#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Scala Produtividade com segurança

Existem muitas linguagens hoje em dia que se dizem "produtivas", ou "rápidas".

Alguns gostam de chamar essas linguagens de "linguagens ágeis".

Mas o que geralmente não é dito é o custo que essas linguagens trazem em termos de manutenção e corretude do código.

Scala é diferente, com um compilador que nos ajuda de verdade.

Nesta trilha, iremos mostrar isso tanto em termos teóricos quanto práticos.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Scala.js: Uma Introdução

Uma introdução ao Scala.js, o compilador de scala para javascript. A sua chance de escrever toda sua aplicação em Scala, do back ao front!
11:10 às 12:00
Programação assíncrona com Futures e Promises

Uma das técnicas mais importantes para desenvolver aplicações responsivas é não bloquear o sistema aguardando a conclusão de processamentos de dados, ou seja, evitar processamento síncrono demorado. Nesta palesta, iremos abordar o uso dos elementos Future e Promise, presentes na API padrão do Scala, para processamento assíncrono e de quebra tolerante a falhas.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
FP e ScalaZ - motivações, conceitos e exemplos (mas sem mistérios... quase)

Nesta palestra irei introduzir o uso de ScalaZ. Para isso uma rápida visão das bases conceituais será apresentada, onde as motivações para o uso de um sistema de tipos robusto e o uso da parte "segura" de Scala será justificada. Esta palestra presume o conhecimento da sintaxe e uso geral de Scala, e é especialmente focada para aqueles que apesar de serem programadores Scala ainda não tiveram contato com conceitos específicos a programação funcional como raciocínio equacional e classes de tipos.
14:10 às 15:00
Migrando para o Slick 3

Atualmente estamos analisando o Slick 3 na 99Taxis, utilizando um dos novos microserviços como teste de migração do Anorm para Slick. Nosso objetivo é fazer uma análise da ferramenta e esforço de migração para que possamos replicar para todos os sistemas.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
BigData de música usando atores em Scala

Como criar uma infra-estrutura escalável, robusta e eficiente para mapear dados em milhares de rádios, tvs e sites de música? A Playax é uma startup de inteligência de dados no mercado da música e usa Scala e o modelo de atores. Mostraremos nessa palestra detalhes e códigos dessa arquitetura e como ela está resolvendo o problema de milhares de artistas.
16:40 às 17:30
Scala, Java e AWS no Eduvem

Queremos compartilhar nesta apresentação as decisões de projeto do Eduvem, a plataforma de e-learning da Craftware, e como evoluimos para capacitar dezenas de milhares de profissionais. O Eduvem é totalmente executado com software livre. No lado do servidor, criamos uma API REST usando Java EE como plataforma e Scala como linguagem de programação. Esta API é gerenciada pelo AWS OpsWorks, um serviço para automação baseado em Chef. O lado do cliente é uma "single page web application" projetada para tablets, escrita em Java e compilado para JavaScript com GWT. Assim como o conteúdo dos cursos, este cliente é servido por uma rede de disribuição de conteúdo, o Amazon CloudFront, que nos trouxe diversos benefícios de custo e desempenho. Em qualquer componente, todas alterações são publicadas imediatamente em ambientes de desenvolvimento e homologação. Apresentaremos detalhes de implementação desta e outras práticas de desenvolvimento e operações que nos ajudam a inovar com agilidade e eficiência.
17:40 às 18:30
Usando o modelo de atores para criar um bom Design para nossas aplicações

O modelo de atores é conhecido como uma excelente alternativa para desenvolver sistemas altamente concorrentes. Porém, uma das consequências de se usar esse modelo é que ele impacta nosso design, ou seja, precisamos pensar de forma diferente do que estamos acostumados. Mas isso é ruim? Nesta palestra iremos ver que, em alguns cenários, essa forma diferente de pensar pode ser benéfica.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 24 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Programadores que tenham alguma experiência mínima em qualquer linguagem



Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO