Ícone UX/Front-End

Trilha UX/Front-end Vamos falar de User Experience e Front-end da melhor maneira: tudo junto e misturado!

Descrição do evento

O desenvolvimento Front-end tem evoluído muito nos últimos anos e o profissional da área tem sido cada vez mais valorizado. Nesse cenário é fundamental conhecer e aliar no processo de desenvolvimento todos os aspectos de User Experience. Venha conhecer técnicas, padrões, linguagens e ferramentas, debater sobre os assuntos emergentes na área de UX e Front-end e ainda conhecer alguns cases inspiradores!

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
UX design como estratégia para conquistar clientes e impactar negócios

O "UX design" tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente nos digitais e inovadores, como é o caso de startups e empresas de tecnologia. Não faz muito tempo que negócios e produtos digitais eram quase todos feitos em cima de ideias e hipóteses de desenvolvedores, clientes ou designers em um cenário onde não fazia diferença a visão ou as necessidade daqueles que são os principais interessados na solução: os usuários. Com o aumento da competitividade e maturação do mercado foi ficando claro que grandes negócios hoje em destaque existem essencialmente para resolver problemas reais de pessoas reais.

As metodologias do user experience design que focam em entender a fundo esses usuários e suas "dores" acabam por gerar soluções muito mais coerentes e assertivas causando impactos significantes na proposta de valor das empresas. Dessa forma o UX design tem se tornado uma estratégia indispensável para o sucesso e conquista em diferentes mercados, principalmente os digitais e inovadores como startups e empresas de tecnologia. Descubra como e porque o processo do user experience design a partir do entendimento dos usuários e de suas "dores" consegue gerar propostas de valor muito mais impactantes.
11:10 às 12:00
Don't repeat yourself, front-ender!

Desenvolvedores sempre buscaram escrever menos e fazer mais. Mas como aplicar a filosofia DRY com tecnologias que inicialmente não foram projetadas especificamente para desenvolver apps? Vamos aprender nessa talk quais são as boas práticas, metodologias e ferramentas para repetir menos e produzir mais!

A web é uma das principais plataformas de desenvolvimento de aplicações. Hoje (quase) tudo está conectado na internet. Apps cada vez mais dinâmicas aumentaram a complexidade do desenvolvimento de interfaces web. Em consequência desse crescimento, surgiram metodologias e ferramentas para repetir menos código, modularizar e criar componentes para a web. No passado trabalhamos com iframes e no futuro talvez teremos web components funcionando em todos os browsers. Mas e hoje, como podemos aplicar a filosofia DRY?
12:10 às 13:00
SVG para leigos: do vetor a animação

Nesta palestra serão abordados desde conceitos básicos sobre SVG, até um hands-on com vetores escaláveis e manipulação via JavaScript para animação. Outras questões, como performance e escalabilidade, serão apresentadas rapidamente junto a comparações com outras tecnologias, como o Canvas.
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
CSS Layout: From table to flexbox

Vamos falar desde quando fazíamos sites com tabelas, passando pelo tableless, grid system, box-model. Vamos falar bastante sobre flexbox e regions. Quais as features, como fazer e como passar a utilizar a partir de hoje. Esse é um assunto bem importante. É simplesmente fazer layouts no browser com uma flexbilidade maior. Flexbox já está sem o uso de prefixos, e conseguimos usar hoje em dia bem de boa!
15:10 às 16:00
"Rolagem Infinita" - O que isso muda realmente na experiência do usuário e no Front-End?

O padrão de comportamento dos usuários está em constante mudança e evolução. Nos anos 2000, imagens e animações GIF / Flash eram tendência para chamar a atenção dos usuários. De alguns anos para cá, muitos portais de notícias adotaram a rolagem infinita como uma forma de conter a taxa de rejeição e melhorar a experiência do usuário em suas plataformas. Mas o que realmente está por trás da rolagem infinita? Ela é fundamental para novos projetos ou é apenas uma moda passageira? Não satura a quantidade de requisições para o servidor? Como manter tudo isso rápido e não sobrecarregando o servidor?
Pra mim tanto faz, se é Less, Stylus ou Sass

Pré-processadores estão aí, mas como tirar o proveito máximo deles? Nessa talk você vai aprender como aprimorar todas as features desses caras, independente da sua escolha.
How to think about User Experience

Como o Superplayer entende o comportamento dos usuários e constrói uma experiência inovadora. A palestra fala sobre o que aprendemos sobre user experience, como dividir a construção de uma boa experiência em etapas, quais os atalhos e informações importantes para entregar valor ao usuário.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
Open design: como designers podem utilizar conceitos de desenvolvimento para colaborar mais

Porque designers não colaboram tanto quanto desenvolvedores? O que falta para que o design seja aberto? Traremos conceitos, ideias e questionamentos para que designers possam aproveitar o melhor do open source development nos projetos e produtos em que estão envolvidos. Designers não colaboram tanto quando desenvolvedores. Seria por ego? Design não é arte, não deveria ter o fator autoria tão forte quanto hoje enxergamos. Ou seria falta de conhecimento? Precisamos do Github para designers? Queremos trazer esta discussão e levantar possibilidades para que designers possam se aproveitar do melhor do open source development, criar uma comunidade de troca de conhecimento e gerar melhores soluções de experiência de uso.
17:40 às 18:30
Fishbowl - Debate geral

Vamos fazer um debate geral sobre tecnologias e metodologias usadas para o desenvolvimento FrontEnd, bem como UX.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 26 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Front-end Developers, Web Developers, UX Designers, Designers.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO