Trilha BigData
Nova tendência, nova oportunidade

Saiba e conheça mais sobre Big Data e seus 3V's: volume, variedade e velocidade. Aprenda mais sobre a mineração de enormes volumes de dados estruturados e não estruturados de informações úteis, usando ferramentas não-tradicionais de data-sifting, incluindo Hadoop.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Hadoop - Mãos á massa

Uma abordagem criativa e um Hands-on na plataforma do momento, HADOOP. quais principais usos e benefícios desse ecossistema.
11:10 às 12:00
Consumindo serviços REST/OData diretamente do SAP HANA

Venha conhecer os engines de processamento em memória do SAP HANA. Acompanhe passo a passo a criação de um ambiente de desenvolvimento, exploração de views com milhoes de linhas, aplicações rápidas com HTML5 e o consumo fácil de serviços REST/OData.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Fazendo Data Science em Tempo Real - STADIUM

A maioria das aplicações de Data Science hoje se baseia no processamento em batch dos seus dados. Frameworks bem conhecidos, como o Hadoop, atendem muito bem este tipo de aplicação. No entanto, nem todos os problemas podem ser resolvidos com processamento em batch. Existe uma classe crescente de aplicações onde o processamento de imensas quantidades de dados em tempo real é necessário. À medida em que se espera que os dados nos dêem respostas cada vez mais rápidas, aprender como construir e escalar aplicações deste tipo é fundamental. Esta palestra irá mostrar como criar sistemas de Data Science que processam dados em tempo real utilizando o framework Apache Storm. Truques, armadilhas a evitar e aqueles segredos que você só aprende depois de processar terabytes de dados serão apresentados e discutidos tendo como base casos do mundo real.
14:10 às 15:00
Capturando o pulso do planeta com as APIs de Streaming do Twitter

500 milhões de tweets são criados todos os dias pelos usuários do Twitter. A sua plataforma permite que qualquer desenvolvedor tenha acesso para analisar o grande volume de informação gerado todos os dias via a sua API de streaming. Essa palestra apresentará como acessar esse laboratório de dados para criar aplicações que monitoram protestos, permitem usuários interagir com a TV, identificam padrões de comportamento ou que sua imaginação mandar. Discutiremos também quais arquiteturas de software são as ideais para consumir esse tipo de fluxo de dados.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Big Data com Google BigQuery: Uma Introdução

Nessa palestra de 15 minutos faremos uma introdução e breve demonstração sobre o BigQuery para processamento e análise de Big Data. Vamos falar sobre suas vantagens e aplicações em casos reais.
Utilize todo o poder do ElasticSearch na sua empresa!

Seu projeto cresceu demais? O gargalo da sua aplicação é o banco de dados? Você perde horas a fio com seus DBA's para otimizar as queries e, ainda assim, não tem um resultado satisfatório? Aprenda a utilizar o ElasticSearch, que ajuda o github pesquisar mais de 8 milhões de repositórios e o globo.com a fazer 180 pesquisas por segundo para 25 de milhões de pessoas por dia!
16:40 às 17:30
Análise de sentimento durante a Copa usando Big Data

Análise de sentimento durante a Copa usando Big Data Descrição: A tecnologia de análise de sentimento social, desenvolvida pela IBM Brasil, analisa o que está sendo postado nas redes sociais sobre qualquer tema, empresa ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Todos os posts públicos em português são capturados por um sistema IBM de alta tecnologia com inteligência artificial, que é treinado para aprender a interpretar se o sentimento de cada postagem é positivo, neutro ou negativo. Essa tecnologia é capaz de analisar postagens de diversos assuntos e naturezas, incluindo gírias, sarcasmo e linguagem coloquial. Esta solução apelidade de FAMA, foi utilizada durante os jogos do Brasil na Copa das Confederações em 2013 e evoluída para funcionar nos 64 jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Nesta apresentação contarei a motivação, detalhes técnicos e resultados desta empreitada que unificou futebol, redes sociais e tecnologia!
17:40 às 18:30
Introdução a Big Data na AWS

Crescendo muito rapidamente, Big Data é um tema que engloba muitas disciplinas. Como coletar dados que chegam em altíssima velocidade? Como armazenar uma grande quantidade de dados, de forma escalável e disponível? Finalmente, como obter informações relevantes para seu negócio, a partir desses dados? Venha aprender e ver uma demonstração ao vivo sobre o que a Amazon Web Services oferece para solucionar problemas em todas essas áreas.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que queiram aprender mais sobre Big Data / Hadoop; Coordenadores e gerentes que querem saber o que é o Big Data e como se beneficiar com ele Estudantes que querem ver uma nova oportunidade na carreira

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.