Trilha Ruby
Começando com Ruby com o pé direito

"Ruby é uma linguagem projetada para fazer os programadores felizes e que vem mais e mais se estabelecendo no mercado de startups. Qual o segredo desse sucesso? Conheça nesta trilha as principais ferramentas e técnicas para trabalhar com Ruby e veja como é possível colocar a sua ideia em prática de forma rápida e barata."

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
O poder da linguagem Ruby e as suas consequências

A linguagem ruby possui funcionalidades e características bastante interessantes e poderosas mas, como diria o Tio Ben: "com grande poder vem grandes responsabilidade". Essa palestra visa explorar alguns dos recursos da linguagem ruby, mostrando como podem ser usados para o bem, e como foram usados de forma errada ao longo dos anos.
11:10 às 12:00
Solucionando o problema de Uploads em Apps no Heroku

Em nosso dia-dia é comum termos que lidar com aplicações que requerem formularios com uploads de imagens. Até ai nenhum problema certo? Errado! Nessa palestra vou te mostrar que upload de imagens podem não ser tão simples assim, além de mostrar como fazer sua aplicação fazer uploads e processamento de imagens like a boss!
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Helios - o backend pra Mobile que você precisava

Sua app para dispositivos móveis está crescendo mais e mais com o passar dos dias? Precisa de recursos server-side pois só client side não está dando conta? Qual o jeito mais rápido de elaborar um backend que dê suporte à persistência de dados e push notifications? Essa talk mostrará como Ruby pode ser uma boa solução neste cenário através da gem Helios.
14:10 às 15:00
Prawn: Gerando PDF do jeito Ruby

Todo desenvolvedor já se deparou alguma vez com a necessidade de geração de um arquivo PDF, seja para um relatório, boleto, certificado ou qualquer outra implementação. Neste talk veremos como é simples gerar arquivos PDF pelo Ruby utilizando a gem Prawn. Vamos utilizar como exemplo um certificado para o TDC 2014 e gera-lo todo pelo Prawn, com fontes personalizadas, logotipo e muito mais.
Rubygems e Bower: cada um no seu quadrado!

Por muito tempo a comunidade ruby utilizou as Rubygems para gerenciar tanto os pacotes ruby quanto os pacotes de front-end. Aos poucos este cenário está mudando. É cada vez mais comum vermos os pacotes de front-end serem gerenciado via Bower, deixando as rubygems apenas para o código ruby.
Contemple o poder de Thor, o Deus do Trovão!

Thor é a gem utilizada pelo Rails para geração da estrutura do projeto e seus scaffolds. Nessa palestra será mostrado como o poder de Thor pode ser utilizado para criar a estrutura de um projeto, mesmo para outras linguagens!
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Combata a obesidade: técnicas para thin models

Ao iniciamos nossa jornada com o Rails, lemos o guides, alguns blog posts e começamos a nos divertir. Porém, após caminharmos um pouco seguindo as old conventions que ficaram enraizadas na cultura do framework, acabamos deixando de lado conceitos básicos que ajudam na sanidade e mantenabilidade de nossa codebase por comodidade.
16:40 às 17:30
RSpec Best Friends

Veremos diversas boas práticas ao escrever nossas specs. Testes que acessam rede não são nada bom veremos como resolver este problema. Por que factory_girl é muito mais legal que fixtures. Viajaremos durante o tempo para testar data. 100% de cobertura de testes é necessário? Veremos como evitar repetições durante os nossos testes. Entre outras dicas para ajudar durante o nosso processo de desenvolvimento.
17:40 às 18:30
Ruby Tooling

Veremos diversas ferramentas que podem tornar o nosso dia-a-dia como desenvolvedores Ruby mais produtivo, colaborativo e divertido.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores de qualquer nível. Empreendedores.

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.