Trilha Node.JS
JavaScript no servidor!

Todo desenvolvedor web tem sempre que conhecer pelo menos duas linguagens: Java e JavaScript, ou C# e JavaScript, ou Ruby e JavaScript, e por aí vai. Certo? Errado! O NodeJS permite rodar o JavaScript que você já conhece no servidor. Uma única linguagem para desenvolvimento web, e aquela que todo desenvolvedor web conhece! Venha conhecer o NodeJS. Vamos começar devagar, apresentar o NodeJS, e até o fim do dia você vai sair boquiaberto com as possibilidades. Se você é desenvolvedor web, e faz isso com .NET, Java, Python, Ruby, PHP, não importa, essa trilha é para você.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Apresentando o Node.js

O que é Node.js? Como usar? É só um servidor web? Funciona? Escala? Qual a empresa por trás? É difícil? Como eu faço uma aplicação? A resposta a essas e outras perguntas você vê na abertura do evento.
11:10 às 12:00
Node.js estruturando suas aplicações

Existem varias maneiras de começar uma aplicação e organizá-la mas começar de uma forma hibrida que funcione para as necessidades mais variadas é bem trabalhoso. Nesta palestra eu irei apontar e demonstrar como organizar as suas aplicações por diferentes seguimentos e utilizando práticas que ajudaram a mantê-la com um custo baixo de tempo.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Segurança com Node.js

Que hoje em dia nossas aplicações estão vulneráveis a qualquer tipo de ataque todo mundo já sabe. Vamos ver o que podemos fazer para poder proteger nossas aplicações feitas com Node.js.
From Sync to Async, from Callbacks to Promises

Já se enrolou na hora implementar uma lógica simples em JavaScript e acabou com o famoso "Callback Hell"? Eu já!
Super Tests in Nodejs

Testes automatizados são uma grande necessidade hoje. Diversas metodologias foram criadas para encontrar a forma mais eficiente de se fazer testes. Em Node.js contamos com poderosas ferramentas para essa tarefa árdua. A ideia desta palestra é mostrar como escrever testes concisos e eficazes em Node.js para obter o melhor de cada ferramenta. Está fora do escopo explicar como utilizar as técnicas para o mesmo.
14:10 às 15:00
Melhores práticas com Mongoose

Aprenda as melhores práticas quando utilizar o Mongoose como conexão, eventos e validação, fazendo seu sistema com MongoDb ficar mais seguro.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Express - Da boilerplate ao real time em 50 minutos

Vamos falar um pouco de um dos pacotes mais usados na plataforma Node.js, o famoso Express.
16:40 às 17:30
Nodewebkit - Uma ferramenta que amplia suas fronteiras

Abordarei node-webkit de maneira rápida, dando um breve overview do seu funcionamento e também suas possibilidades. Exibirei maneiras e dicas para se desenvolver através deste runtime baseado em NodeJS e Chromium.
17:40 às 18:30
Brincando de crawlear sites com Node.js

Bloqueio de ips, captcha, paginações, manipulação DOM, requisições em ajaz, tudo de chato mas de maneira legal para capturar dados de sites usando Node.js.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores web, arquitetos

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.