Ícone Android

Trilha Android Conheça a plataforma móvel mais utilizada do mercado e expanda seu horizonte.

Descrição do evento

O mundo mobile já conquistou todos os setores. Sendo também um dos pilares para novas revoluções que estão acontecendo, destacando a Internet das Coisas. Dentro deste cenário, o Android é a plataforma mais utilizada do mercado atualmente e a busca por pessoas com conhecimento nesta plataforma está a todo vapor. Para todos os profissionais de Tecnologia da Informação que desejam conhecer a plataforma, esta trilha é essencial.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Introdução ao Android Wear

Uma apresentação que mostra o que deve ser feito ou não utilizando a plataforma e mostrando também todas as apis disponíveis para desenvolver.
11:10 às 12:00
Effective Java

Geralmente aplicativos buscam resolver uma única tarefa. Mas conforme o passar do tempo, a aplicação tende a ganhar novas features e otimizações, consequentemente ela tende a crescer. Mais features e mais usuários significam mais código. E quanto mais código você escreve, mais código você precisa manter e reescrever. Nos livros "Effective Java" e "Android programming - pushing limits", Joshua Bloch e Erik Hellman, respectivamente, demonstram boas práticas para o desenvolvimento em Java e na plataforma Android. A idéia é fazer um apanhado das melhores práticas trazidas por estes livros. Detalharei o que deve o que não deve ser feito ao aplicar tais práticas.
Como está a arquitetura do seu app?

Tópicos * A importância de uma arquitetura robusta * O que é S.O.L.I.D? * O que é Repository Pattern? * O que é Specification Pattern? * O que é Dependency Injection? * Exemplos de aplicação
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Desenvolvendo Aplicativos Android Matadores.

Desenvolver um aplicativo não é considerado uma tarefa fácil. Entretanto, desafiador mesmo, é construir aplicativos que as pessoas realmente usem. No Google Play, existem milhares de Apps para Android, mas poucos são baixados por mais de uma dúzia de pessoas. Aplicativos mal feitos, feios e construídos como se fossem uma aplicação desktop legada existem aos montes. E o seu, como está sendo desenvolvido? Quais as técnicas e abordagens utilizadas? Descobrir o que as pessoas esperam nos aplicativos Android e de que forma implementá-los é o objetivo desta palestra.
14:10 às 15:00
Utilizando o Espresso e UIAutomator na Automação de Testes em Apps Android

Executar testes é uma etapa importante do processo de desenvolvimento para garantir níveis de qualidade aceitáveis pelos usuários de sua aplicação. No entanto com o aumento do número de funcionalidades e as frequentes ondas de novos devices esta tarefa tem se tornado cada vez mais árdua, além de extremamente repetitiva, tediosa e sujeita à erros. No mundo Android algumas ferramentas podem lhe auxiliar a automatizar seu processo de testes, o Espresso e o UIAutomator são duas delas que recentemente foram adicionadas ao Android Testing Framework. Nesta palestra trataremos de como utilizar estes frameworks em seu projeto Android para automatizar e simular a interação do usuário com sua app e validar funcionalidades de sua aplicação no processo tornando o seu dia mais legal e produtivo.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Testes para Android de ponta a ponta

O intuito desta palestra é falar sobre a Pirâmide de Automação de Teste com os três níveis de teste: unitário, serviços e UI. Será apresentado uma simples aplicação no Android Studio, onde esta será automatizada de fora unitária com Roboeletic, os serviços (REST) sem a utilização da interface gráfica serão testados com RestAssured e a interface gráfica também testada com Appium. A paletsra tem a intenção de ser totalmente mão na massa com apenas 4 slides (1 para a Pirâmide de automação e os subsequentes para as ferramentas)
16:40 às 17:30
Better Faster Stronger Dagger

Nesta apresentação, conheceremos o que o Dagger 2 traz de novo em relação ao seu antecessor, e como ele pode ajudar a deixar a arquitetura da sua aplicação mais organizada de limpa. Além disso, poderemos explorar como ele ainda pode ajudar na testabilidade, fazendo com que o container de dependências possa ser facilmente substituído para injetar mocks em nossos testes. (Título inspirado na música Harder Better Faster Stronger do Daft Punk :D)
17:40 às 18:30
Do Relógio ao Carro

Conheça o caminho das pedras para desenvolver Wearable Apps, TV Apps e para auto. Desmistificando o Design Guide e as APIs.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de sistema com interesse em mobile.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO