Ícone Análise de Negócios

Trilha Análise de Negócios Recomendar soluções para que uma organização atinja seus objetivos

Descrição do evento

A análise de negócios possibilita entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. E, na criação de produtos de software, Fred Brooks certa vez disse o seguinte: "A correta definição sobre o que precisa ser feito é a parte mais difícil do desenvolvimento de sistemas. Nenhuma outra compromete tanto um projeto quando mal executada. E nenhuma é mais difícil de ser corrigida". Portanto, seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Design Sprint: Impactando seu Negócio em 4 Dias (25min)

O que é possível fazer por seu negócio em 4 dias?

E se fosse possível promover um impacto em seu negócio em 4 dias?
E se fosse possível conectar os mindsets de várias áreas de negócio da sua empresa e de seus clientes em uma co-criação que resultasse em visão unificada e compartilhada do que é importante para o cliente?
E se fosse possível entender a visão de quais valores são importantes para seu cliente e criar seus princípios de negócio a partir deles em 4 dias?
E se fosse possível explorar, entender, criar e experimentar idéias e criar uma backlog priorizado, conectado com o que é importante para seu cliente?
E se fosse possível absorver todo este mindset e prática (E repetir quantas vezes quiser!) em 4 dias?

Você irá conhecer como o Design Sprint pode te entregar tudo isso!
Preciso Estimar Mesmo? (25min)

Os objetivos da palestra são:
- Apontar técnicas de estimativas usadas e quais são suas vantagens e desvantagens;
- Verificar se realmente é importante nos preocuparmos com números precisos de estimativas;
- A importância do ritmo de trabalho;
- Dividir para conquistar: quebrando o trabalho em pequenas tarefas;
- Quanto estamos errando ou acertando em nossas estimativas?
- Os prazos finais estão sendo cumpridos?
- Pontuação x quantidade de tarefas;
- Produção puxada;
- Entrega contínua;
- Comprometimento do time.

A ideia é construir uma palestra com a participação de todos, construindo um debate sobre um tema polêmico, que muitas vezes é super valorizado pelos times.
11:10 às 12:00
Empreendedorismo & Inovação Em Época de Crise

O objetivo da palestra é compartilhar uma abordagem moderna e inédita para auxiliar profissionais e organizações a trabalharem de forma mais efetiva o processo de criação e entrega de valor através das pessoas.

A abordagem, denominada "Movimento Empreendedor Corporativo", alinha conceitos relacionados ao processo de melhoria contínua, oxigenação, incubação, aceleração e "Learning Organization" (organizações que aprendem).

O assunto tem estado na pauta dos conselhos em grandes organizações nacionais e internacionais.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Design: A Arte de Materializar as Decisões de Negócios (15min)

"Esta é uma decisão de negócio ou de design?" Alguém poderia pensar em ambos como campos separados, dada a forma como as decisões são tomadas no dia-a-dia, o analista de negócios (ou equivalente) geralmente sendo o responsável por definir como uma empresa irá criar valor para seus clientes. Sendo um Designer para a UX, como posso materializar essas decisões na forma de interfaces, navegações ou mecânica de produtos? Vou ter que ceder quanto aos princípios de design? Qual é a relação custo-benefício? Podemos co-criar com "pessoas de negócios" desde o início? Nesta palestra, eu vou mostrar casos em que tanto o design e negócios se fundiram quase tornando-se indistinguíveis.
Do Projeto Tradicional a Mentalidade de uma Startup: Conciliando tradição e disruptura para resultar em uma nova percepção de entrega de valor (15min)

A AGCO é uma empresa que completou 25 anos e opera no mercado tradicional de tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas, proprietária de marcas como Massey Ferguson e Valtra, dentre outras no cenário mundial. Embora os sistemas legados estejam estáveis e funcionais, a condução de projetos de TI precisou superar as barreiras do modelo tradicional e analisar as novas abordagens, o que levou a empresa a experimentar práticas ágeis em seus projetos no início de 2014. Com isso, surgiu a formação de novos times, a adoção em novos projetos e o reconhecimento a partir da entrega de valor mais constante. A mudança na mentalidade trouxe como oportunidades poder repensar no modelo de trabalho de ponta a ponta, ampliando o conjunto de técnicas utilizadas, aproximando o time técnico do business, buscando a melhoria continua e potencializando os feedbacks dos stakeholders. Qual foi o papel de cada membro do time? Como foi a transição de modelo e como ocorreu a capacitação deste? Como as retrospectivas ajudaram a direcionar para o caminho certo? Quais foram os desafios na gestão dos projetos?
Design Thinking Como Base para Análise de Negócio (15min)

E quando a formação de analistas de negócio passa por uma imersão com Design Thinking? Vamos conversar sobre como o processo de empatia e entendimento do problema, como forma de engajar clientes e equipes no desenvolvimento de projetos e produtos.

Tópicos:
- Design Thinking
- Uma Jornada aplicada dentro de um processo de User Story Mapping e priorização de funcionalidades.
14:10 às 15:00
Aprendendo UX com a Pixar, Marvel e Star Wars VII

Apesar de área de UX ter crescido significativamente nos últimos anos, ela precisa evoluir para um nível mais elevado a fim de fazer frente as novas demandas da geração digital. Franz abordará os três grandes desafios dos profissionais de UX para permanecerem relevantes: entender melhor o ser humano, entender o mundo ao seu redor e entender as oportunidades de negócios que ligam os pontos.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Que Diabos é Arquitetura de Negócio?

Nesta palestra será apresentado o conceito de arquitetura de negócio através da sua desconstrução em vários conceitos primitivos utilizando uma abordagem bottom-up:
* Indagação da plateia sobre o que eles entendem por arquitetura de negócio;
* explicação do que é um termo de negócio (glossário);
* elaboração da taxonomia do negócio através da construção dos fatos (agregação de termos em uma sentença sempre válida);
* definição das regras de negócio como restrições aos fatos de negócio;
* Cruzamento dos processos de negócio com as regras de negócio;
* alinhamento das políticas de negócio com as regras;
* relacionamento dos produtos da organização com os processos que o produzem;
* construção de um exemplo utilizando todos esses conceitos;
* introdução do conceito de metamodelo para relacionar todos esses conceitos.
16:40 às 17:30
Vendendo Agilidade para PME (15min)

Durante dois anos fui sócio de uma software house. Quando abrimos a empresa, tomamos a decisão de só trabalhar com projetos que fossem desenvolvidos usando agilidade. Ao tomarmos essa decisão, não tínhamos a menor noção de como era difícil convencer os clientes a desenvolver os seus projetos sem uma definição completa do escopo e de um contrato que desse "garantias" de que ele receberia o seu projeto.

Em toda relação comercial que iniciávamos, éramos esmagados pelos questionamentos do prazo e custo total do projeto. Tentávamos explicar para os clientes que o custo e prazo dos projetos poderiam variar, mas recebíamos um mar de medo e desconfiança como resposta.

Nesse cenário de incertezas, entender as dores do cliente foi a saída que encontramos para ganhar a sua confiança. Decidimos criar um processo de vendas que utilizava do ensinamento da agilidade como base para criar um ambiente colaborativo e de aprendizado mútuo. Incluímos pequenas palestras sobre agilidade durante a negociação para poder convence-lo a fazer o projeto com o escopo variável e para fugir da tão temida pergunta sobre preço e prazo, realizávamos a venda de um Workshop que utilizava as técnicas do Direto ao Ponto, construídas pelo Paulo Caroli, para construir junto com o cliente um entendimento e a definição das funcionalidades do seu produto através da criação de um MVP.
Desconferenciando Negociacao (15min)

Habilidades que auxiliam a negociacao.
O que João e Maria nao entendem sobre negociação?
Etapas da negociação.
O que Sun Tzu nos ensinou sobre negociação?
O que Harvard diz sobre negociação?
Negociação Competitiva.
Negociação Cooperativa
BI em Tempos de Crise (15min)

Não existe 'a' melhor ferramente de BI, ou aquela que irá resolver todos os seus problemas. É preciso fomentar a cultura do BI, estar preparado para a crise e projetar de forma corporativa, mas atuando de forma departamental e colaborativa, respondendo não somente a perguntas como 'O que aconteceu?' mas principalmente 'Por que aconteceu?'.

- Tempos de crise. Esteja preparado
- Cultura de BI
- Ferramentas de BI
- Desafios em Business Intelligence
17:40 às 18:30
Como o Analista de Negócio Entrega Valor para Empresas de Software?

Como o Analista de Negócio entrega valor para as empresas de software? Esta questão é uma dúvida de muitas empresas, mas às vezes é uma provocação de algumas equipes ágeis, pois, não basta falar da entrega de valor é preciso provar.

Essa palestra responde esta questão e à provocação. Vamos apresentar como o Analista de Negócio pode entregar valor para empresas através da apresentação de estudo de casos reais, que demonstram o valor agregado real ao negócio, que é fruto do trabalho do Analista de Negócios.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios/Sistemas, Analistas de Requisitos, Product Owners, Gerentes de Projetos e todo profissional preocupado com a melhoria organizacional


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO