Trilha Arquitetura Java
Arsenal do Arquiteto: Tecnologias e Ferramentas

A plataforma Java dispõe e de um grande número de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações, sejam elas corporativas ou não. Essa grande variedade muitas vezes dificulta a escolha entre uma e outra tecnologia, aumentando a responsabilidade do arquiteto em conhecer e selecionar a opção certa para cada necessidade.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Plataforma de vídeos do UOL : Desenvolvimento de Cache+Proxy de alta performance para grandes volumes de audiência

Essa palestra apresenta a plataforma de vídeos do UOL, projetada para atender à grande audiência de todo o portal, bem como seus parceiros, com baixo custo e alta disponibilidade. Descrevemos a abordagem técnica utilizada para desenvolver um servidor HTTP em Java específico para vídeos em download progressivo: o ?Balaio?. Contamos o histórico tecnológico da plataforma desde 2007: quais soluções de mercado eram anteriormente adotadas, os pontos fortes e fracos de cada solução ? e os principais motivos que nos levaram a desenvolver uma aplicação internamente, reduzindo e especializando o escopo de uma tarefa conhecida que é servir arquivos por HTTP. São também explicadas a estratégia de balanceamento de carga, a distribuição lógica e física das aplicações, as técnicas para caching de objetos, os motivos para se ter adotado Java e os frameworks utilizados, além dos resultados alcançados.
11:10 às 12:00
Servidores de Aplicação: por quê ainda precisamos deles? - STADIUM

Muitos desenvolvedores afirmam que servidores de aplicação, principalmente do tipo Java EE, hoje não são mais necessários. O modelo de deployment "micro services" parece estar tomando conta da mente dos DevOps. Mas será que isso tudo é verdade? Seriam os servidores de aplicações não mais necessários? Nesta apresentação vamos avaliar o presente e o futuro do modelo de deployment de aplicações em Servidores de Aplicação, e também comparar com o novo modelo de "micro services".
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Suportando aplicações multi-tenancy com Java EE

Abaixo, seguem os principais tópicos que serão apresentados nesta palestra: 1. Conceito de multi-tenancy 2. Oportunidade de mercado com SaaS 3. Desafios do multi-tenancy 4. Utilizando namespaces isolados (Namespace API) 5. Aplicando multi-tenancy na persistência de dados com Hibernate 4 7. Utilizando conceitos de multi-tenancy dentro dos EJBs 8. Tratamento de autenticação e autorização em um ambiente multi-tenancy 9. Suporte da JVM para aplicações multi-tenancy
14:10 às 15:00
Quem quer ser um arquiteto?

Entre os desenvolvedores de software, quem quer ser um arquiteto? O que é preciso saber? Quais as principais preocupações e responsabilidades é preciso ter? Que ferramentas, linguagens e técnicas é preciso dominar? A idéia dessa palestra é esclarecer o que faz um arquiteto de software, como é o dia-a-dia de trabalho, quais as principais decisões ele precisa tomar e como ele se encaixa e colabora com todos responsáveis pela entrega do software.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Nova arquitetura no Java EE com CDI 2.0

CDI é a especificação do JavaEE que cuida da Injeção de Dependências e diversas outras coisas divertidas como integração com Expression Language, ótima integração com JSF, Interceptors, habilidade de criação de Decorators para as nossas regras de negócio, Ciclo de Vida de objetos e muito mais. Nesta palestra serão mostradas com muito código ao vivo as diversas funcionalidades do CDI, passando por Events, Observers, Producers, Ciclo de Vida, Interceptors, Decorators, Stereotypes, Integração com JSF e EJB e quais foram os motivos que levaram à criação da Spec.
16:40 às 17:30
Design patterns e Tecnologias para Modularização em Java

A palestra apresenta uma visão sobre o conceito de modularização e seus benefícios arquiteturais, em seguida apresenta os principais design patterns e tecnologias como OSGi e Jigsaw que permitem modularizar uma aplicação java de forma organizada e eficiente.
17:40 às 18:30
Do centralizado ao distribuído e vice-versa

Muitas tecnologias novas (ou modinhas) tem surgido nos últimos anos, e muitas pessoas acabam decidindo por arquiteturas diferentes somente pela modinha. Gostaria de fazer uma recapitulação de quais são os conceitos que nos levaram a criar cada tipo de arquitetura e como decidir (e deixar de criticar) de modo mais sábio.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.