Ícone Cloud & DevOps

Trilha Cloud e DevOps Da idéia à entrega para o cliente!

Descrição do evento

Cloud Computing e DevOps são para muitos profissionais e empresas uma realidade. Para entregar um grande produto ou serviço uma empresa precisa de profissionais versáteis, multidisciplinares, de boa comunicação, competentes e atualizados. Vamos juntos com as palestras e discussões que serão realizadas na trilha de Cloud & DevOps escalarmos nosso conhecimento, ampliarmos contatos e desenvolvermos as habilidades necessárias para criar e participar de equipes que cuidam de suas aplicações durante todo o ciclo de desenvolvimento: da idéia à entrega para o cliente.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
DevOps with Containers

Containers have changed the mind of IT in DevOps, and enable developers to work with dev, test, stage, and production environments identically. Containers provide the right abstraction for microservices, and many cloud platforms have integrated Containers into deployment pipelines. In this session, we'll review the current landscape of DevOps and Containers and how together, they help companies achieve business goals faster and more effectively. We'll also discuss known issues and solutions for enterprise Java applications in Containers.
11:10 às 12:00
Gerenciando o ciclo de vida de aplicações com AWS Elastic Beanstalk

A AWS provê um ambiente para facilitar o gerenciamento de blue/green deployments com um bom custo-benefício e baixo risco. Aprenda como a AWS pode ajudar na automação de blue/green deployments de sua aplicação utilizando o serviço Elastic Beanstalk. Esta apresentação incluirá tópicos que definem como o AWS Elastic Beanstalk funciona e o apresentador irá fazer um demo com um blue/green deployment ao vivo em um ambiente web recém criado utilizando o próprio serviço.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
If This Then Deploy: A plataforma de deploys do IFTTT

"Imagine rodar milhões e milhões de background jobs todos os dias. Cron jobs que se transformam em muitos outros jobs. Centenas de servidores e mais de 200 integrações com serviços na internet e dispositivos de Internet Of Things. Como manter uma infraestrutura deste tamanho? Como garantir que os desenvolvedores façam deploy dezenas de vezes num dia? E pra garantir que não tem downtime? Nós enfrentamos esses e vários outros desafios todos os dias pra prover uma experiência única para nossos milhões de usuários. Nesta palestra vou apresentar um pouco sobre a maneira que fazemos deploys no IFTTT e também um pouco da nova arquitetura do nosso backend incluindo Docker, Mesosphere e algumas outras tecnologias."
Vagrant, LXC e Docker: Entenda as diferenças

Uma comparação entre virtualização, Linux Containers e Docker, abrangendo os conceitos básicos, forma de usar e problemas que cada ferramenta resolve.
14:10 às 15:00
Mesos, abstraindo o datacenter

O Apache Mesos é considerado por alguns como o "Sistema Operacional" do datacenter, por entregar um conjunto de maquinas como "pool" de recursos. Atualmente existem vários frameworks que facilitam a utilização de alguns softwares em cima do Mesos. Nessa talk será apresentado o Mesos, como utilizá-lo e alguns frameworks que estão disponíveis para uso.
Cloud & DevOps: vamos falar de Infraestrutura como Código?

Cloud Computing é uma realidade. Grandes players de IaaS (AWS, Google Compute, Digital Ocean) e soluções de cloud privadas (CloudStack, OpenStack) têm evoluído de forma considerável a ponto de provisionarmos interfaces de rede, unidades de disco e servidores a partir de chamadas de API's.

Assim como Cloud veio para ficar, o movimento DevOps (Development & Operations) também. A colaboração entre os times de desenvolvimento e operações é fundamental para a entrega de software com mais agilidade e qualidade. Desenvolvimento de software gera código-fonte. E com a evolução do Cloud Computing, surgiu naturalmente a necessidade de termos de gerenciar recursos comuns de infraestrutura e configuração de máquinas também via código-fonte.

Nesta palestra abordarei os princípios de Infraestrutura como Código, as ferramentas Open Source disponíveis no mercado tanto para provisionar máquinas como configurá-las e mostrarei um live demo de como isso funciona na prática.

15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Containers and more containers

"A virtualização de servidores tem sido aplicada em larga escala na indústria e é creditada pelo sucesso dos ambientes de Cloud de hoje. As empresas têm aproveitado os benefícios da virtualização: consolidação de servidores, redução de custos, aumento do uptime, migração de máquinas virtuais, ambientes de teste/lab, plano simplificado de recuperação de desastres, e redução no consumo de energia/espaço/resfriamento. Apesar desses benefícios, ainda existem desafios: tempo de provisionamento, quantidade de VMs, provisionamento dinâmico, ambientes de alto desempenho (HPC) e a explosão de servidores/VMs necessários para as arquiteturas modernas. Nesta palestra abordaremos a implantação do LXC como solução de ""Lightweight Virtualization"" para ambientes que enfrentam os desafios apresentados."
16:40 às 17:30
Conheça o Openstack - A plataforma aberta para a criação de nuvens

Nesta palestra o projeto Openstack será apresentando, mostrando os seus componentes e explicando de que forma ele poder ser utilizado para a criação de nuvens públicas e privadas. Entenda as vantagens do Openstack, conheça seu poder de orquestração, veja quem apoia o projeto e porque ele está fazendo tanto sucesso. No final da palestra será apresando um rápido lab de demostração da plataforma.
Kubernetes - Manage a cluster of Linux containers in multi-cloud world, public, private or hybrid

Kubernetes é uma plataforma open-source, desenvolvida pelo Google, para automatizar o deploy, escalar e gerenciar Linux Containers em um cluster de servidores. Escale seus aplicativos em tempo real. Otimize o uso de seu hardware usando apenas os recursos que você precisa. Gerencie seu cluster e seus aplicativos através de uma API.Construa sua infra "multi Cloud". Kubernetes foi construido pelo Google, baseado em mais de uma década e meia de experiências escalando aplicações em sua infra.
17:40 às 18:30
Piratas do DevOps: Navegando em Águas Misteriosas

Quando se fala de DevOps, fala-se muito de ?cultura"". Implantar DevOps envolve mudanças que ultrapassam os limites de um departamento, afetam a hierarquia da empresa, e exigem envolvimento e comprometimento de times inteiros ? inclusive dos que estão sobrecarregados e com medo de fazer mudanças. É claro que não dá pra realizar uma alteração tão significativa sem atacar a cultura da empresa. Mas cultura não se define, ela se constrói. E a verdade é que pode levar anos para essa mudança cultural acontecer. Mas e se você não quiser ficar esperando? Nessa palestra vamos acompanhar os desafios de ""Jack"" navegando pelas águas misteriosas do DevOps, enquanto ele tenta reencontrar seu passado, alia-se a antigos rivais, enfrenta velhos aliados e até mesmo combate a marinha corporativa. Muitas vezes é necessário ser piratas dentro de nossas próprias estruturas, trabalhar contra o status quo. O que um desenvolvedor sozinho pode fazer, para levar todo o time a dar um passo importante na direção do DevOps? Quais atitudes concretas e razoáveis que se pode tomar hoje ? para encontrar a fonte da juventude sem cair no canto da sereia?
Fishbowl Com Convidados -Tema: LEAN & DevOps

LEAN & DevOps ... Focando no que é realmente importante!
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 26 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Todos


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO