TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida". Portanto, seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Quem e como gerar valor!

Esta é uma palestra provocativa que tem como objetivo fazer com que os analistas de negócio entendam o quanto contribuem e podem ajudar para que os projetos de TI tenham mais sucesso. São mostradas técnicas de priorização de funcionalidades e de descrição de requisitos mais leves e que podem fazer com que o projeto obtenha retorno rapidamente. Também são mostrados exemplos softwares famosos que contrariam o senso comum e que além de facilitar a vida da equipe de desenvolvimento simplificam a vida do usuário do software. As técnicas são contextualizados com a experiência do palestrante em mais de 10 anos na área de TI sendo os últimos três em um time de produtos na Emphasys/ Adaptworks.
11:10 às 12:00
Análise de Negócios - Papel ou Competência

Análise de Negócios - Papel ou Competência
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Fishbowl

Discussão em grupo que promove o diálogo e a troca de experiência entre os participantes
14:10 às 15:00
Análise de negócio Ágil: Requisitos que nascem para mudar

- Apresentação da empresa e da sua área de inovação - Apresentação do contexto do projeto, em parceria com a Embrapa - A natureza do projeto: desconhecimento dos conceitos e necessidade imediata de uma solução - Análise Ágil: sprints curtas, conceitos que já nascem ""mortos"" - Requisitos mutáveis - como planejar a evolução - Geração de valor incremental
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Garantia da Qualidade Mínima

A sugestão é apresentar um padrão. Apresentar um Padrão Mínimo de Qualidade, onde as pessoas possam sempre saber por menor que seja o valor atribuído em qualquer coisa, poderemos afirmar positivamente que aquele produto ou serviço tem um mínimo de Qualidade. A Qualidade pode ser analisada de várias formas, pode ser quantificada, pode ser medida e pode ser descrita de várias formas, por pessoas diferentes de todo o mundo. Vejamos por onde começar e o que buscar até a entrega do produto, definindo o mínimo de qualidade para iniciarmos o trabalho.
Você faz análise de negócio?

O intuito desta palestra é mostrar as melhores praticas de uma análise de negócios. Mostrando as perguntas que devem ser feitas, o que é análise de negócios e até onde ele deve ir no processo de desenvolvimento, e ferramentas como BPMN para apoio ao entendimento do negócio.
16:40 às 17:30
Good design is good business

Descubra por que e como a forma de pensar do Design - o Design Thinking - tem sido adotado por grandes empresas como a IBM como parte de sua estratégia para inovar seus produtos e serviços.
17:40 às 18:30
Criando Produtos Inovadores na Prática

"Diversas técnicas são apresentadas de tempos em tempos para ajudar os times a criar produtos inovadores ou mesmo estruturar projetos com sucesso. Mas quantas dessas técnicas já foram postas em prática em diferentes cenários para garantir que realmente funcionam? Nesta palestra, Alex Magalhães irá apresentar os resultados da aplicação da técnica ""Direto ao Ponto"", apresentada no TDC 2014 por Paulo Caroli, em produtos do Governo Estadual, mostrando seus pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados."
3 ideias radicais para acelerar a sua entrega

Essa palestra irá introduzir um conjunto de práticas que oferece um alternativa ao padrão tradicional de "lista de funcionalidades". Ao invés de Épicos ou de uma longa lista de estórias, se busca definir os objetivos do projeto. Ao invés de entregas planejadas em produção, identificar o mínimo de passos necessários para começar a colocar código em produção desde o início e ao invés de iterações, construir o sistema através de incrementos muito pequenos derivados da experiência de entrega do sistema. Isso pode ser aplicado em novos projetos de inovação, mas também, se essa abordagem for abraçada, grandes projetos de evolução de sistemas.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de negócios/sistemas, analistas de requisitos, POs, gerentes de projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO