Trilha Python
Do Raspberry Pi ao Datacenter

Cada vez mais empresas adotam Python, e também faculdades: do Google ao MIT, da Globo.com à Poli/USP, Python combina versatilidade, confiabilidade e facilidade para aprender, criar e manter sistemas de pequenos ou grandes, simples ou sofisticados, embarcados nos pequenos Raspberry Pi ou espalhados em datacenters globais. Descubra o poder e as melhores práticas de Python.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Python para Zumbis: primeiro MOOC para ensino de programação brasileiro atinge 15 mil inscritos

Python para Zumbis (iniciantes) é o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) para ensino de programação em língua portuguesa. Até o momento estamos com quinze mil inscritos oficiais e mais cinco mil que apenas acompanham a playlist independente do YouTube, totalizando vinte mil pessoas. Este curso é diferente dos MOOCs tradicionais (Coursera, EDx, etc). Primeiro é uma iniciativa da comunidade Python brasileira. Além da diferença do idioma, ele é muito "informal", com vídeos curtos e muitos exercícios para desenvolvedores. Vou mostrar os códigos mais divertidos das aulas: hackear bibliotecas básicas e classes para obter a "Resposta da Questão Fundamental da Vida, o Universo e Tudo o mais", baixar fotos do Facebook sem autenticação, fazer um mixador de áudio e resolver questões seletivas de Hackatons ou do Google Developer Day.
11:10 às 12:00
Quokka CMS - Sites e portais com Flask e MongoDB

Mostrar a evolução do projeto Quokka CMS e os casos de uso, exibir exemplos de módulos e sites em produção utilziando o CMS. Discutir o uso do Flask e do mongoDB como solução para CMS.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
O que Python pode fazer e você não sabia

Python é conhecida a linguagem com baterias embutidas, ou seja, contém diversas funcionalidades prontas disponíveis, e isso permite que possamos diversificar as aplicações, veremos como Python trabalha com desenvolvimento web em frameworks como Django e Flask, trabalhando com bibliotecas como processamento de imagens, síntese de sons ou mineração de dados, além de casos de empresas que migraram para Python falando as vantagens que foram agregadas.
Processamento de tweets em tempo real com Python + Django + Celery

Tópicos a serem apresentados - Twitter API e Streaming API - Bibliotecas em Python para acesso à API Twitter - Celery: o que é e como funciona. - Uso de REDIS como Message Broker - Uso de Django como servidor de aplicações - Configuração de um projeto Django com Celery e REDIS básico - Configuração de parâmetros de escalabilidade do Celery - Amarrando tudo em um projeto único: apresentação de um caso de uso.
APIs de visualização em Python

Apresentação de gráficos feitos com algumas bibliotecas de visualização disponíveis em Python. Alguns exemplos são: - ggplot - vincent - bokeh - mpld3 e mostrar a integração dessas bibliotecas com o Pandas.
14:10 às 15:00
Ensaio sobre testes automatizados

Testes automatizados é um tema que frequentemente atrai a atenção dos novatos e prende a atenção dos programadores mais experientes. Boa parte das dúvidas concentram-se em o que testar, como testar e as melhores práticas para testar determinado código ou funcionalidade e, um impurrãozinho pode fazer toda a diferença para quem está começando. O objetivo dessa palestra é de expor, de maneira prática, minhas experiências de sucesso e insucesso no design de códigos testáveis assim como dos seus testes. Tópicos: - Tipos de testes automatizados - Testes de unidade (unit tests) - Características desejáveis de um framework de testes - Design de códigos testáveis - Design de testes - Dublês - Factories - Fixtures - Refatoração - Análise de casos de uso reais
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Python para programadores com DDA

Prototipando Games em Python

AudioLazy 0.6 will robotize you!

Trata-se de uma exposição prática sobre o que é/faz um DSP (Digital Signal Processing), utilizando recursos da AudioLazy. Os tópicos incluem: - Processamento: amostra-por-amostra e em blocos, STFT, filtros lineares variantes no tempo, processamento não linear ""memoryless"", distorção, flanger. - Análise de áudio: Altura/nota musical, espectro (DFT/FFT/STFT), formantes, LPC, taxa de cruzamento no zero. - Síntese: Aditiva, modulação (AM/Ring, FM), subtrativa. - Psicoacústica: filtros gammatone, volume sonoro / loudness em phon e dB SPL (ISO/FDIS 226:2003 e Fletcher-Munson), modelo helicoidal de Shepard. - Imagem: resposta em frequência, diagrama de polos e zeros, imagens artísticas com DSP de áudio. - Outros: conversão de valores (nome de nota - altura MIDI - frequência), arquivos WAV e I/O de áudio via PyAudio (PortAudio com ALSA e Jack), cálculo numérico, aspectos gerais da biblioteca, interatividade e uso em jogos.
16:40 às 17:30
Machine Learning "Gerrilha"

Trabalhar com Machine Learning exige que 2 atividades sejam feitas de forma rápida e fácil: manipulação de datasets e avaliação de algoritmos. A idéia é passar uma série de técnicas, ferramentas e exemplos que irão permitir que resultados práticos sejam obtidos rapidamente e de uma forma customizável e organizada.
17:40 às 18:30
Porque len() não é um método?

Python é uma linguagem altamente consistente, mas novatos em Python às vezes se incomodam: gostariam de escrever s.len() em vez de len(s). Essa aparente inconsistência sintática da linguagem tem uma lógica que, uma vez compreendida, revela uma coerência mais profunda.
Scrapy Model - Modelagem fácil de web crawlers

No ecossistema Python temos duas das melhroes ferramentas de scrapping, o beautiful Soup e o Scrapy Framework. O BeautifulSoup é prático e fácil de usar porém não tem suporte nativo a xpath. O Scrapy é um framework sensacional com suporte a seletores css e a xpath porém é um pouco complexo de iniciar um projeto. Pensando um unir a praticidade do Soup com o poderoso selector do Scrapy eu criei o Scrapy Model, uma ferramenta para modelagem de crawlers.
OrientDB - No more joins!

Apresentar o OrientDB e a maneira de utiliza-lo com Python.
Python Performance Tips

Conheça algumas das práticas que podem fazer toda a diferença de performance em um ambiente onde este quesito é crítico.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores em geral que queiram conhecer a linguagem Python e programadores Python interessados em novas aplicações e melhores práticas

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.