#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE Garantindo a Segurança em Aplicações Corporativas

Organizações do mundo inteiro tem utilizado a edição de Java que permite garantir a sua alta escalabilidade, segurança e confiabilidade. Esta edição chama-se Java EE (Enterprise Edition). Java EE é um ecossistema de mais de 6.000 empresas (desde de fornecedores, parceiros e usuários) que estão constantemente conversando e discutindo para que suas soluções possam ser utilizada por milhões de desenvolvedores, sem necessitar de adequações fortes em termos de capacitação. Neste ano, o conteúdo desenvolvido para esta trilha terá foco em segurança de aplicações corporativas que rodam em uma plataforma de Java EE, abordando assuntos de WebServices com REST, mensageira, segurança na Web e o futuro deste tema nas próximas versões da plataforma. Se você é um desenvolvedor senior, arquiteto de sistemas ou mesmo gerente de desenvolvimento, fica convidado não apenas a participar desta trilha, mas contribuir com suas experiências durante as apresentações.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
VIsão Geral de Segurança em Java EE

Uma grande parte do desenvolvedor Java EE esta acostumado a criar aplicações corporativas de forma rápida e fácil. Entretanto, no momento que se coloca a aplicação em produção, surge uma questão importante que não foi considerada em sua concepção: A minha aplicação é segura ? Mais e mais, nossas aplicações precisam ser seguras sem debilitar a qualidade que entregamos ao usuário. Nesta palestra, irá apresentar os principais conceitos de segurança dentro da especificação Java EE e como isso pode ser endereçado através de procedimentos e tecnologias disponíveis.
11:10 às 12:00
OAuth 101 - Como proteger os seus recursos em um ambiente conectado pela Web

OAuth 101 - Como proteger os seus recursos em um ambiente conectado pela Web
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
JMS Seguro: Intra-comunicação de aplicações com segurança

Mensageria é uma das formas mais eficientes de comunicação entre sistemas, uma vez que uma das propriedades deste serviço é garantia de entrega. Entretanto, em alguns ambientes onde se precisa garantir não apenas a garantia de entrega, mas também que a proveniência da informação é segura e que não foi adulterada durante o seu trajeto, é uma outra preocupação totalmente diferente. Nesta palestra, irá se demonstrar como se pode garantir a segurança em um ambiente de mensageria dentro da plataforma Java EE.
14:10 às 15:00
Segurança de aplicações Java EE e Mobile com Keycloak

Uma vez que a aplicação Java EE esteja pronta, como se pode garantir que todo o seu conteúdo pode ser acessível somente as pessoas certas em horários adequados. Como se pode garantir que esteja integrado com o sistema de diretório (por exemplo LDAP) de toda a corporação ? Esta palestra irá demonstrar formas padronizadas em Java EE e não -padronizadas que se pode garantir que somente as pessoas certas para os momentos certos, acessem somente a funcionalidade devida.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Construindo EJB seguros na Camada Transacional

EJB's (saindo da discussão entre suas vantagens e desvantagens) permitem que se faça toda a sua parte transacional de forma simples e declarativa. Entretanto, é possível adicionar dispositivos de Segurança em seu ciclo-de-vida ? A resposta é sim e nesta palestra, irá se demonstrar como isso é possível.
16:40 às 17:30
Painel de Experts: Como garantir segurança em aplicações

Com o advento de Cloud, percebe-se que o desenvolvedor em plataforma de Java EE irá depender mais e mais de conhecimento, processos e ferramentas para gerar e administrar segurança em suas aplicações. Que tipo de capacitação é necessária ? Quais as ferramentas disponíveis ? Como garantir que a segurança esta empregada e como detectar possíveis problemas (tais como invasão) ? Durante este painel, os palestrantes da trilha estarão abordado todos esses temas e muito mais.
17:40 às 18:30
Futuro da Segurança em Java EE 8

Uma das grandes vantagens da plataforma Java EE é o seu ecossistema em torno de pessoas em empresas que investem o seu tempo para discutir novas funcionalidades todos os dias. Nesta palestra, irá se demonstrar quais são as novas direções da plataforma Java EE 8 em torno de segurança e o que podemos esperar em termos de propostas e tecnologias.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 24 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Corporativos, Arquitetos de Segurança, Gerentes de Desenvolvimento




Apoio Trilha


Magna Sistemas

Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO