Ícone Agile

Trilha Agile Agilidade nua e crua: Do Lean ao eXtreme Programming

Descrição do evento

Agilidade deixou de ser uma opção, e seus princípios, valores e práticas passam a fazer parte do nosso dia a dia. Entregas curtas, feedback do cliente, colaboração e foco nas entregas, qualidade desde sempre, todos são pontos necessários. Todas equipes querem trabalhar de forma unida criando uma cultura de aprendizado e de melhoria contínua usando técnicas que possam trabalhar mais colaboração e efetividade no trabalho realizado do dia a dia. A inovação passou a ser uma necessidade e neste sentido as equipes passam a se interessar mais por assuntos como modelos de negócio, marketing, e entrega de valor, sem descuidar e dar a atenção necessária as técnicas de engenharia de software que garantam a qualidade do produto sendo construído.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Desenvolvendo produtos e projetos de forma enxuta e eficiente

Venha assistir nesta palestra uma conversa sobre MVP e um resumo da receita efetiva para iniciação do projetos de software que vai entregar o produto de forma enxuta.
11:10 às 12:00
Feedback wall: acelerando melhoria continua no nivel organizacional

Problemas na comunicação aumentam exponencialmente quando comparamos pequenas e grandes empresas. Encontrar a pessoa correta para um determinado assunto, ser efetivo na comunicação (tickets ou pessoalmente), evitar burocracia e as vezes nem acreditar que a gerencia é capaz de endereçar rapidamente perguntas simples, impactam não somente os objetivos da empresa mas também a motivação dos seus funcionários. Além disso, as vezes pensamos em por que esperar por alguém para arrumar ou melhorar algo que eu mesmo me sinto capaz de fazer e colaborar com minha organização, certo? Para aumentar a colaboração, comunicação e promover a melhoria contínua dentro da empresa, implementamos um feedback wall. Mas, o que é um feedback wall? É uma ferramenta ágil que ajuda as pessoas expressarem/reconhecerem o que as fazem feliz e coisas que poderiam ser feitas para melhorar o ambiente/contexto onde elas estão inseridas. Feedback wall é uma ferramenta barata, de fácil implantação e que causa grande impacto. Pode ser usada em projetos (coletando dados para uma retrospectiva), eventos (para que os participantes deem feedback sobre ele, por ex: wifi não está funcionando na sala X, o café está ótimo, gostei muito da apresentação Y, etc..) e claro, a nível operacional (foco da minha apresentação), como uma ferramenta permanente onde os funcionários podem relatar problemas e valorizar as coisas boas da organização de forma colaborativa, aumentando a comunicação entre gerencia e os funcionários, melhorando o ambiente de trabalho. Parece legal né? Então junte-se a mim para eu te mostrar como implementar e usar a ferramenta e usufruir dos benefícios que ela traz!
Gerenciamento da Dívida Técnica em projetos de software utilizando Scrum: uma pesquisa-ação

Toda vez que um time de desenvolvimento não realiza uma implementação no código que geraria uma melhoria na sua qualidade, dizemos que o time acumulou uma DÍVIDA TÉCNICA. Isso pode acontecer de modo intencional ou não, mas é algo que ficamos devendo e que pode impactar no futuro. Com isso, perguntamos: 'Quando pagar a Dívida?'. A resposta para esta pergunta pode não ser tão trivial em um contexto de projeto que usa Scrum para gerenciamento de projetos. Scrum lida com novos requisitos e não dívidas. Neste contexto, o que fazemos? Fizemos uma pesquisa-ação para avaliar um framework de gerenciamento da dívida em 2 empresas brasileiras. Venham conferir!
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Código feito não é resultado.

AVISO: se você não tem um estômago forte, não prossiga com a leitura. A verdade é que se seu glorioso código não gera resultado, ele não vale nada. Então vamos falar sobre como GERAR RESULTADO de forma ágil?
A experiência da AGCO ao adotar o BDD em seus projetos: uma experiência excitante com o Cucumber como um framework para a especificação e execução de testes

Neste espaço vamos mostrar um pouco da caminhada da AGCO, uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas e implementos agrícolas, na utilização de práticas ágeis. Em cada projeto repensamos em qual o próximo passo que nossos times podem adotar para melhorar a entrega dos projetos, seja na adoção de uma stack nova, um framework, uma ferramenta ou na melhoria de nossos processos. Desta vez, definíamos adotar o BDD - Behaviour-drive development ? para apoiar na escrita e execução do TDD. Você já pensou em escrever testes antes e qualquer código? Já pensou em orientar o desenvolvimento a partir do comportamento dirigido por cada história de usuário? Se as respostas forem sim, estou certe que esta palestra pode ser uma ótima oportunidade para a troca de experiências
Escalar ou disseminar Agile?

Depois que você fez sucesso no seu time ágil, é hora de colocar Agile na empresa inteira. Há uma diferença entre espalhar e disseminar Agile e é necessário saber diferenciar as duas estratégias.
14:10 às 15:00
Agile Coaching Game

Você está passando por desafios na utilização de métodos ágeis? Em sua empresa, você vê oportunidades no uso de métodos ágeis mas ainda não sabe por onde começar? Você possui dúvidas sobre Scrum, Kanban, Lean, XP, TDD, BDD, user stories, estimativas, velocidade do time? Na visão de um agile coach, responderemos e discutiremos as perguntas mais votadas. Venho discutir conosco!
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Como deixar o planning, a daily, a review e a retrospectiva mais objetivas

Depois de questionarmos vários agilistas sobre a importância das cerimônias do scrum e o que fazer quando o time não está mais enxergando valor, queremos compartilhar o que aprendemos, técnicas que aplicamos no nosso dia-dia na empresa e os resultados que alcançamos para trazer de volta os valores das reuniões e como deixar as cerimônias do Scrum mais objetivas.
16:40 às 17:30
Controlefobia = Anarquia!

Existe uma tendência natural das pessoas ao filtro. Isso é normal, o ser humano tende a usar aquilo que lhe parece útil, interessante. O único ponto é a razão por trás disso. Seria realmente um senso crítico ou puro comodismo? Mais ou menos nessa linha, vejo muita resistência à palavra controle, as pessoas correm dela como o diabo de uma cruz, mas será que não sabem o seu real significado ou simplesmente estão repetindo um comportamento que viram alguém fazendo? Nessa palestra eu vou convencer você de que controle parece muito com colesterol e quais as fontes que você pode usar para manter a saúde em dia da sua equipe ágil.
17:40 às 18:30
Você sabe qual a função de um Agile Coach?

Ultimamente temos visto muitos profissionais colocando essa função no seu perfil profissional. Mas será que eles sabem qual a função do Agile Coach dentro de um processo Ágil? Nessa palestra trago o meu conhecimento e experiência sobre agilidade e coaching, que são as minhas formações e o meu trabalho atualmente. Você saberá qual o trabalho que um Agile Coach deve desempenhar dentro de um time e principalmente, o que ele não deve fazer num ambiente de trabalho
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em Qualidade de Software, Melhoria Contínua, Gestão de Projetos e Equipes, Cultura Organizacional, Desenvolvedores de Software e Empreendedores.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO