#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java Aprimorando o Arsenal do Arquiteto

Nos últimos vinte anos, a Plataforma Java não parou de evoluir e o seu ecossistema provê muitas ferramentas para o desenvolvimento de aplicações, a responsabilidade do arquiteto ao avaliar as opções disponíveis e realizar as melhor solução para cada necessidade de negócio é fundamental. Esta trilha vai apresentar diversas opções para enriquecer ainda mais o arsenal do Arquiteto Java.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Monolitos e Microserviços: A Lei de Conway e o que isso importa pra você!

Monolitos e Microserviços são dois termos exaustivamente discutidos na atualidade. E como todo tema em evidência, gera polêmica. Há aqueles a favor de um ou de outro, e nota-se a "paixão" com que cada lado defende seus argumentos.

Mas e se a arquitetura da aplicação não fosse uma premissa, e sim uma consequência? E se a forma como nós organizamos as pessoas que desenvolvem o sistema fosse determinante para o resultado?

Nesta palestra analisaremos alguns casos de sucesso de arquiteturas de software e analisaremos quais foram os fatores que influenciaram a favor de diferentes tipos de abordagens.

11:10 às 12:00
Padrões de Integração de Sistemas com Spring Integration

Spring Integration é um framework de integração de sistemas. É uma implementação dos padrões de integração do catálogo Enterprise Integration Patterns, de Hohpe / Woolf Addison-Wesley, 2004. É a alternativa do Spring a frameworks como Apache Camel e Mule ESB (que também implementam os mesmos padrões). O Spring Integration 4.0 permite a configuração dos componentes através de XML ou anotações. Nesta palestra introduziremos padrões de integração de sistemas que serão usados para solucionar um problema típico de integração, e demonstraremos como usar o Spring Integration para construir uma solução.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Como fica a arquitetura de software em um projeto ágil?

No desenvolvimento de software com escopo fechado é possível fazer a arquitetura big up front, onde a partir de um conjunto requisitos funcionais são derivados um conjunto de requisitos não funcionais. Todavia no desenvolvimento ágil isso não é possível pois os requisitos funcionais mudam a todo momento e uma arquitetura planejada em sua totalidade no início do projeto deixa de fazer sentido. Para resolver este problema são discutidas técnicas propostas por textos de Arquitetura Evolucionária do Neal Ford, ou as técnicas de Arquitetura Ágil do J. D. Meyer, ou os textos de Arquitetura Lean do James O. Coplien. Como exemplos de praticas que serão exemplificadas temos: Architecture Envisioning, Interation Modeling, Backlog Grooming, Spike, Model Storming. As técnicas são contextualizadas com a experiência do palestrante em mais de 10 anos na área de TI sendo os últimos três como arquiteto java em uma consultoria de TI.
14:10 às 15:00
Arquitetura de Sistemas de Alta Disponibilidade para Cloud

O número crescente de pessoas conectadas ano após ano e uma demanda exponencial cada vez maior por serviços online não é mais incomum chegar ao limite de algum sistema causando indisponibilidade do mesmo.

O problema é que apenas aumentar o número de servidores apenas não resolve o problema. É preciso pensar em mudanças no desenvolvimento de nossos serviços e em economia de recursos não utilizados.

Nessa palestra vamos tratar sobre como desenhar aplicações para ser altamente disponíveis para Cloud. Veremos informações importantes sobre o uso e configuração de Load Balancers, Auto Scaling, estratégias de Disaster recovery e ainda discutir como usar a Cloud para desenvolver novas tecnologias antes não exploradas por falta de recursos físicos.

15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Tecnologias Netflix OSS para Aplicações na Nuvem

Primeiramente faremos uma introdução do que é a plataforma Netflix OSS e seus principais componentes. Em seguida apresentaremos a arquitetura básica de micros serviços utilizada pela Netflix e que deu origem a esta plataforma. Continuando falaremos do servidor de balanceamento de carga Eureka, e das bibliotecas Archaius, Karyon, Governator, Ribbon e Hystrix buscando explicar que tipo de problema cada uma delas pode resolver. Ao final mostraremos uma aplicação exemplo onde o servidor Eureka e as demais bibliotecas foram utilizadas de modo a realizarmos uma discussão dos requisitos de aplicações em nuvem atendidos pela solução exemplo proposta.
16:40 às 17:30
Arquitetando micro serviços reativos com Vert.x

Entenda como escrever software combinável que se mantém responsivo por ser elástico sob carga e resiliente na presença de falhas. Você encontrará dicas de como aplicar princípios de design na construção de um sistema orientado a mensagens que são escaláveis e resilientes.
17:40 às 18:30
Microserviços com Spring Boot

Como desenvolver microservices utilizando Spring boot. Um passo-a-passo do desenvolvimento e deploy de uma API REST com spring boot. Esta abordagem vai diminuir de forma significante o tempo necessário para montar, configurar e entregar um projeto Java em produção.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 23 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores experientes, gestores técnicos e arquitetos



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO