TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Utilizando o poder da nuvem em seu favor.

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, seu processo de entrega de software e seu negócio. Na trilha de Cloud Computing do TDC teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Integração em Nuvem Hibridas
Giuliano Diniz de Morais

Nessa apresentação o foco será integração de nuvens híbrida (Hybrid Cloud). O palestrante irá passar pelos conceitos de nuvens privadas, públicas e híbridas, além de abordar alguns tipos de integração utilizados na nuvem como REST API, JDBC e eventos, utilizando um Gateway de integração baseado em Docker container.

Uma breve introdução ao IBM Bluemix, uma plataforma de inovação para desenvolvedores na nuvem, e na sequência o palestrante apresentará um exemplo prático de integração Cloud com On-premise (fora da nuvem) utilizando as tecnologias apresentadas.

11:10 às 12:00 O poder da nuvem para soluções Open Source em ambientes PaaS (Plataforma como Serviço)
Osvaldo Daibert

Plataforma como serviço, ao contrário da Infraestrutura como serviço, abstrai o desenvolvedor de se preocupar com a instalação do sistema operacional, middleware de aplicação e frameworks, deixando o desenvolvedor realmente focado no que interessa para ele: CÓDIGO!

Nesta sessão, vamos ver em detalhes como funciona o desenvolvimento de uma aplicação Open Source, desde a programação até o checkin no Github, passando pela preparação dos ambientes de desenvolvimento e produção e o deploy automático na nuvem.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Explorando o OpenStack
Renato Serra Armani
Vamos juntos explorar o projeto OpenSource que é um fenomeno mundial para a construção de nuvens públicas e privadas.

Entenda como essa poderosa plataforma de Cloud Computing OpenSource e Anti Lock-in pode ser a escolha certa para novos projetos ou para suportar suas aplicações existentes.

O objetivo é explorar tanto as funcionalidades como a organização da comunidade e do projeto para desenvolvedores que desejam desenvolver aplicações para nuvem ou que tenham interesses em contribuir com este projeto de grande relevância na industria de TI mundial.
14:10 às 15:00 Dockers in the sky with Diamonds
Rafael Rocco Salles
O futuro das tecnologias de orquestração de serviços na nuvem. Nesta sessão você é convidado a conhecer o processo de desenho e desenvolvimento de uma arquitetura de serviços na nuvem com suporte para infra-estruturas híbridas, abstração de serviços e aplicações, com máxima eficiência para ambientes de desenvolvimento e produção.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 OpenShift v3 - A revolução dos containers
Ricardo Martinelli de Oliveira / Filippe Spolti
Cloud Computing se tornou o estado da arte da computação pela sua essência de aproveitar o máximo possível dos recursos computacionais do datacenter de uma empresa.

O OpenShift, ao lançar o projeto Origin, mostrou como softwares de Código Aberto podem e fazem um ambiente de Cloud Computing ser ainda mais eficiente.

Nessa palestra, iremos mais a fundo da nova versão do OpenShift (versão 3.0) e mostrar que a revolução da Cloud entrou numa nova revolução: A dos containers.
16:40 às 17:30 Cloud Computing Fishbowl
Edson Yanaga / Christiano Linuxmen / Luciano Antonio Borguetti Faustino
Fishbowl é um modelo de debate em que todos podem participar. Faremos uma enquete durante o dia com os temas que os participantes gostariam de discutir durante este animado Fishbowl!
17:40 às 18:30 Inovação na Escala da AWS
Julio Machado Faerman
Nesta sessão apresentaremos uma visão dos bastidores das inovações que tornam a nuvem da AWS única.

Mostraremos exemplos das inovação em redes, partindo do backbone inter-regiões, passando por roteadores e pilhas de rede personalizados, até chegar em servidores individuais.

Mostraremos desde exemplos e características de hardware, storage e energia até o topo da pilha, em streaming e processamento de dados em alta escala. Aprofundaremos também nas inovações em bancos de dados, onde a AWS está redefinindo os limites de escalabilidade e performance, reduzindo custos e eliminando boa parte das tarefas administrativas. Participe desta sessão e saia com um entendimento mais profundo das inovações por trás da nuvem.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Desenvolvedores e Administradores de Sistemas


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO