TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Tendências, tecnologias, futuro e o arquiteto!

A arquitetura das aplicações é uma peça chave para o sucesso do seu projeto de software. Esta trilha vai apresentar as principais tendências de mercado em termos de tecnologias e métodos com palestras que são úteis para as mais diversas linguagens e plataformas de programação.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolva e Execute Aplicações Feitas para a Nuvem numa Arquitetura de Microserviços
Edson Yanaga
Você tem ouvido falar de microserviços por meses, e provavelmente já deu uma olhada em 12-fator apps e cloud-native apps também. Mas há uma enorme quantidade de diferentes frameworks e ferramentas que você pode utilizar para criar o seu software e a sua arquitetura de microserviços. Você quer utilizar a melhor ferramenta para o trabalho, e você precisa de um pipeline de DevOps para orquestrar e implantar tudo isso. Assista esta palestra para ver uma demonstração ao vivo de como diferentes tecnologias e ferramentas podem abrir seus olhos para as possibilidades que microserviços podem lhe oferecer. Apresentaremos containers, Docker, Kubernetes, Wildfly Swarm, Spring Boot, NodeJS, .NET e talvez muito mais.
11:10 às 12:00 Padrões de Arquitetura de Alto Desempenho e Confiabilidade
Celso Crivelaro
Trabalhar com milhares de requisições e mensagens por dia já é um desafio para arquitetura, imagina parte do software ter requisitos de alta disponibilidade e alta velocidade. Nesta palestra irei falar em padrões de projeto para confiabilidade e escalabilidade que irão garantir que o seu software escale e garanta a consistência ao seu usuário. Entre esses padrões, há arquitetura de caches, uso de APIs e integrações e padrões de como encapsular a sua plataforma para que se proteja de falhas e sobrecargas.
12:10 às 13:00 Arquitetura: Débito técnico zero
Miere Liniel Teixeira
Pressionados pela entrega, equipes de desenvolvimento de todo o mundo sustentam o mito de que a reescrita de um software é capaz de resolver os débitos técnicos que foram criados no software até então. Esta palestra tem a intenção de quebrar o mito da reescrita de software e mostrar uma abordagem prática e empolgante para amadurecer o time e colher os frutos de uma arquitetura com débito técnico zero!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Arquitetura para Entrega Contínua
Fabiano Modos / Leonardo Kobus
Atualmente temos vários cenários de sistemas sendo migrados/desenvolvidos para microservices. Isso impacta também no processo de integração continua e entrega contínua, onde anteriormente tínhamos a necessidade de liberar somente uma aplicação. Nesta palestra iremos demonstrar uma arquitetura desenvolvida para facilitar o processo de entrega contínua e gestão de configuração dos serviços, utilizando tecnologias como maven, jenkins, flyway, nexus e etc. Essa arquitetura é utilizada em um sistema critico de autorização de documentos fiscais, onde alcançamos um cenário com vários deploys diários em produção.
Sucesso ou Derrota na Arquitetura de Software em Times Ágeis
SERGIO GIRALDO
Arquitetura de Software é crucial para a qualidade do seu projeto e você já sabe que ela vai emergir durante as iterações. Tem certeza? Quais as chances da arquitetura de software dar certo no seu time ágil? Os projetos ágeis balançam entre fazer arquitetura de software upfront e entregar rápido na premissa de que a arquitetura emerja dentro do time. Há situações em que a arquitetura realmente é construída iterativamente e outras em que isto não acontece. Como a arquitetura do software é um indicativo da qualidade, poder antecipar com alguma segurança se ela pode ser construída iterativamente é um diferencial. Se você notar algum risco nesta estratégia você pode usar outras abordagens. Há indicadores nas práticas que você executa, no modo como seu time está constituído, nas características da sua empresa, nas particularidades do seu projeto que permitem antecipar alguma grau de sucesso ou derrota. Esta palestra mostrará alguns destes indicadores e em que grau eles podem determinar como a arquitetura de software comportar-se-á iterativamente.
NodeJS, Non-blocking é a solução para todos os nossos problemas?
Jéferson Machado
A moda dos últimos tempos são os projetos utilizando NodeJS. Mas será que finalmente conseguiram criar a bala de prata? Ou será que as pessoas não estão entendendo os princípios dessa tecnologia e estão utilizando a mesma em situações onde ela não se encaixa.
15:10 às 16:00 Escalando para os Primeiros Milhões de Usuários
Julio Machado Faerman
A computação em nuvem oferece diversas vantagens, entre elas a capacidade de redimensionar a infraestrutura sob demanda. Se você tem um novo negócio e quer usar a nuvem, você poderia estar se perguntando: "Por onde começar?" Nesta sessão você entenderá as melhores praticas para redimensionar seus recursos do primeiro até milhões de usuários. Mostraremos como combinar diversos serviços da AWS, como tomar decisões de arquitetura e como redimensionar sua aplicação na nuvem.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando uma arquitetura para processamento de dados em stream usando Golang, RabbitMQ e MongoDB
Kamila Santos Hinckel / Matheus Vill
Iremos apresentar sobre a migração entre arquiteturas de dados, de um modelo mais antigo baseado em Postgres e scripts PLSQL, para um modelo escalável e que visa redução de custos na AWS. Esta arquitetura é baseada em MongoDB e RabbitMQ, utilizando a linguagem Golang. Iremos explicar os motivos da migração e da escolha de tais ferramentas, bem como quais os problemas enfrentados e como foram resolvidos. Iremos falar sobre as estratégias para deploy dos serviços utilizando o Kubernetes e também sobre a nossa experiência com testes em microserviços entre equipes.
17:40 às 18:30 Mais e mais Builds Simultâneas no Snap CI
Andrei Tognolo / Henrique Rezende
Desde seu início o Snap CI buscou uma arquitetura enxuta, que atendesse as demandas do momento, mas que fosse simples o bastante para ser evoluída. O número de builds simultâneas cresceu e tivemos que evoluir nossa arquitetura. Nessa palestra vamos apresentar a arquitetura do Snap CI, apresentar os problemas de escalabilidade que sofremos e os caminhos que trilhamos para evoluí-la.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, líderes de equipe?


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO