#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices e APIs Arquitetura Orientada a Serviços | Microservices | Transformação Digital

A nova era de serviços e integração digital. Dos novos tipos de APIs, Containers e Devops até a estratégia de transformação digital das companhias.

Abordaremos APIs, Cenários, Arquitetura Disruptiva, Evolução de Microcontainers, entre outros.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Smart Oriented APIs: A evolução do SOA, como ciência de modelagem de APIs

Atualmente, os desenvolvedores de APIs utilizam intensivamente somente duas especificações: Web Services Tradicionais e RESTful ? com a segunda ganhando muito espaço através de técnicas como Microservices. Esta palestra abordará uma nova visão para esse tipo de desenvolvimento, que leva em conta as mais diversas especificações que estão surgindo com foco em cada tipo de contexto e cenário. Novas especificações, como OData, GData, CMIS, Streams API, WebSockets, AtomPub e uma série de padrões como CQRS, HateOAS, Service Grid e outras, trarão muitas opções a desenvolvedores e a possibilidade de usar o que melhor funciona em cada contexto. A palestra também abordará o uso de frameworks de integração (ESBs) versus produtos de gestão de APIs (API Managers) como APIGee e CloudHub, que facilitam o design de arquiteturas orientadas a APIs, sem a burocracia excessiva de ?arquiteturas SOA obsoletas?. Também é apresentado o uso de ALM em conjunto com essa estratégia, fazendo-se um paralelo com a introdução de técnicas de Microservices. Por fim, iremos falar sobre os desafios que ainda teremos para composição de serviços, como controle transacional e compensações ? e como esse problema poderá ser melhor resolvido através de uma nova DSL de máquina de estados, poliglota, implementada em diversas linguagens.
11:10 às 12:00
Microservices, Web APIs e a morte dos monolitos

O mercado criou a necessidade de sermos cada vez mais dinâmicos e reativos, a competitividade nos exige soluções rápidas em uma variedade de plataformas e clients nunca antes imaginada, nessa palestra vamos abordar brevemente cada faceta dessa tendência de mercado cada vez mais consolidada.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Arquitetando micro serviços reativos

Entenda como escrever software combinável que se mantém responsivo por ser elástico sob carga e resiliente na presença de falhas. Você encontrará dicas de como aplicar princípios de design na construção de um sistema orientado a mensagens que são escaláveis e resilientes.
14:10 às 15:00
Continuous Delivery & APIs: Evoluindo uma Arquitetura Orientada a Serviços

Nessa apresentação você irá conhecer os desafios, os benefícios e as lições aprendidas pela Infoglobo durante a implantação de Continuous Delivery no ciclo de desenvolvimento de integrações entre aplicações através de um Barramento Corporativo de Serviços.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Lições aprendidas de um grande projeto SOA

Recentemente participei desde o início de um grande projeto SOA, onde um dos maiores problemas foi uma corrida desenfreada contra o tempo. Acredito que a principal lição, e um tanto quanto obvia, foi: quanto mais rápido você tenta correr, mais se distancia do seu objetivo. Nesta Palestra serão apresentados alguns aspectos do projeto como Arquitetura, Governança, Modelagem, Estratégia e Comunicação de dois pontos de vista: Do Cliente e da Fábrica. Na segunda parte será apresentado como foi feita a integração contínua do projeto.
16:40 às 17:30
Modernizando Aplicações Legadas: Do código existente a APIs

Esta será uma palestra 100% prática, com poucos ou nenhum slide, que visa mostrar de forma pragmática como é possível modernizar as aplicações de forma ágil, incremental e eficiente. O ponto mais interessante da palestra é o fato de todas as soluções a serem utilizadas serem 100% Opensource.
17:40 às 18:30
Serviço de Integração na Nuvem: Vantagens e Desafios

Nesta apresentação, veja como empresas podem simplificar a integração entre serviços na Nuvem e aplicações On Premise, maximizando o investimento em ambos os lados através de uma plataforma de Integração na Nuvem. Como você pode desenhar APIs de forma inteligente e facilmente conectá-las com o uso de adaptadores através de uma interface Web, com o mínimo de codificação, e o máximo de retorno, e quais os desafios que empresas enfrentarão no futuro para permitir este modelo de integração.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de Sofware Sr, Desenvolvedores Sr, Arquitetos de Software



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO