#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Internet das coisas na palma de sua mão

Uma trilha para amantes da eletrônica e makers.

Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Faça você mesmo, M2M, Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Computação Embarcada e muito mais.

Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados.

Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais.

Participe.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
M2M - A revolução já começou

Será demonstrado como estruturar e desenvolver uma arquitetura de serviços distribuída para realizar comunicação entre máquinas (Machine-to-machine) sem interferência humana utilizando 0MQ. O objetivo é esclarecer um pouco sobre M2M e aplicações distribuídas, olhando para o cenário de Internet das coisas que está crescendo cada vez mais.
11:10 às 12:00
Internet das Bananas e das Embaixadinhas e como a comunicação em tempo real pode ser usada em IoT

Nessa palestra será mostrado 2 cases de comunicação em Tempo Real em pet projects de IoT. No Internet of Bananas, bananas virtuais são enviadas de um dispositivo para o outro e no Internet of Kicks (Embaixadinhas) um sensor numa bola conta as embaixadinhas que é mostrada num telão. Nessa palestra será mostrado como essa comunicação em tempo real foi implementada
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
OpenDevice - Conectando coisas com Arduino/Raspberry/Android/Java

Nessa palestra será apresentada uma plataforma chamada OpenDevice que possuí uma série de ferramentas para integração e comunicação com dispositivos embarcados como: Arduino, Raspberry e afins, podendo ser controlado por: PC, Android ou mesmo pela nuvem usando Java ou JavaScript através de REST e WebSockets. O OpenDevice é uma ferramento opensource desenvolvida aqui no Brasil.
14:10 às 15:00
IoT & M2M: do protótipo amador até a indústria com a plataforma Gemalto

Nesta palestra Vinicius Senger, maker, desenvolvedor de hardware e software e criador de produtos como Program-ME e IoT Surfboard, vai mostrar como a plataforma de módulos Gemalto pode ser extremamente útil para projetos que estão partindo de uma idéia que deu certo para a indústria. Com módulo capazes de rodar Java ME junto com o poder de comunicação de redes 2g, 3g e 4g e um GPIO você pode construir coisas incríveis! Teremos a participação especial da Country Manager da Gemalto!
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Internet das coisas na perspectiva de uma tomada

Demonstrar por meio de uma tomada o que é a internet das coisas e para que ela serve, descrevendo modelo de arquitetura, hardware baseado em arduino, linguagens de programação.
16:40 às 17:30
Estratégias de Comunicação GSM

Um overview de técnicas, camadas de comunicação e como projetar seu gadget para IoT de forma a ter melhor eficiência em comunicação.
17:40 às 18:30
Economizando energia com dispositivos IoT

"Com a preocupação da escassez de recursos naturais em alta, a economia de energia elétrica está cada vez mais importante, pois com ela, conseguimos poupar recursos naturais e prolongar um pouco mais a capacidade de geração de energia elétrica. Porém um dos maiores problemas nessa economia é a conscientização ou mesmo lembrar que temos que desligar determinados equipamentos da tomada. Para nos ajudar, a Internet das Coisas pode resolver este problema, com a criação de dispositivos inteligentes que determinam se um equipamento não está sendo utilizado e o desligam automaticamente. Vou mostrar a criação deste equipamento e sua aplicação na prática, e o quanto de economia podemos gerar com o uso inteligente da energia elétrica."
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 25 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Comunidade Maker, profissionais e amantes da eletronica



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO