#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Agilidade em todos os lugares! Da análise de requisitos, até o teste do software

Agilidade na gestão de projetos é bacana, mas é pouco.

Precisamos levar e a cultura e as práticas ágeis a todos os setores de desenvolvimento de software, desde a análise de requisitos até o teste de software.

Venha entender melhor como o seu time e a sua empresa podem desenvolver software com mais qualidade e felicidade.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Agile testing: como aumentar a qualidade do produto (20 min)

Como é possível garantir a qualidade do produto? Como funcionam os ciclos de teste nas metodologias ágeis? É necessário automatizar tudo e deixar de lado os testes manuais? Essa palestra abordará o processo de testes em equipes ágeis e mostra como isso impacta na qualidade final do produto. Serão abordados os diferentes tipos e categorias de testes e como são introduzidos no processo de desenvolvimento de software de uma forma colaborativa, responsável e sem desperdícios.
Testador no time ágil? Sim é possível! (15 min)

Muitos comentam se é ou não relevante o papel de um testador em um time ágil. Uns comentam que ele é apenas um papel que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa do time, outras acham que é necessário um papel exclusivo. Nesta apresentação veremos como podemos organizar o time a pensar com uma mente de teste, quais skills são necessários e deixar no ar a pergunta: ""você acha realmente que é necessário um tester no seu time?
Arquitetura de software em times ágeis (15 min)

Quando é o momento certo de introduzir arquitetura de software no seu projeto? Logo após fazermos o backlog? Ou durante a primeira sessão de brainstorm no quadro branco? Que tal na primeira sprint? Há várias possibilidades e já vivenciei algumas delas trabalhando como líder de time em ambientes de muita complexidade. Quero mostrar como Agile Architecture pode ajudar o seu próximo projeto e vou convencê-lo do melhor momento para isto.
11:10 às 12:00
#StopTheMimimi: De vítima a protagonista (20 min)

Quantas vezes você não saiu de uma palestra prática pensando "mas onde eu trabalho..." Quantas vezes você ficou esperando que o mundo ou a sua empresa criasse as condições ideais para que você agisse de acordo com os seus princípios? A real é que se você precisa de condições ideais para aplicar seus princípios, eles não são princípios, são conveniências. A mudança acontece de dentro para fora, o exemplo fala muito mais alto que as palavras e a cultura ágil cultiva protagonistas e não vítimas. Se você acredita que a agilidade é o caminho, então a pergunta que você deve se fazer é: como eu faço acontecer? Vamos ver alguns caminhos.
Painel: Teste, Arquitetura e #Mimimi (30 min)

Palestrantes interagem com a plateia sobre os tópicos abordados com a intermediação (e provocação) realizada pelos coordenadores da trilha.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Como a Microsoft faz Software: Desgerenciando pessoas (20 min)

Como será que uma das maiores empresas de software do mundo cria software? São tantos softwares usado por milhões de pessoas, desde software para desenvolvedores quanto software para usuários finais. Desgerenciar pessoas é apenas 1 dos segredos! Nessa palestra será falado também sobre tamanhos de times, composição de times, como a Microsoft usa Scrum Masters, tempo de sprints, ambiente de trabalho, motivação, liberdade religiosa e feedback em lançamentos de produtos.
Melhorar a performance de times scrum com gamificação colaborativa (15 min)

Você gostaria de melhorar trabalho em equipe do seu time ou engajamento no treinamento do seu time? Vamos mostrar resultados e ensinar como fazê-lo usando gamificação.
Agile não é pra todo mundo! (15 min)

Ao longo dos últimos 5 anos observei e participei de transformações ágeis em pequenas e em grandes empresas como consultor. Recentemente, tive a oportunidade de participar de uma transformação estando do outro lado, como parte de um time de 12 pessoas que estava sendo auxiliado por uma famosa consultoria americana. Embora comunicação e colaboração constante entre todos os membros do time sejam a chave para o sucesso no desenvolvimento ágil, não é isso que acaba normalmente acontecendo durante esse processo. Pessoas do time tendem a se isolar e continuar fazendo as coisas a moda antiga ou a trabalhar de uma forma muito mal-humorada e super crítica no novo processo. Muitos consultores não tem a paciência e as softskills necessárias para introduzir novas ideias e técnicas de maneira efetiva no processo de trabalho da equipe. Aprendi muito durante essa experiência. No entanto, algumas coisas nunca mudam, pessoas sempre serão resistentes a mudanças, principalmente se elas não estão sendo envolvidas nas decisões ou no processo de descoberta. Nessa palestra, apresentarei os principais problemas que tenho observado na hora de colocar em prática essas transformações assim como algumas lições aprendidas.
14:10 às 15:00
Agile Coaching (20 min)

Agile Coaching na pratica e o meu entendimento sobre este papel/funcao em organizacoes financeiras onde tive a oportunidade de trabalhar.
Painel: Gestão de pessoas e Agile Coaching (20 min)

Palestrantes interagem com a plateia sobre os tópicos abordados com a intermediação (e provocação) realizada pelos coordenadores da trilha.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Sprint Zero com mais Valor (e sem cascata!) (20 min)

Existe muita polêmica sobre o chamado Sprint Zero e principalmente sobre como realizar um Sprint Zero sem entrar no modelo Waterfall (cascata). Como começar um projeto Ágil agregando mais valor para o cliente e trazendo mais segurança para a equipe? Nesta palestra, Alex Magalhães irá apresentar os resultados da aplicação de uma técnica de MVP (Minimum Viable Product) ao Sprint Zero, mostrando como ela pode aumentar as chances de sucesso do projeto, enquanto respeita os princípios do Manifesto Ágil.
Pequenas iniciativas para escalar uma startup (20 min)

Resultados Digitais: - Mais de 2000 clientes em 4 anos - 30 devs, 5 designers e 2 POs - Deploy em 10 minutos via chat, inclusive pelos designers - Mais de 9 deploys por dia útil - Escala rotativa de 3 devs no suporte técnico - Média de 4 horas para primeira resposta e 12 para resolução dos tickets do suporte - 2 blog posts por semana Nessa talk iremos ver como pequenas iniciativas nos ajudaram a chegar nesses números.
As 10 leis de Parkinson aplicadas ao mundo ágil (20 min)

Frequentemente as pessoas relacionam a Lei de Parkinson com a Síndrome do Estudante. Porém poucas sabem que essa é apenas umas das 10 leis criadas por Parkinson e os benefícios que elas podem trazer para a organização. Essa palestra pretende apresentar as 10 Leis fazendo um paralelo entre algumas delas com a cultura ágil ou com o dia-a-dia da organização.
16:40 às 17:30
Células Ágeis de produto - Um ano depois (20 min)

Um ano atrás a Dafiti deu importante passo que mudaria completamente a forma como TI e as áreas de negócio passariam a se relacionar. Tendo que enfrentar o desafio de manter entregas contínuas, alta qualidade de software e incrementar a geração de valor em um ambiente de crescimento rápido, o time da Dafiti desenvolveu e implementou um modelo de trabalho que pudesse suportar esta realidade, unindo Marketing, TI e representantes das áreas de negócio em um mesma unidade de trabalho. Inspirado pelos valores e práticas dos métodos ágeis, Lean Startup e iniciativas externas, foi criado o que chamamos de ""Células Ágeis de Produto"". Nesta apresentação, discutiremos os principais desafios enfrentados para implantação, os benefícios, como estamos e onde queremos chegar.
Porque nosso time parou de estimar (20 min)

Há mais de 15 anos, as metodologias ágeis vem transformando radicalmente a maneira como desenvolvemos software. No meio dessa revolução, ainda conseguimos observar antigas ferramentas e técnicas que parecem não casar com a filosofia ágil. Estimar parece ser uma dessas técnicas, que mesmo desacreditada, continua sendo amplamente utilizada. Nessa palestra vamos discutir porque não utilizamos estimativas no SnapCI. Vamos buscar analisar as motivações por traz das estimativas e discutir alternativas que temos utilizado.
17:40 às 18:30
Controlefobia = Anarquia! (20 min)

Existe uma tendência natural das pessoas ao filtro. Isso é normal, o ser humano tende a usar aquilo que lhe parece útil, interessante. O único ponto é a razão por trás disso. Seria realmente um senso crítico ou puro comodismo? Mais ou menos nessa linha, vejo muita resistência à palavra controle, as pessoas correm dela como o diabo de uma cruz, mas será que não sabem o seu real significado ou simplesmente estão repetindo um comportamento que viram alguém fazendo? Nessa palestra eu vou convencer você de que controle parece muito com colesterol e quais as fontes que você pode usar para manter a saúde em dia da sua equipe ágil.
Diferenças entre Agilidade em Empresas e em Startups (15 min)

É mais fácil ser agil em uma empresa ou em uma Start Up?
Painel: Agilidade em grandes empresas x Startups (20 min)

Palestrantes interagem com a plateia sobre os tópicos abordados com a intermediação (e provocação) realizada pelos coordenadores da trilha.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gestores, analistas, desenvolvedores, testadores



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO