Trilha DevOps
Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um conjunto de práticas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre equipes de desenvolvedores (Devs) e profissionais de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente e frequente. Venha conhecer nesta trilha como DevOps pode lhe ajudar e também como aplicar DevOps no seu processo de software.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Integração Contínua com TeamCity

Geralmente temos sempre um nome à mente quando o assunto é ferramenta para Integração Contínua - hoje vou apresentar uma ótima ferramenta, ideal tanto para os usuários quanto para as equipes que o mantém: o TeamCity
11:10 às 12:00
Migração Ágil: Lições e Práticas na Adoção de Métodos Ageis em DevOps

Por tras do processo de adoção ágil existem muitas interrogações e uma distância entre o acadêmico e o prático oriundos da particularidade de cada time, região ou negócio. Porém ao longo dos últimos 14 anos no processo de adoção de metodologias ágeis, somamos várias histórias e soluções desde inusitadas, até simples e processuais para adoção agil, transisção bem como modelos mistos. Nesta palestra vamos abordar algumas situações do processo de adoção ágil, soluções utilizadas, resultados e casos de sucesso, fracasso, lições aprendidas e casos no mínimo engraçados, mas muito instrutivos sobre o desafio e benefícios da adoção de metodologias ágeis.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
A Fantástica Fábrica de Deployment: Implantação Contínua com Ferramentas Open Source

Para promover a inovação e a produtividade, times de desenvolvimento estão adotando o Deployment Contínuo, prática que permite que equipes se mantenham em foco por longos períodos ? o que facilita a experimentação e permite alcançar uma produtividade consistente. Ao entrarmos nessa "Fábrica de Deployment", teremos uma surpresa com a redução dos riscos, diminuição do estresse e melhoria em motivação. Mas adotar o Deployment Contínuo exige esforço, e são necessários cuidados. Cada sala dessa Fábrica, desde manter homogêneos os ambientes (desenvolvimento, testes, produção), até garantir maior integração entre as equipes de desenvolvimento e de operações, é fascinante. Mas também traz tentações que podem reduzir a eficácia do deployment contínuo, gerar riscos desconhecidos e minar a confiança da equipe. Por isso, vamos pegar o ticket dourado e conhecer práticas e ferramentas open source que facilitam a implantação de Deployment Contínuo. Veremos plugins do Jenkins e o servidor de Continuous Delivery Go, e como integrar Chef e Vagrant em um projeto. Vamos entender a importância de DevOps e como utilizar ferramentas como FlyWay e Rundeck para nos manter na linha certa. E como usar o poder da virtualização e cloud computing, incluindo Docker e Packer.
14:10 às 15:00
Sim, a Microsoft usa Open Source em DevOps

Saiba como a Microsoft adotou o open source em sua solução de DevOps. A utilização de ferramentas tais como Puppet e Chef já são realidade em muitos ambientes e a integração delas com o Microsoft Azure e Visual Studio oferece um cenário completo para a adoção de uma prática DevOps, não importa a plataforma.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
DevOps - Práticas, Técnicas e Ferramentas para Continuous Delivery com ALM - STADIUM

Você consegue dizer qual a versão do seu software que atualmente está em produção? Qual está sendo homologada? E quem construiu e quando? Se ela foi compilada utilizando as dependências corretas? E quem autorizou a sua publicação? Se ela foi devidamente testada? Nessa palestra, serão demonstradas como estabelecer práticas e lançar mão de técnicas de desenvolvimento e ferramentas para se obter um ambiente onde as equipes de desenvolvimento, gestão e operação podem colaborar e participar na entrega de software funcional, com qualidade e velocidade de forma auditável
16:40 às 17:30
Evoluindo uma arquitetura legada: ferramentas e processos

Cada um de nós já teve que mexer em código legado. Para mexer num sistema inteiro, em produção, herdado de outrem e sem cobertura de testes, é necessário um processo robusto que nos dê flexibilidade e feedback. Nesta palestra iremos falar sobre processos e ferramentas utilizados para cobrir um sistema com uma rede segurança, com um processo de deploy e monitoração, a fim de refatorá-lo para evoluir sua arquitetura.
Bang.sh - Bash Script no velho oeste

Numa cidade sem lei do Faroeste, todos possuem revólveres engatilhados pronto para atirar naqueles que escrevem códigos ilegíveis e difíceis de manter. Bang.sh é um framework escrito em Bash Script que pretende torná-lo o gatilho mais rápido do Oeste: garanta a pontaria através de testes unitários - incluindo mocking; dispare exceções como se fossem balas e as trate como damas de um Saloon; desfrute de um options parser e uma série de funções utilitárias que dão mais conforto que a maioria dos hotéis da cidade. De forma totalmente modular, desenvolva e teste seus scripts e se torne um Xerife no Velho Oeste!
17:40 às 18:30
DevOps com SaltStack: Introdução e exemplo com a Nuvem do Google

SaltStack é uma ferramenta recente para gestão de configuração (como Chef e Puppet) e DevOps criada em Python. Ela pode ser usada para DevOps on-premise e multi-cloud. Nessa mini-palestra vamos falar sobre o SaltStack e fazer uma demo com Google Compute Engine
Automação com Ansible

Cansado de ferramentas tão complexas que gerência-las dá mais trabalho que toda a sua pilha de aplicações? Começando agora, mas procurando uma ferramenta simples? Conheça o Ansible!
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Patrocínio Trilha

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.