TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Sem testes não dá!

Hoje em dia não da para falar em desenvolvimento de software sem falar em Teste de Software. Há sempre uma equipe de profissionais pronta para ajudar em todo o processo de desenvolvimento para que o software tenha, além do necessário para seu funcionamento, diversos atributos de qualidade.

Esta trilha se destina a todos os profissionais de teste de software e comunidade a conhecer o que há de mais atual em Teste e Qualidade de Software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Tendências em Teste de Software

Será apresentado as mais novas tendências (que não se refere a moda) :P sobre teste de software. Tudo sobre o que há de mais novo e sendo utilizado na área de teste de software.
Garantia da Qualidade: estamos indo bem?

A intenção da palestra é construir um entendimento coletivo sobre quão bem estamos desenvolvendo atividades relacionadas ao teste de software e a garantia da qualidade de serviços e produtos (software!). O meu objetivo é concluir (e convencer o resto dos participantes) que não estamos indo bem. Não estamos inovando, aprendendo e não estamos criando. Infelizmente, estamos brincando de "chefe-manda" e desperdiçando tempo, dinheiro e capital humano que poderia ser melhor desenvolvido e melhor utilizado. Platonicamente, a sessão terminaria com sugestões de o que poderia ser feito para melhorar o atual contexto.
11:10 às 12:00
Continuous delivery com o build quebrado sem remorso

Continuous integration e continuous deployment são assuntos populares na comunidade de desenvolvimento de software mas parecem longe da realidade na grande maioria dos projetos. Nesta palestra apresentaremos o processo de um time distribuído com aproximadamente 20 integrantes que faz múltiplos deploys para produção todo dia. Você verá quais práticas são aplicadas para que que isso seja possível, tais como: criar uma mentalidade comum na priorização de automação de testes, estratégias para lidar com testes instáveis, requisitos para aceitação de estórias, entre outras. Mostraremos em detalhes nosso pipeline e quais tecnologias utilizamos para garantir que cada conjunto de mudanças introduzidas na base de código seja integrada e implantada em produção o mais rápido possível.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Além do Webdriver e Page Objects

Com as ferramentas e tutoriais disponíveis atualmente, nunca foi tão fácil implementar testes automatizados de aplicações web. Construir um framework que aplica as diferentes técnicas e práticas que garanta a fácil manutenção e a clareza do código, porém, ainda pode ser um desafio. O objetivo desta palestra, portanto, é apresentar uma proposta de framework que organize os scripts de automação utilizando alguns design patterns e técnicas como Factory patern para Page Objects, camada de serviços para gerenciamento de massa de dados e testes no formato ?3 As?.
Teste de comportamento universal, reutilizável e genérico

No deserto - eu nunca estive em um deserto, mas, vamos supor que ele seja assim - todo o movimento do sobrevivente precisa ser bem planejado. Ele não deve desperdiçar recursos. O sobrevivente no deserto deve gastar apenas tanta energia quanto necessária para alcançar a próxima fonte de energia. O sobrevivente aprende isso, intuitivamente. Caso contrário, o sobrevivente não sobrevive. Mais ou menos obviamente, todas as demais atividades humanas seguem esse mesmo princípio econômico, e escrever programas de computador reutilizáveis e universais rapidamente torna-se a diferença entre uma estratégia de auditoria insustentável ou escalável. O Barbor - lê-se bi-arbor, onde "B" refere-se a comportamento (do inglês behaviour), e arbor à árvore semântica de Ferdinand de Saussure - é a amável coleção de passos de teste, escritos em Gherkin, compatível com Cucumber, com a qual é possível interagir em plataformas web, qualquer que seja a plataforma web. Um passo de teste, no Barbor, é representado com um sentença em língua natural, parametrizada. Por exemplo: Dado que o texto é digitado no campo com a legenda . Essa estratégia permite que os passos de teste sejam reutilizados para a cobertura de diferentes especificações do mesmo sistema em hipertexto, ou diferentes especificações em diferentes sistemas em hipertexto. Serve, inclusive, para você fazer aplicativos para o Facebook, sem, necessariamente, aderir aos termos de serviço para a automação das interações no Facebook.
14:10 às 15:00
QAs podem realizar testes em APIs? DEVEM!!!!

O time agile sempre tem um objetivo em comum e o alinhamento para a qualidade da entrega final é fundamental para atingir as metas definidas para cada release entregue. A antecipação dos testes é imprescindível para diminuir o custo de uma release, e no time agile automatizar um teste de uma API é garantir a regressão e ter um feedback mais rápido caso tenha um imprevisto durante uma nova feature implementada. Um bug identificado somente nos testes de sistemas podem afetar o tempo de entrega, sendo que um teste via REST antecipa uma fase nos mesmos, ajudando a resolver mais rapidamente uma ocorrência. Além disso um teste de integração é mais rápido de implementar e tem um tempo mais curto de execução. - Custo de um teste - Surpresaaaa!! Tenho um teste que o Dev não pensou. - O que é uma API? - Como realizar um teste em uma API? - Teste em API é um teste funcional? - Em qual fase é melhor o teste de uma API? - Dev e QA juntos? - O que ajudou QA no dia a dia. - Como evoluímos estes testes na Locaweb. - Vamos à Prática.
Fishbowl

Debate no formato de fishbowl com discussões sobre: - Dublês para testes unitários, tais como Mocks e Stubs.; - Discussões sobre vantagens e desvantagens de automação de testes funcionais com o uso de Gherkin - Dentre outros assuntos. Referência: http://en.wikipedia.org/wiki/Fishbowl_(conversation)
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Testando Apps Android na Nuvem

A qualidade de suas aplicações Android é importante para você e seus usuários? Acha que você poderia otimizar o processo de testes? A fragmentação do ecosistema Android tem prejudicado seu processo de qualidade? Participe desta palestra para entender como começar à automatizar os testes de sua app utilizando recursos do Android Testing Framework e como escalar seu processo de testes para diversos devices utilizando ferramentas em nuvem.
16:40 às 17:30
1 QA num mar de Devs

Como trabalhamos na Resultados Digitais, mantendo a qualidade de uma plataforma com mais de 1600 clientes. Onde 1 único QA trabalha com mais de 25 desenvolvedores. Melhores práticas, automação de testes, fatores psicológicos e alta cobertura de código.
Alcançando Qualidade de Software com Entrega Contínua

Entregar software que atenda as objetivos do negócio, em pouco tempo e com um alto padrão de qualidade ainda é um desafio para muitas empresas. Processos de desenvolvimento são muitas vezes burocráticos. O desenvolvimento ágil veio para nos mostrar que a forma que pensávamos em software podia ser melhorada. A Entrega Contínua veio para potencializar a entrega desde a primeira linha de código até produção. Nessa palestra vamos mostrar como estamos implementando Entrega Contínua na Infoglobo. Serão abordados os seguintes temas: Introdução à Entrega Contínua de software - Pipeline de Entrega - Estágio de Commit - Deploys nos ambientes de teste - Smoke Tests -Testes de Performance Automatizados - Análise de Log - Promoção dos pacotes para cada ambiente - Testes Regressivos (Automatizados/Manuais) - Deploy em Produção - Desafios Culturais -Próximos Passos
17:40 às 18:30
Visual Regression Testing em ambientes na nuvem

Já imaginou poder automatizar testes que validem a aparência, o CSS e o design responsivo da sua aplicação web? É sobre isso que se trata o conceito de Visual Regression Testing, que é suportado por diversas ferramentas atualmente. Nesta palestra, vou falar sobre como fazer Visual Regression Testing em ambientes na nuvem (SauceLabs/BrowserStack) usando bibliotecas Node.js (Kobold, Preceptor e Hodman) criadas pelo Marcel Erz, do Yahoo.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testadores, Desenvolvedores, Analistas e comunidade em geral

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO