TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP O futuro é agora! Profissionalize-se!

Atualmente, o PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, presente na maioria dos sites, e capaz de atender qualquer demanda de software, implementando as features necessárias para o desenvolvimento de aplicações de todos os portes. Esta trilha tem como objetivo principal trazer as principais ferramentas, metodologias e projetos open source nascidos e criados na comunidade aos desenvolvedores PHP. Além de mostrar as principais características para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o PHP.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Lições aprendidas com a Re (escrita |design) de uma aplicação PHP

Um mergulho no mundo de feature-flipping, otimização de perfomanc, remoção de dívida técnica, lidando com o legado e reconstruido uma API sustentável.
11:10 às 12:00
Os 15 Mandamentos do Bom Programador

Palestra aborda 15 (talvez mais) dicas importantes que muitas vezes são conhecidas pelos desenvolvedores de diferentes linguagens mas esquecidas, e que podem auxiliar bastante o processo de desenvolvimento e melhorar a produtividade do profissional. Sendo elas: - Domine suas Linguagem - Domine um Framework - Domine seu Sistema Operacional - Domine o Terminal - Virtualize - Escolha uma IDE - Organize seu Tempo - Utilize Controle de Versão - Domine seu Navegador - Teste - Automatize Tudo que for Repetitivo - Defina os Processos - Integre, Entregue e Implante Continuamente - Contribua com Projetos Open Source - Participe de Eventos e Reuniões Presenciais
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Testes e Ambiente de Integração Contínua PHP para o Desenvolvimento Ágil

"No mundo corporativo, torna-se cada vez mais necessária a automatização de tarefas em todos os setores. Não é diferente com o setor de TI. Com o advento da Metodologia Ágil, todos os processos tornaram-se mais dinâmicos. Desenvolver, testar, gerar pacotes e realizar entregas em muitas empresas caem sobre as costas de um time. Muitas vezes um desenvolvedor tem que exercer papéis múltiplos em um determinado período de tempo (multidisciplinaridade). Manualmente, esses papéis podem estar sujeitos a erros de natureza humana que se descobertos tardiamente, causam perdas exponenciais, dependendo da etapa da descoberta. A Integração Contínua automatiza muitas dessas etapas, criando um processo menos sujeito a erros (dependendo principalmente da qualidade dos testes) e muito mais rápido. Em comparação com a linguagem Java por exemplo, a linguagem PHP possui poucas referências em relação a este processo, criando grandes desafios para os times ágeis PHP."
14:10 às 15:00
Testes de estado de Aplicação e Domínio

Será que o estado dos recursos utilizados por uma aplicação continua consistente após o muitos ciclos de interação do usuário? Que tipo de informação podemos extrair da simulação de uso de um sistema por um tempo prolongado? Balancear configuração do sistema? Encontrar tendencias e gargalos?
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Interfaces: como objetos deveriam se comportar

Passando pela teoria da comunicação, duck typing e a palavra chave interface, essa palestra explica os tipos de interfaces, quando e o porquê de usá-las mostrando vantagens e desvantagens entre elas e entre o uso de interfaces e de herança.
16:40 às 17:30
Pragmatismo vs Padrões - Um limiar tenue entre sucesso e o fracasso

Nos dias de hoje, da programação moderna, dos padroes de projetos, da orientação a objetos, scrum, startups, agilidade, etc, nos vemos cercados de pessoas dizendo quais sao as boas práticas e como fazer. No fundo, a verdade (e a sabe quem tem chão, tempo de mercado) é que tudo é uma questão de equilibrio e que o fanatismo por padrões ou o desleixo completo do seu código podem ser a razão da sua ruina, das noites viradas no escritorio, de bufixes para consertar hotfixes, etc. Com isso gostaria de compartilhar minha experiencia ao longo de 16 anos pra tentar elucidar um pouco o Porque e o Quando. Iremos falar sobre cases por onde ja trabalhei envolvendo Mobile, Frontend, Serviços, etc...
17:40 às 18:30
Unconference

O assunto será definido no início da unconference.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 16 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de software, alunos de Graduação com interesse na linguagem e gerentes de tecnologia que estudam a adoção do PHP.

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO