#TheDevConf 2015
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Testes Sem testes não dá!

Hoje em dia não da para falar em desenvolvimento de software sem falar em Teste de Software. Há sempre uma equipe de profissionais pronta para ajudar em todo o processo de desenvolvimento para que o software tenha, além do necessário para seu funcionamento, diversos atributos de qualidade.

Esta trilha se destina a todos os profissionais de teste de software e comunidade a conhecem o que há de mais atual em Teste e Qualidade de Software.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Integração continua com Docker + Ansible + Spot Instance

Como criar um ambiente rápido, homogêneo e barato, para feedback constantes e release confiáveis. Algumas soluções para builds demorados, ambiente de dev diferente do ambiente de build, feedback rápido para as equipes e segurança para entregas de release.
Minha otimização da qualidade organizando-se de modo Lean

O pensamento Lean promove estabilidade no sistema de trabalho auxiliando equipes de desenvolvimento ágil a entregar software com qualidade. Será apresentado o que foi aplicado do método Kanban e os resultados obtidos para a qualidade dos projetos.
11:10 às 12:00
Automação de testes em APIs REST com Rest-Assured

Testar APIs Rest se tornou algo imprescindível, uma vez que muitas empresas tem aderido a este estilo de arquitetura. Nesta palestra discutiremos alguns conceitos sobre testes em APIs e veremos na prática como criar testes usando Rest-Assured, um framework open-source escrito em Java.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Testes em uma startup do mundo financeiro

Em qualquer empresa hoje em dia, testes são fundamentais. Imagine então em uma startup que está criando um banco do zero no Brasil. Nesta palestra quero apresentar de forma sucinta o processo de desenvolvimento no Nubank, nossa arquitetura de micro serviços, como fazemos os testes em cada etapa do processo, e por fim, nosso processo de deploy automatizado.
Testes de UI: não aceite mais falso negativos

Um teste falha em sua ferramenta de CI. Você lê o nome do teste e já sabe: é só rodar novamente que ele deve passar. Se você está nesse cenário, não se sinta sozinho, muitos times enfrentam o mesmo problema. Não podemos admitir que falso negativos atrapalhem o feedback da nossa integração contínua. Apesar de falso negativos terem diferentes origens, como serviços externos e diferentes timezones, é bastante comum que eles apareçam quando utilizamos chamadas AJAX em nossa interface. Essa palestra traz uma reflexão sobre o que, e como, devemos escrever nossos testes de interface visando ter uma suíte confiável e fácil de manter. Os conceitos serão ilustrados através de exemplos reais, utilizando o Selenium e o QUnit para nos ajudar nessa tarefa.
14:10 às 15:00
Testando Apps Android na Nuvem

A qualidade de suas aplicações Android é importante para você e seus usuários? Acha que você poderia otimizar o processo de testes? A fragmentação do ecosistema Android tem prejudicado seu processo de qualidade? Participe desta palestra para entender como começar à automatizar os testes de sua app utilizando recursos do Android Testing Framework e como escalar seu processo de testes para diversos devices utilizando ferramentas em nuvem.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Clean Code para Testers

Você é um tester que trabalha com automação? Já parou para pensar na qualidade do código de teste que você desenvolve? Nesta palestra, vamos apresentar, de forma simples e com exemplos, conceitos de Clean Code e mostrar por que você deve aplicá-los nos seus testes.
16:40 às 17:30
Testes automatizados em Android: mão na massa

Na plataforma Android, há várias abordagens para a escrita de testes automatizados. No entanto, é difícil entender as nuances de cada uma delas, e as equipes de deseódinvolvimento e testes acabam não utilizando apropriadamente cada ferramenta. Nesta apresentação, mostraremos cómo aplicar algumas das principais ferramentas de automação em vários casos de uso, com exemplos de código. Discutiremos cómo projetar a arquitetura de aplicativos Android para favorecer sua testabilidade.
17:40 às 18:30
Como Melhorei a performance dos meus testes automatizados com py.test e factoryboy

Apresentação de case onde a mudança de suíte de ferramentas e mindset melhorou a execução de testes no dia a dia, testes esses que são usados diariamente pela equipe de desenvolvimento, fora os testes unitários
Jurassic Testers: Como lidar com os dinossauros no ambiente de trabalho

Quem nunca sugeriu algo novo e viu as pessoas "mais experientes" torcendo o nariz? Na área de testes é muito comum isso acontecer. Em um mundo onde os testes manuais dominaram por anos e anos e muitas pessoas acabaram se especializando, é comum receber críticas e sofrer resistência ao sugerir que as coisas mudem. Essa palestra busca mostrar como contornar esses problemas e como convencer aos poucos os dinossauros que insistem nas técnicas ortodoxas.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Julho de 2015

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Testadores, Desenvolvedores, Analistas e comunidade em geral




Patrocínio Trilha


CA Technologies

Apoio Trilha


TecSinapse

Patrocinadores

GOLD


MEDIA


REALIZAÇÃO