#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData/Data Science Nova tendência, nova oportunidade

Saiba e conheça mais sobre Big Data e seus 4V's: volume, variedade, velocidade e veracidade.

Aprenda mais sobre métodos matemáticos e estatísticos, mineração de enormes volumes de dados estruturados e não estruturados de informações úteis, usando ferramentas não-tradicionais de data-sifting, incluindo Hadoop, Spark, etc.

Coordenação

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Python for Data Science

Em uma survey no final de 2014, Python foi considerada por a linguagem mais popular. Python tem ocupado também ocupado um papel importante em Data Science, tendendo superar o R brevemente. Nesta palestra, faremos uma introdução sobre o papel do Data Scientist e demonstraremos um processo completo de Data Science utilizando ferramentas do ecossistema Python, como IPython Notebook, Pandas, Matplotlib, NumPy, SciPy e Scikit-learn. Abordaremos também o papel do Python em Big Data, nos ecossistemas Hadoop e Spark.
11:10 às 12:00
Configurando um cluster Hadoop utilizando máquinas virtuais (Oracle Virtual Box e VMWare) - Configurações & Deploy

O objetivo desta palestra é o de demonstrar de forma prática e objetiva como configurar um cluster Hadoop utilizando as virtuais machines Oracle Virtual Box e VMWare. Vamos configurar um clurster utilizando o Hadoop puro e em seguida fazer o deploy de uma aplicação. Também vamos demonstrar como criar um cluster utilizando a implementação Hadoop da Cloudera.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Big Data no Mundo Corporativo: Desenvolvimentos e Aplicações

Será apresentada uma visão geral da área de Big Data Analytics e algumas de suas aplicações reais de sucesso no Brasil. Nesse contexto, o papel do cientista de dados será também discutido. Por fim, serão abordados desafios e tendências futuras para o desenvolvimento da área de Big Data Analytics no Brasil
14:10 às 15:00
Processamento de dados Stream com Apache Spark

Nesta palestra será demonstrado como utilizar o Apache Spark para realizar uma análise de sentimentos dos dados disponíveis no Twitter, via a sua API de Streaming sobre uma empresa de telecom.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Quero trabalhar com Big Data / Data Science, como faço?

Dicas de como iniciar a carreira em Big Data / Data Science: área de atuação, cursos, livros, e muitas outras dicas.
Os primeiros passos de um programador em Machine Learning

Nesta palestra apresento um caminho das pedras para todos aqueles que, assim como eu, são programadores sem experiência prévia em Machine Learning, mas que desejam dar seus primeiros passos nesta área. Também apresento uma pequena rede neural funcionando em SAP ABAP (com código-fonte disponível no Github), demonstrando que é possível aplicá-la em praticamente qualquer plataforma.
Grafos distribuídos com TitanDB

Descubra o que é, como funciona e como utilizar o TitanDB: O banco de grafos otimizado para armazenar e consultar grafos contendo centenas de bilhões de vértices e arestas distribuídos em clusters multi-machine.
16:40 às 17:30
Big Data Analytics na nuvem

Como montar arquiteturas na nuvem que atendam as demandas de processamento de Big Data na nuvem. Depois de ser bem sucedido em processar dados relacionais, dados não estruturados e gerar valor, os projetos de Big Data se vêm no desafio de produzir respostas analíticas em tempo real para IOT. Como escolher corretamente o conjunto de tecnologias que vai atender a demanda por dados quentes (tempo real e quase em tempo real) , processamento batch, aprendizado e aplicação de aprendizado de machine learning. Padrões, boas práticas, anti-patterns, lambda architecture enfim, tudo o que o arquiteto tem que mapear para conceber um projeto bem sucedido.
17:40 às 18:30
Big Data / Data Science - pergunte a vontade

Vamos responder as perguntas de todos os participantes. Envie sua pergunta com a hashtag #TDCBigData. Ou participe e venha perguntar pessoalmente.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de TI, entusiastas, estudantes, gestores, etc.



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO