Ícone Ruby

Trilha Ruby Venha trocar conhecimento sobre a linguagem mais legal da web!

Descrição do evento

Ruby se consolidou no mercado como uma linguagem que revolucionou a forma como programamos, tornando divertido resolver problemas. Vamos falar sobre práticas e ferramentas interessantes para quem desenvolve na linguagem ou quer descobrir mais sobre ela. Mas acima de tudo: lembrar que podemos também aprender com outras comunidades.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Como os adapters do AMS, no Rails 5, irão te ajudar em uma API REST

Já passou um bom tempo pensando em como colocar as rotas do Rails na sua app javascript? Já pensou em como melhorar a documentação da sua API para facilitar a utilização? Ou ainda, como atingir a Glória do REST, citada pelo Martin Fowler? Acredito que um dos caminhos será lançado com o Rails 5, nos adapters do Active Model Serializer (AMS).
11:10 às 12:00
Sete linguagens em sete semanas

O que o Rubyista tem para aprender com Io, Prolog, Clojure, Scala, Haskell e Erlang? Essa talk vai mostrar.
12:10 às 13:00
Startups + Rails = oh yea baby

Já pensou em construir um novo produto para a web em poucos dias? Esse é o nosso dia a dia na CODELAND (http://www.codeland.com.br), onde trabalhamos com startups do Brasil inteiro para dar vida a ideias em tempo record. Queremos mostrar para você quais as ferramentas que usamos e qual mentalidade você precisa ter para que também possa lançar novos projetos significantes em uma velocidade muito maior.
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
A definir
15:10 às 16:00
Por que Rails?

Conheça de verdade a stack e entenda todas as vantagens de trabalhar em um ambiente mantido por uma comunidade extremamente ativa e como isso influência na sua produtividade.
Musical Artifacts - Catalogando e preservando artefatos musicais

Musical Artifacts (https://musical-artifacts.com/) é uma aplicação web feita em Rails com o intuito de disponibilizar bibliotecas de sons, presets e configurações de softwares musicais. O foco é na documentação dos meta-dados, busca e referenciamento dos autores e licenças de uso com o intuito que os arquivos sejam úteis e alcancem o maior número de pessoas. Este é um projeto que estou trabalhando há alguns meses e no momento se encontra em fase Beta. Conteúdo está sendo adicionado aos poucos, mas a aplicação já se encontra com aproximadamente uma centena de 'artefatos' e estou a procura de usuários e contribuidores!
Polo: Resolvendo os problemas de inconsistência de dados em projetos Rails

Sabe aquele bug que só acontece em produção? Aquela tela que renderiza um pouco diferente porque tem aqueles dados diferentes que só existem no banco de dados de prod? Ou aquele usuário maluco que causou todos aqueles corner cases porque o input dele era muito diferente? Todo mundo já passou por esses problemas! E por que essas coisas acontecem? Uma das respostas é fácil: faltaram dados. Depois de muita dor de cabeça brigando com rake db:seeds, db:migrations, muito SQL e de abrir muito rails console em produção que eu resolvi que era hora de resolver esse problema de uma maneira diferente. Foi aí que eu criei o Polo. Uma ruby gem que automatiza a criação de dumps do seu banco de dados em produção e gera amostras pra você poder importar no seu ambiente de desenvolvimento. Não perca mais tempo quebrando a cabeça com dados inconsistentes, fazendo deploys para produção só pra testar um corner case, ou abrindo console do rails em produção e brincando com a morte.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
Programação Funcional e Ruby

Como usar princípios de programação funcional pra escrever código melhor em Ruby.
17:40 às 18:30
Performance - Vamos dormir mais?

"Quem já trabalhou numa startup sabe como funciona o processo de desenvolvimento. "Faça rápido e no futuro a gente arruma." Acontece que quando o "futuro" chega, ele chega rasgando, te acordando de madrugada com notificações e com clientes reclamando. Nessa apresentação vou mostrar várias técnicas não muito difundidas para melhorar a performance do seu app escrito com Rails e fazer você dormir mais.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em aprender mais sobre Ruby e o que está acontecendo de bacana na comunidade. Com gente recém começando ou anos de experiência falando, é difícil de passar a oportunidade de aprender mais.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO