TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Smart APIs Microservices e APis Inteligentes

A nova era de serviços e integração: Dos novos tipos de APIs a containers e Devops, para todo o ciclo de desenvolvimento da estratégia de transformação digital das companhias. Abordaremos APis, Cenários, Arquitetura Disruptiva, Evolução de Microcontainers etc.

Coordenação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Estudo de caso: Lições aprendidas de um grande projeto SOA

Recentemente participei desde o início de um grande projeto SOA, onde um dos maiores problemas foi uma corrida desenfreada contra o tempo. Acredito que a principal lição, e um tanto quanto obvia, foi: quanto mais rápido você tenta correr, mais se distancia do seu objetivo. Nesta Palestra serão apresentados alguns aspectos do projeto como Arquitetura, Governança, Modelagem, Estratégia e Comunicação.
11:10 às 12:00
Microservices, SOA e o melhor das Filas

A Orientação a servicos, trouce um série de beneficios para as empresas, como maior flexbilidade e agilidade para mudanças bem como melhores APIS internas e externas para muitas empresas. Microserviços é a proxima evolução de SOA aonde o FOCO é no ISOLAMENTO de: Threads, Cache, Configuração, Sistema Operacional ou Container(Dokcer ou Kubernets) e até mesmo times, muitas arquiteturas de microservicos vem surgindo mas como um foco muito grande em DDD em sistemas transacionais, nesta palestra voce vera atravez de um case prático de experiencias usando arquitetura SOA e microservicos em um case internacional, utilizado Messageria para distribuição de Long Running jobs para um dominio de negocio Data Driven com microworkers e serivços genericos e especificos com tecnolgoias Open Source como Java 8, Scala, Akka, ActiveMQ, Redis, Solr/Lucene e AntLR.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Smart Oriented APIs: A evolução do SOA, como ciência de modelagem de APIs

Atualmente, os desenvolvedores de APIs utilizam intensivamente somente duas especificações: Web Services Tradicionais e RESTful ? com a segunda ganhando muito espaço através de técnicas como Microservices. Esta palestra abordará uma nova visão para esse tipo de desenvolvimento, que leva em conta as mais diversas especificações que estão surgindo com foco em cada tipo de contexto e cenário. Novas especificações, como OData, GData, CMIS, Streams API, WebSockets, AtomPub e uma série de padrões como CQRS, HateOAS, Service Grid e outras, trarão muitas opções a desenvolvedores e a possibilidade de usar o que melhor funciona em cada contexto. A palestra também abordará o uso de frameworks de integração (ESBs) versus produtos de gestão de APIs (API Managers) como APIGee e CloudHub, que facilitam o design de arquiteturas orientadas a APIs, sem a burocracia excessiva de ?arquiteturas SOA obsoletas?. Também é apresentado o uso de ALM em conjunto com essa estratégia, fazendo-se um paralelo com a introdução de técnicas de Microservices. Por fim, iremos falar sobre os desafios que ainda teremos para composição de serviços, como controle transacional e compensações ? e como esse problema poderá ser melhor resolvido através de uma nova DSL de máquina de estados, poliglota, implementada em diversas linguagens.
14:10 às 15:00
Migrando um legado para arquitetura de Micro Serviços: desafios, estratégias e aprendizados.

Sistemas e TIs legadas são realidades em muitas empresas de grande porte. Trabalhando como consultores, algumas vezes nos deparamos com empresas que estão sofrendo com esse tipo de sistema e precisam mudar. Nessa apresentação será exibida a minha experiência em um projeto para levar um sistema legado, com regras de negócios centralizadas em um banco de dados, para uma arquitetura SOA com Micro Serviços. Com pequenos passos e quick wins, será mostrado: * como gradualmente extrair micro serviços de um legado; * como fazer a deploys desses serviços usando Docker e gerenciador de containers; * como trabalhar o isolamento de serviços usando Docker; * como escolher e usar API Management para gerenciar os acessos aos serviços; * como trabalhar a automatização de os deploys; * como lidar com uma TI de iniciante nessas tecnologias e nesse contexto; * como escolher os frameworks Java para implementar uma arquitetura orientada a MSA.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Criando produtos para a nova economia de APIs utilizando a nuvem como ferramenta

Venha ver como utilizar a nuvem como ferramenta para criar seus produtos utilizando o conceito de API Economics
16:40 às 17:30
AWS, Play e CouchDB: Escalando SOA na nuvem

Muitos projetos iniciam com prazo de entrega curto. Em muitas empresas, esse tipo de projeto seria feito com arquitetura monolitica a todo vapor. Não foi o caso do SupplyTax Solution. Após setar o contexto aprensentarei: * como Play e Couchdb ajdam na criação de uma aplicação usando SOA * como usar o principios SOA sem prejudicar a velocidade de entrega * como tirar proveito da API http do seu banco NoSQL para fazer Continuous Delivery * como as decisões tomadas em 2013 permetem hoje o crecimento da aplicação sem grande refactoring * como a Cloud simplifica a criação desse tipo de arquitetura Serão apresentadas também as decisões que nos ensinaram como fazer melhor.
17:40 às 18:30
A definir
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 14 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos de Software

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO