Trilha Embedded
Computação embarcada para público da indústria e hobistas

Trilha dedicada à computação embarcada que vai apresentar diferentes aplicações, microcontroladores e produtos. Assuntos de indústria, mini-pcs, arduino, linux embarcado, microcontrodores e tópicos avançados apresentados por palestrantes experientes é o foco da trilha! Os assuntos variam desde hardware até firmware/software, cobrindo kits de desenvolvimento, sistemas bare-metal, sistemas operacionais e arduino.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Windows CE em sistemas embarcados, uma opção a Linux

A palestra irá apresentar o Windows CE como S.O. para sistemas embarcados. Serão apresentadas algumas das informações básicas como ferramentas de desenvolvimento, versões disponíveis e tipos de licença. Em seguida um tutorial básico demonstrará como configurar e compilar uma imagem de Windows CE para um computador em módulo com um SoC ARM Cortex-A9 utilizando o Platform Builder da Microsoft. Finalmente serão apresentadas as ferramentas oferecidas pelo sistema para diagnosticar o desempenho de uma imagem do CE, nominalmente: ILTIMING, OSBENCH e Kernel Tracker.
11:10 às 12:00
Earliest Deadline First: Escalonador de Tempo Real

Uma breve introdução teórica sobre o escalonador EDF. O algoritmo, uma breve história de sua introdução ao Linux, análise de uma implementação real do algoritmo e testes de desempenho em comparação com Round Robin com sistema de prioridade.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
SGBD Embarcado: Transações, Triggers, Procedures e Criptografia na palma mão

Já pensou em colocar o mesmo arquivo de banco de dados do seu servidor para funcionar em um dispositivo móvel? Pois isso agora é possível com o Interbase! Na sua edição Lite, que é totalmente gratuita, você tem apenas algumas restrições de tamanho e acessos simultâneos, inexistentes na edição ToGo, que oferece inclusive recursos de criptografia a nível de coluna, tabela ou todo o banco de dados. Exatamente o mesmo arquivo do banco de dados existente no seu servidor pode ir junto com sua App e desfrutar de todos os recursos que o Interbase oferece.
14:10 às 15:00
O impacto do Arduino no mundo dos embarcados

A plataforma Arduino esta cada vez mais presente em projetos de sistemas embarcados, seja para estudo ou para aplicações comerciais. As placas arduino estão em constantes desenvolvimento e já deixou de ser um plataforma simples baseada apenas em microcontroladores de 8 bits. Hoje existe uma grande variedades de placas Arduino que vão desde microcontroladores de 8 bits a microcontroladores de 32 bits com núcleo ARM. Conhecer essa plataforma de hardware e software é de grande importância para o profissional da área de sistemas embarcados, onde é possível aprender e aplicar diversas tecnologias de uma forma fácil e divertida, além de participar da comunidade open source.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
De sistemas embarcados a sistemas cyber-físicos: desafios e oportunidades

O mundo da eletrônica não é mais o mesmo que costumava ser a alguns anos atrás. Dispositivos eletrônicos não são mais projetados como conexões elétricas, mas sim como software rodando em processadores embarcados. Muitas vezes os próprios dispositivos embarcados são projetados como software, através das linguagens de descrição de hardware. Os grandes avanços da indústria automobilística, por exemplo, são baseados software: direção elétrica, injeção eletrônica, abs, air bag, etc. Toda essa informação coletada pelos sensores e processada pelos sistemas embarcadas permite uma infinidade de tomadas de decisão que passam despercebidas pela maioria da população, mas muitas empresas vem lucrando com isso: Com os chamados sistemas cyber-físicos. Essa palestra mostra como os sistemas embarcados assumiram um papel fundamental para a sociedade e evoluíram para os sistemas cyber-físicos e o que chamamos de big data.
16:40 às 17:30
Simple Attiny

Vamos demonstrar o uso de um microcontrolador da Atmel, mais especificamente o Attiny. Um microcontrolador pequeno, mas poderoso. Simples de programar e de usar, vamos apresentar exemplos de utilização do Attiny. Incluindo LCD, Bluetooth, Matriz de leds, Multithread, etc...
17:40 às 18:30
Samsung Gear SDK - STADIUM

Conheça o Samsung Gear, um dos "wearables" da Samsung, e como construir uma aplicação para esse dispositivo.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais que atuam com sistemas embarcados, hobbistas e entusiastas da área

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.