Ícone Testes

Trilha Testes Teste mais... Teste sempre!

Descrição do evento

"Hoje em dia não da para falar em desenvolvimento de software sem falar em Teste de Software. Há sempre uma equipe de profissionais pronta para ajudar em todo o processo de desenvolvimento para que o software tenha, além do necessário para seu funcionamento, diversos atributos de qualidade."

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Abertura da Trilha

Tem como objetivo apresentar os coordenadores da trilha, bem como anúncios gerais, informar aos participantes as comunidades da área e ter algum espaço para divulgação dos apoiadores.
Usando Mind Maps no Planejamento de Testes

Documentos tradicionais, com suas páginas e mais páginas de texto, não são fáceis de ler e nem de manter. Ainda, é difícil visualizar todos os cenários a serem testados numa feature e o status de execução desses testes num único documento, de modo a melhor identificar caminhos faltantes ou agrupar problemas. Ao usar Mind Maps no meu projeto, eu consigo fazer isso numa única figura ! Nesta palestra irei mostrar como é o layout desse Mind Map que uso no meu projeto, quais os benefícios de usá-lo e como você também pode começar a usar essa técnica.
11:10 às 12:00
Test Thinking

Quando o resultado final não é o que o cliente deseja, existe um culpado? Descubra como o test thinking pode auxiliar na construção de competências colaborativas e criatividade para que a qualidade seja compromisso de todo o time!
Testes de Revisão Visual (Visual Review + Protractor)

Hoje em dia, além de uma grande preocupação com testes automatizados em desenvolvimento de software, testes que facilitem revisões visuais para verificar se o "estilo" da aplicação quebrou são de extrema importância. A ideia desta palestra e demonstrar como integrar testes automatizados escritos com Protractor com uma ferramenta para revisões visuais de forma simplificada, o Visual Review.
12:10 às 13:00
Agile Testing, Vamos Quebrar Esse Paradigma?

Neste case, irei mostrar como quebrei este paradigma! Por onde eu comecei, o que eu estudei, as dificuldades de mudar o mind-set, os problemas encontrados no dia a dia de um time ágil para um tester em transição e saindo da zona de conforto.
Appium and Cucumber-JVM - Up and Run

Precisa automatizar alguns critérios de aceite para mobiles e não sabe como? Nessa palestra, irei mostrar rapidamente como configurar o ambiente e rodar esses testes para Android e iOS.
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Testando Apps Android na Nuvem

Independente de metodologia, framework ou ferramenta os testes são uma etapa essencial no desenvolvimento de qualquer aplicação ou solução de software para atingir níveis de qualidade minimamente aceitáveis pelos usuários. No entanto, com as frequentes ondas de novos devices esta tarefa tem se tornado cada vez mais árdua. Com diferentes configurações de resolução, densidade de tela, arquitetura de processador, componentes, famílias e versões de sistemas operacionais entre outras características, garantir a qualidade das apps pode se tornar uma experiência quase cataclísmica para qualquer time. Nesta palestra serão apresentadas abordagens para a utilização de automação de testes, debugging e diferentes ferramentas em Cloud que se propõem a facilitar o processo de desenvolvimento e ajudam a lidar com o fantasma da fragmentação.
15:10 às 16:00
Do outro lado da mesa: QAs, os desafios para contratá-los

Os desafios encontrados pelas empresas na contratação de profissionais de QA e uma visão prática sobre os perfis desejados. Nesta palestra iremos abordar também, a partir de pontos de vista técnicos e comportamentais, os principais fatores que influenciam na contratação de um QA de alta performance.
Já Automatizei Meu Projeto. E Agora?

Conhecemos as técnicas, linguagens, ferramentas... diversos recursos para automatizar o nosso projeto. Mas, e quando concluímos a automação de nosso projeto, o que fazemos? Vamos falar um pouco sobre as ações que podem ser tomadas após e durante a automação de testes dentro de um projeto de testes, abordando boas práticas e focando na entrega de valor para o produto e para o cliente.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
O Fantástico Mundo de Docker

O Docker tem se consolidado na comunidade de forma impressionante com a simples containerização de aplicações. No mês de Junho, o surgimento da Open Container Initative mostrou como soluções baseadas em containers já são uma realidade. Nesta palestra, vamos fazer uma introdução ao Docker e mostrar como ele pode ser útil para nós, testers. No final, faremos um hands-on containerizando uma aplicação web + banco de dados, criando de forma rápida e simples um ambiente para testes.
17:40 às 18:30
Conhecendo Property Based Testing

Os testes que costumamos escrever são example based, ou seja, pensamos em alguns casos e criamos testes com esses inputs. Muitas vezes é dífícil pensar em todos os inputs que são realmente relevantes e não raro somos surpreendidos com um input que não esperávamos quando o código já está em produção. Bibliotecas de Property Based Testing permitem que seu código seja testado contra vários inputs gerados aleatoriamente pelo test runner, de forma que novos casos de teste possam ser descobertos.
Garantia de Qualidade Utilizando Integração Contínua: Comparação dos Principais Softwares e Serviços

Comparação das principais ferramentas e serviços para integração contínua, demonstrando o quanto pode-se ganhar em qualidade de software com um mínimo esforço.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Esta trilha se destina a todos os profissionais de teste de software e comunidade a conhecem o que há de mais atual em Teste e Qualidade de Software.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO