TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Internet das coisas na palma de sua mão

Uma trilha para amantes da eletrônica e makers. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Faça você mesmo, M2M, Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Computação Embarcada e muito mais. Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Como utilizar o Edison no seu próximo projeto de IoT

O Intel Edison é uma excelente plataforma para seu próximo projeto de IoT, mas antes de decidir utiliza-lo, é importante que se conheça todas as suas principais características técnicas, suas aplicações típicas e suas limitações, além de conhecer o suporte de software que existe para a plataforma.
11:10 às 12:00
Java 8 em 256 KB de RAM! Dispositivos restritos com a última versão do Java

A plataforma Java é capaz de ser executada em devices muito restritos, e portanto é uma ótima escolha para projetos de automação e Internet das coisas. Vou mostrar como instalar a Java Virtual Machine 8, configurar e executar programas em uma placa Freescale FRDM K64F, um dispositivo com 256 KB de memória baseado na plataforma ARM Cortex M com RTOS mbed, que ainda conta com compatibilidade com Shields Arduino. Uma excelente plataforma para desenvolvimento de dispositivos para automação e Internet das coisas.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
OpenDevice - Conectando coisas com Arduino/Raspberry/Andoird/Java

Nessa palestra será apresentada uma plataforma chamada OpenDevice que possuí uma série de ferramentas para integração e comunicação com dispositivos embarcados como: Arduino, Raspberry e afins, podendo ser controlado por: PC, Android ou mesmo pela nuvem usando Java ou JavaScript através de REST e WebSockets. O OpenDevice é uma ferramento opensource desenvolvida aqui no Brasil.
14:10 às 15:00 15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
IoT - A revolução já começou

Será demonstrado como estruturar e desenvolver uma arquitetura de serviços distribuída para realizar comunicação entre máquinas (Machine-to-machine) sem interferência humana utilizando 0MQ. O objetivo é esclarecer um pouco sobre M2M e aplicações distribuídas, olhando para o cenário de Internet das coisas que está crescendo cada vez mais.
Demostração de sistema IoT com segurança TLS/SSL no gateway de internet sem linux

Será apresentado fragilidades de alguns sistemas atuais de cloud IoT e como garantir a segurança por meio de conexões criptografadas. A demostração será realizada com um rede de sensores sem fio conectados a um gateway de internet o qual realiza envio de mensagens "push" no servidor "pushbullet" com criptografia TLS/SSL.
16:40 às 17:30
IoT on Azure

Você sabia que o Azure está fornecendo uma suite na nuvem voltada para a internet das coisas? Quer conhecer um pouco mais? Quer entender os cenários? Venha conhecer o IoT on Azure!
AUXILIARY VIEW - Protótipo de óculos para auxiliar a leitura e locomoção de deficientes visuais

"É um projeto ocular seguido de uma comunicação com smartphone que aplica técnicas pesquisadas contemplando auxilio na locomoção e leitura de imagens para deficientes visuais. Auxiliary View é um óculos com sensores que visa auxiliar o portador na sua locomoção exibindo obstáculos na altura dos olhos sendo estas transmitidas em áudio para um fone de ouvido. Outra função que acoplamos ao projeto foi o desenvolvimento de um aplicativo para Android que realiza a captura de imagens através do acionamento da câmera. O sistema utiliza métodos de processamento de imagens e extrai o texto das fotos fazendo a leitura para o deficiente. Ou seja, o deficiente passa a ler placas, cartazes sem que a informação esteja em Braile pois o smartphone está acoplado ao óculos."
17:40 às 18:30
Selecionando protocolos para IoT

O segredo do sucesso de uma implementação de IoT começa com a correta seleção dos protocolos de comunicação. De forma simples, com poucos passos, será demonstrado um método para selecionar o melhor protocolo para sua aplicação.
Construindo protótipos IoT com sucata, Lego e Raspberry PI

O objetivo é demonstrar conceitos e como rapidamente criar protótipos utilizando peças velhas, várias pecinhas de Lego e um simples Raspberry PI, em conjunto com a filosofia Maker e do Open Source.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 16 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Comunidade Maker, profissionais e amantes da eletronica


Apoio Trilha


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO