Trilha JavaEE
Java EE 7: The Next Frontier

Java EE é o ramo de Java voltado a aplicações corporativas, com características de alta disponibilidade, segurança e conseguir atender milhões de usuários de forma simultânea. Nesta edição, esta trilha irá desvendar as novíssimas tecnoogias que vem na especificação Java EE 7 tais como WebSocket, Processamento em Batch, Concorrência e as novas funciondalides em Programação Web.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Batch Processing: Processamento em Lotes no Mundo Corporativo

Sistemas de processamento em lotes são comumente utilizados para integrar dados de múltiplas aplicações, normalmente desenvolvidos e apoiados por diferentes fornecedores e/ou hospedados em diferentes ambientes de software e hardware. A JSR-352 (Batch Processing for Java Platform), que faz parte da plataforma Java EE 7, define um modelo de programação para aplicações batch e um ambiente de execução para rodar e gerenciar a execução processos em lotes. Esta palestra apresenta como criar um sistema de processamento em lotes utilizando esta API do Java EE.
1. Visão geral
2. Arquitetura de processamento Batch
3. Desenvolvendo Java EE batch jobs
4. Ciclo de vida dos jobs
5. Integração com message queues
6. Escalabilidade e robustez
11:10 às 12:00
CDI 1.1 e CDI Extensions: Desacoplamento Fácil e Rápido

A especificação CDI ou "Contex and Dependency Injection" veio preecher uma importante lacuna nas especificações do Java EE, em relação a injeção de depência e inversão de controle, e trouxe com ela diversas outras funcionalidades excelentes como eventos, escopos, interceptors, decorators, etc... e a cereja do bola é a sua capacidade de extensão, o que facilita muito a adição de novas features. Nessa apresentação veremos todo o poder da CDI 1.1 no Java EE 7, especificação que tem tudo pra se tornar o novo padrão em projetos Java.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Concurrency 1.0: Concorrência em Ambientes Corporativos

As aplicações corporativas são confiadas aos servidores de aplicação devido a sua capacidade de gerenciar recursos eficientemente, evitando assim, a necessidade de faze-lo na própria aplicação.
Porém quando necessitamos de algum tipo de processamento paralelo, temos um problema, pois utilizar diretamente a API de concorrência do Java SE ou mesmo Threads em nossos servlets ou EJBs pode comprometer a integridade do container da aplicação, e utilizar JMS, Timers ou mesmo EJBs assíncronos pode ser uma tarefa frustrante devido ao nível de complexidade que a tarefa pode chegar dependendo do caso
Tendo isso em vista o JSR 236 integra um novo padrão a plataforma Java corporativa adicionando recursos necessários para que possamos trabalhar com concorrência utilizando um modelo semelhante ao que estamos acostumados no Java SE porém com a consistência necessária para um container de uma aplicação corporativa. Nesta palestra, vamos entender um pouco sobre essa necessidade no ambiente corporativo e também como podemos aplicar esse novo padrão do Java EE 7 em nossas aplicações.
14:10 às 15:00 15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
[DEBATE] Java EE 7: Fornecedores e Usuários - STADIUM

Este painel tem por objetivo em ouvir a expectativa de Fornecedores e Usuários da tecnologia Java EE 7. O debate irá envolver aspectos de:
1. Migração
2. Capacitação
3. Oportunidades de Mercado
4. Facilidade de Integração
5. Cloud
16:40 às 17:30 17:40 às 18:30
WebSockets: Trazendo o realtime em um mundo conectado

WebSocket é uma tecnologia que permite a comunicação bidirecional por canais full-duplex sobre um único soquete Transmission Control Protocol (TCP). Ele é projetado para ser executado em browsers e servidores web que suportem o HTML5, mas pode ser usado por qualquer cliente ou servidor de aplicativos. A API WebSocket está sendo padronizada pelo W3C e o protocolo WebSocket está sendo padronizado pelo IETF. Websocket foi desenvolvido para ser implementado em browsers web e servidores web, mas pode ser usado por qualquer cliente ou aplicação servidora. O protocolo Websocket é um protocolo independente baseado em TCP. Sua única relação com o HTTP é que seu handshake é interpretado por servidores HTTP como uma requisição de Upgrade.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Java Corporativos, Arquiteto de Sistemas, Gerentes de Projetos, Gerentes de Tecnologia da Informação

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.