#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Produtividade, boas práticas e comunidade

Entenda porque muitas startups e desenvolvedores estão utilizando Ruby.

Conheça nesta trilha as principais ferramentas, técnicas e serviços para trabalhar com Ruby, fazendo da forma certa e sendo produtivo.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Package anything with fpm-cookery

Commonly in startups, you probably don?t be worry about how your application artefacts are managed to be deployed in a server: compressed files or JAR/WAR files combined with a set of scripts. However, for larger companies that uses not only one or two servers, but a entire pool of machines, it requires some control and organisation to deploy apps. You can handle this case with some automation / configuration management tools like Ansible, Puppet, Chef, of course. But using a set of scripts can be hard to maintain all deployment steps, from artefact update to rollback. If you distribute your software using a Operational System package manager like YUM (CentOS) or APT (Debian, Ubuntu), your deployment will be easier because these tools handles software changes in a good way. It sounds good, but package binaries is a pain for developers or newer sysadmins that don?t have knowledge about how YUM/APT works. It requires creation of one or a lot of configuration files to be updated and when you have multiple artefacts probably packaging them will be a nightmare. Here enter fpm-cookery, a Ruby gem responsible to package artefacts based on recipes, much easy to use. It will be your swiss knife for anything that you need to package, from common binaries not distributed in YUM/DEB formats to programming languages from source, compiling when needed.
11:10 às 12:00
Hound CI: Seu código com estilo

Manter um código limpo e com estilo, faz com que programadores consigam dar manutenção em códigos escritos por outros programadores. Saiba como o Hound CI, pode lhe ajudar a certificar que seu style-guide esta sendo seguido no seu projeto.
40 Boas Práticas de Ruby

Você vai sair daqui com 40 boas práticas essenciais que aprendi no dia-a-dia trabalhando em um projeto de BI (Business Intelligence) e que pode te poupar muita dor de cabeça e tempo. Estão inclusos: melhorias de performance, corretude e sanidade dos dados, economia de memória, qualidade de código, prevenção de bugs, etc.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
DSLs em Ruby

Aumentar o nível de abstração e legibilidade do código são filosofias tão fortes na comunidade Ruby, que delineiam até mesmo a evolução da VM da linguagem. Como reflexo disso, temos a utilização de DSLs em larga escala nos principais frameworks Ruby. Entretanto, o código de nossas aplicações utilizam todo esse ferramental? Nessa palestra serão discutidas técnicas para implementação de internal DSLs, utilizando conceitos avançados de metaprogramação em Ruby. As diferentes abordagens de implementação serão exemplificadas através códigos de fonte de frameworks largamente utilizados pela comunidade, como Sinatra, ActiveRecord, OneBox entre outros.
14:10 às 15:00
Tirando proveito das Rails Engines

A medida que a aplicação cresce, cresce também a complexidade de dar manutenção às dezenas de models, controllers, views e rotas. Para resolver esse problema, um pattern bastante usado é o de microserviços. Nesse talk iremos explorar uma solução que possa vir antes dos microserviços, algo dentro do "Rails way" para isolar uma funcionalidade e reduzir a complexidade da aplicação.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Uma história de open source

Nesse palestra, vou apresentar a minha experiência com o desenvolvimento do Shoryuken, um processador de mensagens baseado no Sidekiq, porém para o Amazon SQS. Tópicos abordados: Como foi construído; Como convencer o seu chefe para fazer open source e fazer com que ele patrocine o projeto; Como engajar usuários; Shoryuken (Amazon SQS) vs Sidekiq (Redis); Conclusão.
16:40 às 17:30
Interfaces ricas com Rails e React.JS

Hoje em dia cada vez mais é preciso criar aplicações com interfaces ricas, e tirando o máximo proveito de recursos como AJAX e alteração parcial dos dados da tela. Nesta palestra vamos ver como implementar isto com React.JS para criar uma interface baseada em componentes. Facilitando a re-utilização de código e possibilitando a integração com o Rails, fazendo com que as páginas possam ser renderizadas no servidor ou no cliente melhorando a performance da aplicação desde a primeira renderização de página.
17:40 às 18:30
Crescimento e Performance de uma aplicação em Rails

Esta palestra tem o intuito de mostrar lições aprendidas e dores durante o crescimento do RDStation (produto da Resultados Digitais), escolha de tecnologia, testes, crescimento do volume de dados, monitoramento, performance no backend e no frontend.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 25 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores Ruby e interessados em conhecer a linguagem e seu ecossistema.



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO