TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Utilizando o poder da nuvem em seu favor

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio. Na trilha de Cloud Computing do TDC teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
A Evolução de Cloud: da Virtualização aos Containers

Essa palestra será um apanhado geral de como evoluímos em Cloud Computing nos últimos anos, desde a simples virtualização até um nível de maturidade que agrada desenvolvedores e operações: o uso de containers. Veremos como o uso de Cloud Computing será muito mais eficiente com os containers, e como a sua importância aumentará nos próximos anos.
11:10 às 12:00
Nuvem sem limites:IaaS, PaaS ou SaaS? Transforme seu negócio!

Você sabe quando utilizar a melhor estratégia para Cloud? Nessa palestra serão abordados alguns caminhos de adoção de cloud, seus principais cenários de uso, benefícios e limitações. Desde a adoção de um serviço na nuvem (SaaS), passando por plataformas para construção de soluções (PaaS), até a mais conhecida abordagem de infraestrutura na nuvem. Discutiremos como tirar proveito de cada abordagem e principalmente como fazer elas trabalharem em conjunto em benefício dos resultados de negócio.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Executando containers Docker ASP.NET 5 em máquinas Linux na nuvem

Venha ver como a Microsoft apoia projetos Open Source como Docker e com mão na massa, vamos executar aplicações ASP.NET em Linux na nuvem!
14:10 às 15:00
Cloud Services pra Devs: O que tem dentro na Oracle Cloud pra você?

Desenvolvedores querem construir coisas legais com coisas legais. O que é legal sobre a Oracle Cloud é que ela traz tecnologias super maneiras, para o uso em empresas, comprovadas há muitos anos, e prontas para serem consumidas, todas combinadas como uma Platform as a Service. Aprenda que tipo de tecnologias de gestão de dados a Oracle Cloud oferece, e como acessá-las a partir de uma diversa seleção de serviços de Nuvem para Middleware e Java. Aprenda como gerenciar seus códigos-fontes e repositórios Git na Nuvem, com Continuous Delivery e Integration, e como plugar tudo isso na sua IDE preferida.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Amazon Web Services: Pergunte à Vontade!

Esta é uma palestra ao contrário: começaremos pelas perguntas! As perguntas do público serão respondidas abordando os serviços da AWS, ferramentas e conceitos relacionadas e recursos para aprofundamento. Todas as perguntas são bem vindas e serão respondidas, independente se forem sobre o modelo de preços, arquiteturas, detalhes técnicos ou meras curiosidades. Além de tirar suas dúvidas, venha ouvir o que os demais estão pensando e explorar novas idéias com a Amazon Web Services.
16:40 às 17:30
Verdades que não querem te contar sobre Docker

Depois dessa palestra a sua visão sobre Docker e Containers vai mudar. Como essa tecnologia surgiu? Qual o seu propósito? Colocando em produção e os problemas de orquestração. Também serão abordadas várias ferramentas relacionadas como: CoreOS, rkt, Kubernetes, Mesos, Fig, Deis, Dokku, etc.
Vigilância Patrimonial nas nuvens

A palestra irá mostrar a utilização de etiquetas e leitores NFC dos smartphones em uma aplicação que auxilia a Vigilância Patrimonial, como também a aplicação server de minitoramento, usando uma arquitetura SOA focada em baixo custo para receber e processar estas informações.
17:40 às 18:30
Escalando uma aplicação na nuvem

Esta palestra tem o intuito mostrar as experiências e lições aprendidas com o crescimento da RD Station, atendendo mais de 2 mil clientes e enviando 70 milhões de emails mensalmente.
  • Crescendo no Cloud (Heroku/outros serviços);
  • Continuous Delivery sem ter Downtimes;
  • Base de dados (MongoDB/PostgreSQL);
  • Migrações massivas de dados, e como resolvemos o problema buscando outras tecnologias como Node.js/Go;
  • Otimização de recursos melhorando performance de processos; (Database/Código/etc);
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Empreendedores, Administradores de Sistemas e Arquitetos

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO