TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Startups "Fazendo o que é preciso em um mundo cheio de demandas."

"Temos um mundo cheio de necessidades de sustentabilidade e criatividade. Será que nossas Startups estão respondendo a esta demanda? Quais acertos e erros foram observados nesta pequena história das empresas que querem aprender? Aprender e disseminar este aprendizado sobre negócios e novas possibilidades é o objetivo da trilha Startps"

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
De desenvolvedor a empreendedor

Nesta palestra, Catarina Melo, irá expor o caso de sucesso de diversos desenvolvedores que puderam tornar seu hobby em um negócio rentável. Entenda como cada desenvolvedor definiu o seu plano de negócio e tornou-se um empreendedor de sucesso!
Como acelerar seus negócios com o apoio do BizSpark

Venha ver como o programa BizSpark da Microsoft pode ajudar sua startup a decolar, podendo chegar a investir US$60.000,00 de computação em nuvem para você.
Um Guia Prático Sobre Como Detectar Bons Colegas

Tão importante quando escolher um bom lugar pra trabalhar, é escolher bons colegas. E para que isso seja possível, é essencial que você saiba como entrevistar efetivamente e descobrir o melhor de cada candidato. Nesta palestra, apresentamos um guia prático sobre como entrevistar efetivamente a fim de extrair o máximo de evidências sobre os conhecimentos, habilidades e capacidades dos seus candidatos a desenvolvedor.
11:10 às 12:00
Lean Startup Machine - Encontrando o Product/Market fit

"Pare de criar soluções incríveis para problemas que não existem e clientes que não tem interesse. Encontre um mercado e um problema mal atendido e valide suas idéias desde o começo para criar algo com mais valor desde o inicio da startup."
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Design Thinking Sprints :: Seu MVS em 5 dias

Se você já PERCEBEU que SÓ ter uma IDÉIA para iniciar uma startup NÃO é suficiente. Se você já SENTIU que ficar ADIVINHANDO o que o cliente precisa-quer-deseja e sair para VALIDAR com ele é DESPERDÍCIO de tempo. Se você QUER CRIAR um negócio conectado com SEUS VALORES. VENHA ver COMO o Design Thinking pode te ajudar nisso sem deixar de ser Agile.
Pretotyping: Como construir "a coisa" certa antes de construir certo "a coisa"

Nesta palestra, irei compartilhar os conceitos sobre Pretotyping uma técnica de validação de ideias para produtos, serviços e outros. Serão apresentados cases de sucesso e fracasso de grandes empresas e produtos que inspiraram os conceitos de pretotyping.
Branding, UX e Marketing para Startups

[Painel de 30 minutos] Um bate papo sobre como as áreas de Branding, UX e Marketing se interligam e podem ser executadas por empreendedores sem recursos.
14:10 às 15:00
Design Thinking Sprints :: Seu MVS em 5 dias

Se você já PERCEBEU que SÓ ter uma IDÉIA para iniciar uma startup NÃO é suficiente. Se você já SENTIU que ficar ADIVINHANDO o que o cliente precisa-quer-deseja e sair para VALIDAR com ele é DESPERDÍCIO de tempo. Se você QUER CRIAR um negócio conectado com SEUS VALORES. VENHA ver COMO o Design Thinking pode te ajudar nisso sem deixar de ser Agile.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Inovação e Modelos de Negócios com a Web 3.5

[Palestra de 50 minutos] Inspirada em 4 livros sobre inovação e novos modelos de negócios esta palestra irá mostrar o que mudou para todos que desejam fazer negócios a partir de agora seja seu empreendimento web ou não. Tudo mudou. Inovação centrada em Redes, Consumo Colaborativo, Economia Criativa e Inovação de Zero para Um são alguns dos conceitos já conhecidos e escritos por pesquisadores, empreendedores e investidores que serão debatidos nesta palestra.
16:40 às 17:30
Criando negócios de sucesso com Custumer Development

[Palestra de 15 minutos] Aumentando o "risco" de sucesso do seu negócio utilizando técnicas e ferramentas de custumer development.
Lean Stack - Lean Startup, Lean Analytics, Customer Development na prática

Construir uma startup é realmente um negócio de alto risco, mas algumas abordagem vem focar na diminuição desse risco com base em um menor desperdício. Nesse contexto o Lean Stack conecta elementos relacionados a abordagens bastante utilizadas no desenvolvimento e criação de startups com o foco de auxiliar essa tarefa. Esta abordagem foi criada pelo Ash Maurya com base no livro Running Lean. Basicamente a apresentação consiste em três partes. 1. Como projetar seu modelo de negócios 2. Como priorizar e construir um Produto Mínimo Viável 3. Como validar seu modelo de negócios Dentre as abordagens incluídas temos referências diretas a Lean Canvas (Business Model Canvas), Lean Analytics, Lean Startup, Customer Development, Métodos Ágeis/Kanban, entre outros. A apresentação tem um foco direto e ágil, proporcionando o público a começar de forma estruturada uma nova venture utilizando abordagens que realmente ajudam muito na fase mais complicada de uma startup. Também apresento um case para que o público entenda como a esta utilização pode ser benéfica.
Os calos que a vida de empreendedor me deixou: O Retorno de Jedi

[Palestra de 15 minutos] Há 3 anos estive no TDC Florianópolis para contar os calos que a vida de empreendedor havia me deixado. Foi uma narrativa de tudo o que deu errado e o que havia aprendido com isso. Eis que 3 anos depois tenho a oportunidade de voltar ao mesmo palco e contar o que mudou, o que deu errado novamente e o que desta vez deu certo. E também o principal: o como e o porquê de ter dado certo.
17:40 às 18:30
Métricas de Crescimento

Quais métricas são aceitas mundialmente para mensurar o crescimento e sucesso de uma startup de produto digital SaaS. Trataremos de métricas como CAC. LTV, Churn e outras de grande interesses das startups digitais.
Gamification, a tendência que pode fazer seu produto explodir

[Palestra de 20 minutos] Provavelmente você já ouviu falar de gamification, gamificação ou ludificação, ou então já viu cases de sucesso como Waze e Fousquare, certo? Esse é um conceito atual que vem sendo amplamente estudado e desenvolvido que ganhou força no âmbito nacional nos últimos anos. Em sua essência gamification é o uso de mecânicas e pensamentos de jogos (game thinking) em um contexto fora de jogo, com a finalidade principal de engajar usuários para a solução de problemas e aumentar a contribuição espontânea. Esse pode ser um recurso a ser utilizado em algum projeto que você faz parte, mas você sabe como? Você tem noção dos principais conceitos? Quais os pontos importantes que devem ser abordados para que se tenha sucesso? Quais os principais erros cometidos? Quais são as plataformas existentes no mercado? Por fim, será que eu preciso mesmo disso?
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 16 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreendedores, Desenvolvedores, Investidores e Pessoas com grandes ideias

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO