#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Carreira Aprenda com quem já chegou lá

A comunidade do TDC é composta por profissionais fantásticos, profissionais que criaram suas próprias empresas, trabalham para grandes empresas, participam de projetos open source usados em todo o mundo, ganharam prêmios nacionais e/ou internacionais ou tudo isso junto! E eles têm muito mais a nos ensinar do que frameworks e novas linguagens de programação, nessa trilha eles vão nos contar a história por trás da carreira deles e sugerir caminhos que nós podemos trilhar e os que devemos evitar para construir carreiras igualmente notáveis.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia entrada nesta trilha! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.

Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
A história de uma desenvolvedora que virou escritora mundial

Conheça a história de uma desenvolvedora capixaba, que criou um blog de TI, mudou-se para São Paulo para trabalhar numa das maiores empresas do mundo, escreveu 6 livros em inglês (com tradução de 2 livros para o Chinês e Coreano) e hoje divide seu tempo entre trabalho, casa e família e comunidade de TI. Vamos bater um papo sobre como você pode investir em você, melhorar seu marketing pessoal, e gerenciar seu tempo entre trabalho, família e projetos pessoais.
11:10 às 12:00
O Empreendedor Corporativo: Como Não Atrofiar Seu Cérebro Após 18 Anos de Empresa Pública

Num Brasil onde concurso público é sinônimo de estabilidade e segurança, a tendência à acomodação é quase irresistível. Não para Serge Rehem. Há 18 anos na regional do Serpro em Salvador, participou/liderou diversas equipe e projetos inovadores, como o Programa do Imposto de Renda (IRPF) Java, Demoiselle Framework,Internalização de Tecnologias Móveis e a Adoção de Metodologias Ágeis. Não satisfeito, Serge sempre mantém um mundo paralelo que já passou por Bodyboarding, Java, Agile, Empreendedorismo, Programação & Robótica para Crianças e até Marketing Digital! Nesta palestra você vai conhecer um pouco desta história e vai perceber que empresa nenhuma tem o direito de atrofiar o seu cérebro. Só depende de você.
Open Source e Humanidade: mas o que minha carreira tem com isso?

Muito se fala na corrida pelas certificações, treinamentos, cursos etc. E de fato eles são muito importantes. Mas será essa a única forma de ganhar credibilidade no mercado? O objetivo dessa palestra é demonstrar a vantagem de participar de projetos open source e trocar conhecimentos com a comunidade; demonstrar que o modelo em que todos ganham é muito importante não apenas para a sua carreira, mas para a humanidade. Afinal, com quantas certificações Java terei a mesma credibilidade no mercado que o James Gosling?

Será demonstrado como a mérito pode ser maior que o número de patentes e certificados com o caso do Otávio Santana, commiter em projetos open source, dentre eles alguns projetos Apache. Sem falar que ele leva a sério fazer o futuro do Java, sendo commiter do OpenJDK desde o Java 7, e trabalha em algumas JSRs como Java Expert Group em todas as plataformas Java alem de ser membro executivo do JCP. Ganhou o título de Java Champion e o prêmio de Outstanding Member do JCP pelas suas contribuições nas especificações Java e no OpenJDK.

12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Que história você quer contar daqui a 30 anos?

Bate papo sobre envolvimento com a comunidade Python e como isso impactou minha vida de maneiras inesperadas, me levando a uma experiência de trabalhar apenas 2 dias por semana nos últimos 2 anos, viajar para 6 estados do Brasil e viajar para 2 países. Afinal, é possível isso sem ser rico? Apareça e contribua com a discussão!
14:10 às 15:00
À Procura da Felicidade

Você se sente feliz no trabalho? Sente-se feliz com o que faz? Quais são os seus objetivos? O que você espera da sua carreira? Nesta palestra contarei um pouco da minha história: os muitos e muitos erros que cometi e que gostaria de ter evitado. Falarei como cheguei naquilo que acreditava ser o fundo do poço, e também como saí dele. E principalmente, tentarei explicar aquilo em que acredito que é necessário para ser feliz como desenvolvedor - pois no sucesso eu ainda não cheguei, mas a felicidade eu já encontrei.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
10 passos para você se dar bem em uma entrevista técnica

Nesta palestra vamos ver o que é necessário para ter sucesso quando você é entrevistado para um novo trabalho. Indo um pouco além, será que você está atrás da empresa certa pra você? Será que você está procurando da melhor maneira? Como usar um recrutador? Se você já sabe onde quer trabalhar, como se preparar para o grande dia? E como proceder depois?
Torne-se um programador melhor

Ser um programador de alto nível vai muito mais além de escrever código bom, extensível e reutilizável. Mesmo aplicando várias técnicas avançadas e melhores práticas de programação, muitas vezes o lado humano de cada programador influencia no resultado de seu trabalho.
Apresento caminhos, decisões e atitudes, técnicos e não técnicos, que ajudarão você a se tornar um programador melhor. Alguns tópicos apresentados abrirão seus olhos para novos pontos de vista, e até mesmo novas possibilidades para sua carreira no futuro.
O relato da carreira de um programador e universitário cego

Conheça um pouco da história de Francis, um programador Cobol de um dos maiores bancos do Brasil e estudante universitário de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Será uma conversa sobre os principais desafios que enfrenta no trabalho e na universidade e uma mensagem de motivação para pessoas com alguma deficiência que queriam estudar/trabalhar com TI. Serão apresentados também dados e fatos sobre o mercado de trabalho da TI para PNEs no Brasil e no mundo.
16:40 às 17:30
Sendo um Evangelista/Advogado de Desenvolvedores

Empresas que produzem tecnologia precisam divulgar suas tecnologias para que desenvolvedores conheçam e usem em seus negócios. Nessa palestra será mostrado como dois programadores ex-colegas de trabalho numa mesma empresa viraram Evangelista/Advogado de duas gigantes de tecnologia no Brasil: Google e Microsoft. Nessa palestra você vai saber quais foram os skills desenvolvidos ao longo do tempo que permitiram que 2 desenvolvedores virassem referência técnica em comunidades de desenvolvimento de software.
17:40 às 18:30
Prepare-se para ser um profissional do presente

Normalmente nos focamos demais em buscar planos para o futuro e reviver o passado mas... e o nosso presente? Vamos falar sobre a carreira e o nosso momento atual. Como acolher o que ocorre no nosso dia a dia, escutar e entender o espaço que temos internamente para fazer acontecer?
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que estejam buscando construir uma carreira notável



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO