TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Produtividade, boas práticas e comunidade

Entenda porque muitas startups e desenvolvedores estão utilizando Ruby. Conheça nesta trilha as principais ferramentas, técnicas e serviços para trabalhar com Ruby, fazendo da forma certa e sendo produtivo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Boas práticas de Ruby

Muitas vezes seguimos uma guideline sem saber o real motivo para tal. Nesse talk irei abordar boas práticas de Ruby aprendidas no dia-a-dia, explicando os porquês e seus principais benefícios.
11:10 às 12:00
Acabe com a concorrência com o EventMachine

Quer fazer I/O concorrente sem bloquear a Thread principal mas sem ter que se preocupar com a complexidade de gerenciar múltiplas threads? O EventMachine pode ser o seu melhor amigo! Vamos falar sobre a implementação de um Crawler de Twitter usando Streaming e REST API usando a EventMachine como base. Usamos a gem EventMachine para gerenciar toda a concorrência do programa usando o Reactor pattern, nos permitindo chegar a marca de centenas de requisições por segundo sem se preocupar com gerenciamento de Threads, Mutexes e outras complexidades que o mundo multi-threaded traz.
Construindo um sistema de busca robusto de maneira simples com o Searchkick.

Iremos passar pelas principais features da gem como: facets, autocomplete, suggestions e highlights. Além de explorar um pouco sobre indexação, debugging e deployment.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Fazendo o Twitter calcular Bitcoins com Ruby

A palestra descreve a experiência de criar um robô de Twitter para converter cotações de Bitcoins em outras moedas a partir de programação assíncrona em Ruby (com Event Machine) e Redis utilizando o ambiente de nuvem. A partir dessa experiência é possível tirar o aprendizado para as melhores práticas, evitando assim erros comuns (e outros não tão comuns).
14:10 às 15:00
Gerando Documentação de API via RSpec

Nessa palestra vou mostrar como gerar a documentação de uma API apenas a partir dos testes do RSpec. - Como criar um teste nos padrões para a geração de documentação; - Configurando projeto; - Gerando uma documentação em HTML.
ChatOps em Ruby

Que tal um bot para chamar de seu? E se, além dele servir você com uma dose diária de memes, ele garantisse que o deploy passou pelo CI, e que você tem dynos suficientes para fazer um rolling restart, sem precisar sair do canal? Tudo com testes unitários, e em ruby.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Definindo a quantidade de workers para sua aplicação

Tópicos abordados: Como o Passenger e Unicorn trabalham (de forma resumida) Como medir o consumo de recursos da sua aplicação Definindo o melhor app server Algumas opções de tuning e dicas de otimização
16:40 às 17:30
Metaprogramação na prática

Os tópicos abordados nessa palestra vão desde o conceito abstrato da metaprogramação, até o comportamento da máquina virtual do Ruby, quando executamos determinadas operações. Primeiramente, os conceitos de reflection e metaprogramação são introduzidos no contexto do mundo Ruby. Em seguida, abordarei as APIs que a linguagem oferece para metaprogramação: definição de métodos, conceito de refinements, escopo léxico e exemplos de como código pode gerar código. Após introduzir a API da linguagem, mostrarei como as técnicas abordadas podem ser portadas para escrever códigos que implementam lógicas de negócio, em um nível mais alto de abstração e desacoplamento. A palestra é concluída comentando sobre a importância de entender como o Ruby funciona internamente e o que ocorre quando utilizamos suas APIs. Mais do que invocar métodos, metaprogramação é um recurso poderoso da linguagem que deve ser utilizado com parcimônia e responsabilidade.
17:40 às 18:30
Rails e Javascript - Faça isso direito!

Este talk propõe mostrar para você como construir um app Rails (não SPA) com uma estrutura organizada de Javascript. Você terá oportunidade de ver conceitos como injeção de dependência, single point entry, dispatcher, promises, IIFE, templates JS, Named Routes JS e muito mais? tudo isso aplicado na prática (e tudo junto). Chega de produzir brown fileds! Faça você também a coisa certa.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 16 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores Ruby e interessados em conhecer a linguagem e seu ecossistema.

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO