TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

"DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável. Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Devops e a nova Cultura

Para prover mais agilidade ao business, o software se tornou mais complexo. Primeiro foi adaptado a forma de gerenciar o desenvolvimento adotando metodos agieis. Só que para conseguir ter uma entrega continua em produção com um número de desenvolvedor e de funcionalidade crecendo, se precisa de novas práticas. Junit e testes de aceites automatizados não são mais suficientes para garantir uma produção sem problemas. Uma arquitetura monolitica vai iniciar a ter seus limites quando o numero de desenvolvedor e usuarios crecer. A operação não vai conseguir atender um número de deploy crecente em cluster de dezenas de máquinas sem criar automatizar tudo e usar ferramentas que vão ajudar a gerenciar o cluster. A travéz da evolução de um software, mostrarei as práticas que permitem chegar ao Devops que vai além da automação.
Como estimar o ROI do DEVOPS

Um dos grandes desafios na TI é demonstrar o ROI (Return Of Investiment) na implantação ou melhoria de processos, principalmente quando estes estão intrinsecamente ligados a fatores culturas, como no caso do DEVOPS, que muitos de forma equivocada acreditam que basicamente é a automatização de processos entre as áreas de desenvolvimento e produção. O objetivo da palestra é apresentar de forma clara e objetivo, alguns critérios para estimar o retorno de investimento da implantação do DEVOPS nas organizações.
11:10 às 12:00
Como fazer o que você faz hoje 40x mais rápido

Quanto tempo você leva para criar e configurar um servidor web? E para publicar a sua aplicação em vários ambientes? Ou ainda para reproduzir um bug em um ambiente diferente de onde ele foi encontrado? E se considermos a execução de testes de regressão? Algumas pessoas dizem no mínimo 40 horas. Pois é, nesta apresentação vamos entender como realizar tudo isso em apenas 50 minutos.
Feature Toggles - os 2 lados do poder

  • O que é uma Feature Toggle;
  • Reversibilidade e outros poderes das Feature Toggles;
  • Quando vale a pena ter tamanho poder?
  • Feature Toggle X Feature Branch;
  • Release Toggle X Business Toggle;
  • Débitos técnicos inerentes;
  • Estado "Quântico" do Sistema;
  • Estudo de casos: minhas 3 experiências com toggles.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Deploy e integração contínua, um caminho de pedras e flores

Criar, manter e aprimorar um ambiente de integração e deploy contínuo pode ser tortuoso. O caminho pode ser árduo mas o resultado final que é q qualidade do serviço entregue compensa o esforço. Mas ainda há algo mais a busca: Entrega contínua.
Usando Groovy no Jenkins para descrever um processo de entrega contínua

A ideia de entrega contínua tem atraído muita gente mesmo antes do agora clássico livro de Jez Humble e David Farley. Porém muitas vezes parece difícil inserir os ideais de entrega contínua no nosso processo de desenvolvimento. Nesta palestra vamos ver uma possiblidade de implementação do modelo de entrega contínua utilizando o Jenkins com o apoio de um plugin relativamente novo: o Workflow Plugin
14:10 às 15:00
O arroz e feijão do Docker

A ideia deste talk, é revisar o Docker (instalar, executar, criar imagens, utilizar o repository e integrar em AWS) e como pode ser utilizado diariamente pelos developers e sysadmins, a motivação, as vantagens e as possíveis desvantagens de rodar no ambiente de PROD.
Criando ambientes de forma simples com Docker e Ansible

O Docker vem revolucionando cada vez mais o mundo DevOps com a simples containerização de aplicações. O Ansible trouxe incrível simplicidade para gerenciamento de configurações. Nesta palestra, será feita uma introdução ao Docker e ao Ansible e, em seguida, veremos a descrição de um caso real e exemplos onde as duas ferramentas foram utilizadas em conjunto.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Um novo paradigma para infra estrutura de desenvolvimento com Docker Compose.

Um problema encontrado ao desenvolver microserviço, onde esse serviço normalmente depende de diversos outros serviços, é a construção de um ambiente de desenvolvimento identico ao utilizado em produção, que seja capaz de executar testes de integração com determinismo e confiança. Em sua maioria, os testes de integração ocorrem em um ambiente pré existente, sendo em estações de trabalho dos desenvolvedores ou compartilhado entre eles. Não é feita a instalação completa de todo o ambiente a cada execução dos testes de integração, leva ao habito comum do desenvolvedor realizar ajustes manuais no seu ambiente e comentar que os testes são executados com sucesso no seu ambiente, porem não funciona em ambientes de produção (ou no ambiente de outros desenvolvedores). Vamos apresentar a utilização do Docker Compose em um projeto de software real, que utiliza como depêndencias o RabbitMQ, Redis, Postgre e MongoDB. Demonstrando como é possivel distribuir e re-criar a infra estrutura de desenvolvimento, com um ambiente complexo, de forma simples e facilitada. Docker Compose é uma ferramenta para a definição e execução de aplicativos complexos com Docker. Com Compose, você define uma aplicação multi-container (multi-serviços) em um único arquivo, em seguida você inicia sua aplicação com um único comando, que faz tudo o que precisa ser feito para deixa-la em execução.
Melhorando o Onboarding de Desenvolvedores com Boxen, Vagrant e Kitchenplan

Um Onboarding automatizado é muito mais do que apenas otimizar recursos e diminuir o TTFC (Time to First Commit). Reforça a cultura da empresa e dá um novo sentido para o termo "ágil". Dentre uma crescente quantidade de opções, veremos workflows para diversos tipos de times usando Boxen, Vagrant e Kitchenplan.
16:40 às 17:30
DevOps, por onde começar?

Os princípios da cultura/movimento DevOps estão baseados no Lean Thinking, a arte de identificar e saber como achar um desperdiço. Para entregar softwares de alta qualidade, DevOps é uma necessidade, que precisa crescer na sua organização para aumentar sua perfomance e empoderar as pessoas mantendo uma melhoria contínua sustentável.

Graças ao estudo de Gene Kim, isto é um fato. Encontrar e implementar as ferramentas certas para começar a automatizar processos como deploy, é uma tarefa difícil, existe uma ferramenta para cada contexto. Por exemplo, Jenkins (pode ser outra ferramenta de CI e CD) pode não não ser a melhor escolha.

Se você quer ou está começando implementando DevOps, não se preocupe com as grandes ferramentas, foque na cultura.

Vou falar sobre ferramentas que vão te colocar no caminho certo rapidamente, sem precisar de muito conhecimento de como instalar e configurar.

Alguns dos assuntos: SaaS para workflows de deploy; Ferramentas para melhorar a comunicação entre a equipe; Provisionamento usando Vagrant e Ansible; Alguns números, pra quem gosta de métricas; Ubuntu Juju.

Piratas do DevOps: Navegando em Águas Misteriosas

Quando se fala de DevOps, fala-se muito de "cultura". Implantar DevOps envolve mudanças que ultrapassam os limites de um departamento, afetam a hierarquia da empresa, e exigem envolvimento e comprometimento de times inteiros ? inclusive dos que estão sobrecarregados e com medo de fazer mudanças.

É claro que não dá pra realizar uma alteração tão significativa sem atacar a cultura da empresa. Mas cultura não se define, ela se constrói. E a verdade é que pode levar anos para essa mudança cultural acontecer. Mas e se você não quiser ficar esperando?

Nessa palestra vamos acompanhar os desafios de "Jack" navegando pelas águas misteriosas do DevOps, enquanto ele tenta reencontrar seu passado, alia-se a antigos rivais, enfrenta velhos aliados e até mesmo combate a marinha corporativa.

Muitas vezes é necessário ser piratas dentro de nossas próprias estruturas, trabalhar contra o status quo. O que um desenvolvedor sozinho pode fazer, para levar todo o time a dar um passo importante na direção do DevOps? Quais atitudes concretas e razoáveis que se pode tomar hoje ? para encontrar a fonte da juventude sem cair no canto da sereia?

17:40 às 18:30 18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Administradores, Empreendedores, Arquitetos e Gerentes

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO