente do gasto de muito pouco ou nenhum dinheiro na construção de um produto de software. (Farah, 2013). Netto Farah e Pedro Nascimento, que recebem o crédito por terem desenvolvido e "redescoberto" tal técnica, afirmaram em 2013 que MDD encoraja designs baratos e economiza dinheiro para a nossa cerveja. . (Nascimento, 2013). Junte-se a nós nesta missão de experimentar o próximo add-on freemium do Heroku e hackear várias soluções grátis (gambiarra) pra construir um ecossistema barato provados no nosso produto, o Carona Fácil, extremamente alinhados com a filosofia lean.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Como um desenvolvedor virou um empreendedor

Alessandro Cauduro, sócio fundador da W3haus e atual presidente da ABRADI-RS, tem formação em tecnologia. Recentemente foi apontado pela revista Proxxima entre os 50 mais inovadores do mercado brasileiro de comunicação e marketing. Desde cedo se encantou pela internet e empreendedorismo. Nesta palestra ele vai compartilhar a sua trajetória profissional contando os desafios de fundar a W3haus até ela se tornar a maior agência digital independente do pais, a criação da holding NonConformity Group e das novas empresas digitais que fazem parte dele, além disso, o seu papel como investidor na aceleradora de empresas WOW.
Lean Startup Machine - Encontrando o Product-Market fit

Pare de criar soluções incríveis para problemas que não existem e clientes que não tem interesse. Encontre um mercado e um problema mal atendido e valide suas idéias desde o começo para criar algo com mais valor desde o inicio da startup.
16:40 às 17:30
Painel Startups (formato fishbowl)

Painel de discussão no formato fishbowl para os participantes conversarem sobre mercado de startups, desafios, oportunidades, e trazer questões a serem trabalhadas com os participantes e palestrantes da trilha.
17:40 às 18:30
"We NEED Design". Integrando Lean Startup e Design Thinking, o modelo MVS (STADIUM)

Se você já PERCEBEU que SÓ ter uma IDÉIA para iniciar uma startup NÃO é suficiente. Se você já SENTIU que ficar ADIVINHANDO o que o cliente precisa-quer-deseja e sair para VALIDAR com ele é DESPERDÍCIO de tempo. Se você QUER CRIAR um negócio conectado com SEUS VALORES. VENHA ver COMO o Design (por meio do MVS Model) pode te ajudar nisso sem perder a agilidade do Lean Startup.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, Desenvolvedores, Designers, Estudantes de Administração, Marketing e currículos afins, Empresários, Investidores.

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização