Trilha Management 3.0
Organizando empresas complexas pela própria complexidade

A velocidade e o dinamismo com que o mundo dos negócios muda, faz com que as organizações melhorem continuamente a forma de viver a gestão em seu dia-a-dia. Existem diferentes ideias acerca do que fazer com o assunto gestão. Muitos acham que a gestão é desnecessária e deve morrer dentro das organizações. Já outros acham que o papel do gestor que está com os dias contados. Na verdade, devido a complexidade dos cenários corporativos, é difícil determinar qual é a melhor alternativa. Partindo da premissa que a gestão é importante e que existem uma séria de novos e complexos desafios aos gestores, essa trilha visa compilar diferentes ideias e experiências para explicar o que é e, como funciona a abordagem de Management 3.0. Essa abordagem foi criada pelo holandês Jurgen Appelo por meio do livro homônimo. Management 3.0 vem se tornando uma importante ferramenta para compreensão e melhoria da gestão em diferentes empresas pelo mundo inteiro. O ponto chave do sucesso de Management 3.0 são as técnicas e ideias que podem ser usadas para ajudar um gestor a energizar as pessoas, empoderar os times, alinhar as restrições organizações, desenvolver competências, crescer a estrutura empresarial e principalmente, melhorar continuamente o design da própria organização. Haverão palestras bem dinâmicas, com bastante interação com o público e cheias de exemplos e reflexões para ajudar gestores/líderes a terem ferramentas para melhorar o dia-a-dia de suas organizações.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
What Do Programmers Care About (em inglês) - STADIUM

Joel Spolsky from Stack Overflow speaking on 'What do top programmers really care about when looking for a job'
11:10 às 12:00
Martie, um monstro de 6 olhos que vai te ajudar a fazer uma gestão melhor! (20 min)

Management 3.0 ou Gestão 3.0 é uma abordagem de gestão que tem como premissa a complexidade das organizações modernas. Descubra porque sua empresa se parece com o Monstro Martie de 6 olhos. Saiba mais sobre como essas 6 diferentes visões da Gestão 3.0 podem ajudar você e sua equipe a fazer uma melhor gestão da sua organização.
Promovendo comunicação organizacional de forma efetiva (20 min)

"Falta de comunicação é regra em qualquer organização. Métodos ágeis tem alguns processos que auxiliam times a se comunicar de forme organizada. Mas se temos problemas de comunicação entre membros de um time, quando estamos falando de comunicação entre times/departamentos/divisões/área de uma organização o desafio é ainda maior. Uma organização que não se comunica não melhora, ao mesmo tempo que existe um grande desafio de como fazer esta comunicação de uma forma que seja efetiva e não gere desperdícios e falta de interesse. Tenho feito algumas tentativas dentro da Lambda3 e agora começando a colher alguns resultados que gostaria de compartilhar com a comunidade."
Delegação, Empoderamento e "Delargação" (10 min)

Delegação, Empoderamento e "Delargação" (10 min)
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Por que delegar é tão difícil? (20 min)

"É senso comum que empowerment é um valor fundamental para os trabalhadores doc conhecimento, mas a realidade é bem diferente! A ideia dessa sessão é promover um bate papo sobre os mitos que envolvem a delegação de autoridade, e descobrir o que é necessário para empoderar times sem medo e desconfiança."
Qual é o preço pela falta de clareza? (20 min)

Uma conversa divertida sobre qual o impacto para suas decisões, na sua produtividade e na geração de valor, em relação a ter ou não clareza de visão. Ter metas não é ter visão! E mais: como obter clareza? E como isso se relaciona pessoalmente e profissionalmente a qualquer líder.
Debate: Confiança nos times, realidade ou blablabla? (10 min)

Debate: Confiança nos times, realidade ou blablabla? (10 min)
14:10 às 15:00
Hoje é um bom dia para se trabalhar! (20 min)

Muitas empresas modernas estão experimentando estruturas organizacionais que colocam comunidades auto-organizadas no lugar de hierarquias. Nessas comunidades, trabalhar com paixão, liberdade e forte colaboração são algumas das características que tornam o normalmente evitado 'dia de trabalho' em algo extremamente gratificante. Nessa apresentação, conheça a Happy Melly, mais uma dessas 'estranhas' empresas que tem a cara do século 21
Teams Listen by Canvas (20 min)

"Canvas é uma excelente ferramenta para atuação em times. Tempo vira ouro. Com a pergunta certa muito pode ser descoberto e ações traçadas para efetivação do aumento performático de times em TI! Inclusive itens importantes para acelerar engamento e motivação intríseca poderá ser tratado com esta ferramenta tão versátil."
Debate: Qual é a bala de prata para produtividade? (10 min)

Debate: Qual é a bala de prata para produtividade? (10 min)
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Learning Canvas e o Desenvolvimento de Competências (20 min)

Learning 3.0 atualiza conceitos, apresenta histórias e discute cenários que nos farão refletir sobre o papel que a aprendizagem exerce em nossas vidas. Suas publicações, ferramentas e eventos nos ajudarão a aprender de forma rápida e contínua tudo o que precisamos para sermos bem sucedidos como profissionais criativos no Século 21.
O Curioso caso de Náutilus Button (20 min)

Relato sobre um curioso projeto de mudanças organizacionais, alinhado a todas as facetas do Management 3.0. Como evoluiu, como se alinhava às visões da gestão 3.0 e quais lições nos deixou.
Debate: Limites de responsabilidade de capacitação: empresa x pessoal (10 min)

Debate: Limites de responsabilidade de capacitação: empresa x pessoal (10 min)
16:40 às 17:30
Como motivar indivíduos (20 min)

"Ter profissionais motivados é o sonho de todo gestor, pois a motivação é ingrediente fundamental para o sucesso. Muitas empresas fazem políticas de motivação para seus funcionários, mas desconsideram o fato de que pessoas se motivam por razões diferentes. Pretendemos mostrar porque é tão importante a personalização dessas políticas motivacionais."
Feedback em vez de avaliação de desempenho (20 min)

Empresas são sistemas complexos que criam valor para os seus clientes. Desta perspectiva, a capacidade de gerar valor está dividida, de maneira não uniforme, entre todos os agentes que formam esse sistema. O desempenho é sistêmico e nenhum de nós, individualmente, é responsável pela totalidade do desempenho de uma empresa. Assim, não faz sentido determinar o desempenho de uma pessoa quando o resultado do trabalho a ser feito depende muito mais do desempenho coletivo. Adotando uma visão mais sistêmica, devemos favorecer o feedback e não avaliar o desempenho de uma pessoa ou de uma equipe. Deixar claro quais são os resultados negativos e positivos no trabalho pode fazer que a própria pessoa avalie seu desempenho e melhore na direção dos objetivos do negócio. O desempenho no trabalho é uma conseqüência direta das ações tomadas por uma pessoa de acordo com os feedbacks recebidos. Essa palestra tem como objetivo apresentar uma abordagem coletiva de feedback para substituir a avaliação de desempenho nas empresas. A partir do Feedback Canvas, uma ferramenta desenvolvida para facilitar esse processo, podemos ter consciência de como um agente afeta um sistema complexo e determinar como podemos evoluir. Assim, a melhoria é refletida na mudança de comportamento e na capacidade coletiva dos agentes do sistema em gerar resultados diferentes.
Debate: Onde está a fronteira entre a responsabilidade individual, do time e da empresa? (10 min)

Debate: Onde está a fronteira entre a responsabilidade individual, do time e da empresa? (10 min)
17:40 às 18:30
O Problema não é o Processo. O Problema é Você ! (20 min)

No dia a dia, recebemos solicitações de empresas para ajudarmos a estruturar , direcionar os trabalhos, definir processos, implementar métodos, seja ele ágeis ou não, e ao aceitarmos os desafios nos deparamos com questões no decorrer do nosso trabalho que não fazem parte do nosso principal objetivo, objetivo pelo qual fomos contratados e estão pagando (rasgando) dinheiro com isso e temos que lidar com situações de "política interna", conflitos de interesse, picuinhas e rinchas entre áreas, profissionais, investidores e todos os níveis hierárquicos da empresa, relacionamentos entre pessoas e departamentos da empresa. A ideia é apresentar cenários reais de situações onde quem "assassinou" o processo foi você, expondo os motivos que levam as pessoas a camuflarem, manipularem, deturparem, ocultarem informações/ações/cerimônias/artefatos junto com suas escolhas e as conseqüências positivas e negativas dessas ações.
Usando Metamodelos para Lidar com a Complexidade Organizacional (20 min)

Com a busca cada vez maior por competitividade e inovações, a complexidade nos cenários corporativos de grandes empresas cresce a cada dia. Para lidar com toda esta complexidade algumas empresas estão buscando conhecer melhor a sua estrutura organizacional através da utilização de metamodelos que tem como objetivo mostrar a arquitetura de todos os seus componentes, sejam eles, processos de negocio, sistemas, dados e infraestrutura tecnológica. Esses modelos, construídos sobre outros modelos da própria organização, refletem a situação atual da operação do dia a dia, permitem que a estrutura organizacional seja conhecida e rastreada por todos, e principalmente, permitem que o processo emergente de tomada de decisões seja feito com base na própria arquitetura da organização. Nesta palestra será mostrado o que são esses metamodelos, como eles são definidos e mantidos e como grandes empresas como Petrobras, Ipiranga, Banco Votorantim, Embratel, entre outras, estão o utilizando para tratar da complexidade da estrutura organizacional.
Adianta fazer um Planejamento Estratégico em um Cenário de Complexidade? (10 min)

Adianta fazer um Planejamento Estratégico em um Cenário de Complexidade? (10 min)
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, Líderes, Executivos, Coaches, Mentores, Agente de Mudanças, CIOs, CEOs, CKOs ou qualquer pessoa inconformada com o mindset gerencial de maiorias das organizações.

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.