TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData Nova tendência, novas oportunidades.

Saiba e conheça mais sobre BigData e seus 3V's: volume, variedade e velocidade. Aprenda como usar ferramentas não-convencionais para minerar enormes volumes de dados estruturados e não estruturados e extrair informações de valor que podem mudar o futuro de sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 NLP e Documentos Oficiais do Governo: Desafios e Oportunidades
André Camargo do Amaral
"Toda a regulamentação de qualquer atividade exercida no país ou tomada de decisão de algum orgão ligado ao governo, deve ser, obrigatoriamente, publicada no Diario Oficial da União ou em outros meios de comunicação oficiais, por dia essas publicações podem totalizar mais de mil páginas de docuemntos. Muitas empresas dependem dessas informações e por isso monitoram essas fontes em busca de noticiais importantes ligadas a elas ou ligadas a suas atividades. Existem poucos serviços e aplicações que facilitam esse trabalho e muitas vezes esse serviços não são tão flexiveis para atender algumas demandas especificas. As técnicas de Processamento de Linguagem Natural surgem como uma alternativa para processar essa grande quantidade de informações em tempo útil para as empresas para que posteriormente sejam desenvolvidos serviços cada vez mais flexiveis. Nessa mini-palestra serão apresentados os desafios de NLP para o nosso idioma nesse contexto governamental, as oportunidades que podem surgir dos documentos oficiais, e será apresentado um case de sucesso."
11:10 às 12:00 Padrões e Melhores Praticas em Big Data na AWS
Julio Machado Faerman
Globalmente estamos acelerando em volume, velocidade e varidade nos sistemas orientados a dados. Consumidores e negócios demandam análises com atrasos máximos de segundos ou até millisegundos. A AWS oferece soluções para diversas necessidades em Big Data, da ingestão à visualização, mas quando e como usar cada um destes serviços?
12:10 às 13:00 Big Data na globo.com
Renan Oliveira
Como bilhões de eventos diários ajudam a revolucionar com dados o maior portal do país.
Machine Learning no Azure
Osvaldo Daibert
Bancos de dados podem esconder muitos segredos, especialmente se ele é grande e abrangente. Este cenário pode ser analisado de forma inteligente para que possamos encontrar padrões que seriam complexos demais para um ser humano detectar e com estes resolver muitos problemas. Isto é exatamente o que Machine Learning faz: examinar grandes quantidades de dados procurando por padrões e gerar código que te ajude a lidar com os dados e formular predições. Venha aprender como fazer tudo isso de forma prática e simples dentro do ambiente do Azure.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Learning Analytics: utilizando Data Science para melhorar a educação
Matheus Braun Magrin
A análise de dados é uma ferramenta chave utilizada por muitas empresas para refinar seus processos de venda. E se ela também pudesse nos ajudar a encontrar soluções para os maiores desafios na área da educação? Learning Analytics é um campo de estudo recente mas que já apresenta resultados promissores. Os objetivos desta palestra são aprender mais sobre a área e conhecer alguns exemplos que aplicaram Learning Analytics com universidades. Incluindo o projeto Prisma, da empresa Bravi, e como ele foi construído com as ferramentas do ecossistema Python.
Processamento de dados ao extremo no LHC (Large Hadron Collider)
Darin Jay Sleiter
É necessário a maior grade de computação do mundo para lidar com a carga extrema de dados produzidos no LHC, mesmo depois de jogar fora 99,99% dos dados. Nesta palestra serão descritos os sistemas de hardware e software incríveis que são exigidos para tratar todos os dados. Depois disso, haverá uma breve demonstração utilizando Python com Pandas em um Jupyter Notebook demonstrando como os dados dos detectores são utilizados para descobrir partículas.
15:10 às 16:00 De dev sênior a data scientist junior: 3 coisas que aprendi
Rodrigo Bastos Vieira
Depois de 15 anos como programador apaixonado por matemática, em 2015 passei a também trabalhar com Data Science, na criação de modelos preditivos e análise de dados. Nessa palestra-relâmpago vou compartilhar as 3 principais lições que tive nessa transição, e que também tem me ajudado a ser um programador melhor.
House of Data - ciência de dados para desenvolvedores
Ana Paula Gomes
Hoje produzimos milhões de dados e temos o desafio de extrair informações relevantes desses dados. Nesta palestra serão exibidas técnicas e bibliotecas que o desenvolvedor poderá utilizar para extrair informações úteis e produzir softwares mais inteligentes.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Mídias sociais como termômetro macro-econômico
Rodrigo Coutinho
Qual a relação entre Omelete de Tofu e inflação? Ou talvez blogs de receita online com indicadores macro-econômicos? Baseado em estudo feito em 2012 no Sudeste Asiático, uma relação clara e de importância crucial. Foram analisados mais de 1.5 milhões de posts (Twitter, Facebook, blogs e fóruns) e baseados nas conversas e tópicos discutidos foi feito um modelo matemático que consegue prever inflação com mais de 90% de precisão. O seu update no facebook é muito mais importante e relevante do que você pensa.
17:40 às 18:30 Como se tornar um data scientist
André Carlucci / Marcelo Pias / Marcos de Oliveira dos Santos / Jean Martina / Lucas de Paula
Bate-Papo sobre como se tornar um Data Scientist, o que tem em sua caixa de ferramentas e o que há por vir.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que querem conhecer mais os conceitos de bigdata, incluindo arquitetos de soluções empresariais, arquitetos de soluções de big data, cientistas de dados e analistas de dados.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO