Trilha NOSQL
.

Volumes de dados e capacidade de processamento como nunca vimos antes: essa é a nossa nova realidade e para tirarmos proveito disso, precisamos também de novas formas de armazenamento de dados. O movimento NoSQL surgiu em 2009 para trazer novas opções de ferramentas e modelos de dados capazes de atender as necessidades de uma nova geração de aplicações. Nesta trilha, iremos discutir diversas ferramentas NoSQL, tendências, as últimas novidades da área e como VOCÊ pode usar essa tecnologia para criar aplicações incríveis.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
OrientDB - No more joins!

Apresentar o conceito de Grafo, o OrientDB, as features de Grafo e Documento, as experiencias em projetos reais e o uso de OrientDB via rest ou Python.
11:10 às 12:00
Google App Engine e NoSQL: Alta disponibilidade

BigTable é, sem dúvidas, um dos protagonistas da plataforma de aplicativos do google, o Google App Engine, quando falamos em disponibilidade. O objetivo desta palestra é mostrar todos os detalhes do BigTable, desde sua estrutura interna, operadores e tipos de queries, custo e modelagem de dados.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
MongoDB no Ingresse.com

Caso de uso MongoDB na ingresse.com
14:10 às 15:00
NoSQL + SQL = PostgreSQL

"Atualmente existe muito debate a respeito da habilidade das tecnologias NoSQL atenderem melhor as grandes demandas de processamento de dados em larga escala, do que seus predecessores, os RDBMS (Relational Database Management System). E realmente as tecnologias NoSQL, assim como computação em nuvem, surgiram da grande necessidade de se prover serviços escaláveis, pois os bancos de dados estão sendo pressionados/direcionados a oferecer escalabilidade horizontal. Estas tecnologias foram desenvolvidas com técnicas de armazenamento de dados (documento, chave/valor, tabular, grafo, etc) afim de suprir esses requisitos. Para entender um pouco melhor essas características/requisitos vamos entender um pouco sobre alguns conceitos básicos de sistemas distribuídos, em especial fazendo uma revisão do Teorema CAP (Consistency, Availability and Partition Tolerance). Alguns aspectos a respeito das tecnologias NoSQL e os requisitos atuais para sistemas de processamento de dados: 1) clustering e data sharding 2) modelo de dados flexível que suporte desenvolvimento incremental (eliminando aquelas longas discussões entre DBAs e desenvolvedores) 3) fácil integração com liguagens de programação focadas na Web, abstraindo detalhes da linguagem SQL Enquanto o cluster/sharding tem alguma relevância em algumas decisões, a velocidade de se colocar algo em produção a/ou modificá-la, e a facilidade para o desenvolvimento tendem a ser mais importantes. Então nesta apresentação veremos como o PostgreSQL atende vários desses requisitos por oferecer suporte nativo a JSON/JSONB, HStore (chave/valor), XML, oferecendo excelente indexação e otimização no armazenamento, e atendendo aos requisitos ACID, portanto tendo o melhor dos dois mundos. Sem contar o alto poder de extensibilidade que oferece pela possibilidade de escrever novos tipos de dados, mecanismos de indexação, linguagens procedurais, adaptadores de fontes de dados externas (SQL/MED), entre outras diversas características excelentes. Também veremos que o PostgreSQL pode, e na minha opinião deve, ser utilizado em conjunto com outras soluções de armazenamento de dados, inclusive com alguns projetos interessantes: - Mongres (https://github.com/umitanuki/mongres) - MongoLike (https://github.com/JerrySievert/mongolike) - PgREST (http://pgre.st/)"
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
NoSQL: Uma análise crítica - STADIUM

"A palestra inicialmente discute a evolução das tecnologias NoSQL nos últimos 5 anos e se concentra em ir além da afirmação que NoSQL é bom para X e Y e não adequado para Z e W. Os principais tópicos apresentados em seguida são: * NoSQL é realmente novo? * Será que NoSQL é fácil e rápido de instalar, usar e manter? * O tão falado uso do NoSQL para armazenamento de BigData * NoSQL é barato? * A dúvida cruel: NoSQL e a performance "
16:40 às 17:30
Neo4j - sua vida com grafos!

Tópicos - Grafos - um pouco de teoria - Surgimento de bancos orientados a grafos - Neo4j - breve histórico - Primeiros passos com Neo4j - Vantagens - Quado não usar Neo4j
17:40 às 18:30
REDIS para iniciantes

"- Apresentação do REDIS: conceitos e arquitetura - Estruturas de dados - Instalação e execução - Linha de comando - Bibliotecas - Apresentação de alguns casos de uso - Configurações avançadas "
TinkerPop Blueprints: A API para GraphDBs

"A idéia dessa palestra é adaptar partes da palestra do Joshua (um dos colaboradores do projeto) para explicar o conceito de grafo. Falarei também sobre a motivação da TinkerPop Blueprints e da linguagem Gremlin.
O que o Oracle NoSQL tem para oferecer?

Pouca gente sabe, mas existe um banco de dados NoSQL da Oracle! E já está na versão 3.0! O banco de dados Oracle NoSQL armazena os dados num modelo chave-valor distribuído. Ele é projetado para fornecer armazenamento de dados altamente confiável, escalável e disponível através de um conjunto configurável de sistemas que funcionam como nós de armazenamento. Por trás de toda esta engenharia há uma tecnologia talvez mais conhecida: o Berkeley DB. Conheça mais sobre o Oracle NoSQL Community Edition, e também a versão Enterprise Edition.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.