TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Para quem busca inovação tecnológica com conexão humana

A Trilha Design Thinking em São Paulo e Porto Alegre em 2015 foram um sucesso! Agora é a vez de Florianópolis compartilhar suas experiências no #TheDevConf. Muitas empresas já utilizam o Design Thinking para criar em seus projetos, produtos e serviço. Você já deve ter ouvido sobre como Design Thinking. Seja pelas práticas e ferramentas que maximizam as interações entre os diferentes perfis de nossos times para: Entender o nosso usuário: como ele pensa, age, o que o motiva, o que ele quer Criar Idéias juntos com nosso time multidiscplinar e também trazendo o usuário Prototipar o mais rapidamente possível as idéias (com sketchs, scripts, lego,etc.!) Testando as idéias através destes protótipos(sem acabamento) com os nossos usuários! e Aprender e recomeçar o ciclo para criar funcionalidades, características e experiências que realmente tenham valor para nosso usuário e eliminando o desperdício de fazer algo que ele não vai usar! Se não ouviu ainda esta é oportunidade de Ver e Ouvir como nossos colegas do mundo TI estão aplicando sua confiança criativa para resolver problemas do mundo real e criar produtos e serviços com tecnologia e conexão humana e alcançar a tão almejada inovação!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O que é Design Thinking
Adilson Chicoria
Você verá o que é Design Thinking e como pode ser usado gerar inovação centrada no usuário.
O DT e o acaso: inovação no improvável (15 min)
Igor Drudi
"Como o mindset de design pode oportunizar melhores soluções promovendo o ""não esperado"". O processo não é receita de bolo, mas visa que a perseverança, inteligência e senso de observação dos integrantes sejam o grande drive para sair do lugar comum. "
11:10 às 12:00 Formando times inovadores (25 min)
Simone Beltrame / Luigi Cenatti Gianni
"Esta palestra contará sobre a nossa experiência na Resultados Digitais com a formação de times inovadores capazes de resolver problemas de forma ágil. Com base nesta experiência, apresentaremos uma nova forma de enxergar o papel de diferentes membros do time além de como inserir o Design Thinking neste processo. Com o crescimento acelerado do nosso Time de Produto, o processo de desenvolvimento inevitavelmente deve passar por mudanças constantes: o que você funciona para uma equipe de 10 pessoas com certeza não funcionará para uma equipe de 60. Em algum momento dessa transição, você perceberá que está cada vez menos ágil e incapaz de entregar valor com velocidade. Nossa solução para este problema foi criar times com capacidade de inovar constantemente! Inovar é encontrar soluções para pequenos ou grandes problemas. Não significa ?reinventar a roda? ou ter uma ideia milionária a cada semana. Significa quebrar padrões: encontrar novas maneiras de fazer algo que já é feito há muito tempo. É resolver problemas ou se antecipar a eles. É trabalhar de forma co-criativa, nutrindo uma cultura onde arriscar é incentivado e o Designer, Dev, PO, usuário, Time de Atendimento e Marketing trabalham em conjunto para encontrar a melhor solução."
Designers Estratégicos - Agentes de transformação (25min)
Fernanda
Os desafios e as realizações de colocar na prática os 3 pilares do Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação no mundo corporativo. Vamos desvendar juntos os processos para disseminar a cultura de inovação em organizações, facilitar a integração de equipes e como a implementação de processos criativos podem transformar o dia-a-dia de uma empresa e entregar resultados efetivos.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Service design: Melhorando a experiência do usuário do começo ao fim da jornada (25min)
Priscilla Albuquerque / Cilene Ribeiro
"Estamos na ?era da experiência?, não buscamos mais apenas o serviço e a comodidade, o que queremos a nível de satisfação de desejos é a experiência de consumo, queremos nos sentir especiais. Para startups que já possuem claramente a sua proposta de valor e modelos de negócio, o produto em si é apenas um dos pontos de contato que precisa fascinar o cliente, e geralmente é nesse ponto que são direcionados todos os esforços da empresa. Entretanto, além disso existe um universo de outros momentos de interação do cliente que somados constituem a percepção e experiência de uma pessoa com a empresa. O que quer que você esteja entregando de valor para o cliente, sempre haverá espaço para orquestrar e melhorar a experiência como um todo e elevar seu nível de satisfação. As metodologias do design de serviço oferecem uma série de recursos que auxiliam a pensar na jornada com um todo, resultando em níveis de excelência que podem significar um aumento expressivo da competitividade."
Design como potencializador do empreendedorismo (25 min)
Luciana H Terceiro / Natalí Garcia
Às vezes temos a sensação de que trabalhamos tanto, programamos tanto, dispendemos tanto tempo aperfeiçoando nossos empreendimentos, mas o retorno nunca vem. E ai, como buscar novos caminhos para nortear o desenvolvimento dos projetos? O Design Thinking pode oferecer métodos e processos para investigar caminhos mais assertivos e em acordo com o público alvo. Vamos abordar como o trabalho da Design Thinking para Startups está ajudando empreendimentos e abordar algumas das técnicas que trabalhamos, como Value Proposition Design e Design Sprint.
14:10 às 15:00 Design de Serviços Digitais (25 min)
Hilton Menezes
Design de Serviços Digitais ? Como melhorar a experiência dos seus clientes e construir serviços DIGITAIS inovadores
É possível uma jornada simples ao Blockchain ? (25 min)
Diego Duarte Moreira
Em um mundo onde a tecnologia se move de forma nem sempre estruturada e novas ideias e experiências disponíveis a cada minuto, como podemos criar uma jornada simples que ajude a adoção e desenvolvimento da tecnologia Blockchain com usuários de negócio e não somente técnicos ?
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como entender seu cliente faz com que a performance da sua empresa melhore? (25 min)
Tatiana Coelho
Nessa palestra vamos mostrar como Design Thinking pode ajudar a identificar lacunas e oportunidades para o aumento das receitas e margens, como identificar pontos de redução dos custos operacionais e despesas, e assim aumentar a geração de valor de cada negócio
Service Design Sprints :: Impactando Negócios em 4 dias através do Design Thinking (25 min)
Alessandro Ng
"Já ouviu falar de Gordon Ramsay? O chef da TV que entra em um restaurante e redesenha todo o negócio em poucos dias, criando soluções viáveis que respeitem suas limitações. É exatamente isso que um service design sprint faz para PME?s e até grandes companhias. Um Service Design Sprint é um hackathon de 4 dias que reúne clientes, consumidores, gestores e designers em um esforço conjunto para redesenhar a experiência de serviço dos negócios."
16:40 às 17:30 Q & A : Fritando o design, design thinking,
Adilson Chicoria / Igor Drudi / Diego Duarte Moreira / Priscilla Albuquerque / JULIA GHISI / Lais Célem / Luciana H Terceiro / Natalí Garcia / Tatiana Coelho / Hilton Menezes / Vilson Farias / Vilson Martins Filho / Alessandro Ng / Fernanda / Simone Beltrame / Luigi Cenatti Gianni / Cilene Ribeiro / Priscila Koeck Machado / Adilson Chicoria
Sessão de perguntas e repostas e debates com os nossos bravos palestrantes que irão nos responder do fundo seus corações aquelas perguntas que sempre temos desta prática exata e abstrata do pensamento do design. É para explorarmos perguntas do tipos: Como assim mindset? É só aplicar as ferramentas? Todo designer já pratica Design Thinking? Preciso ser designer para praticar Design Thinking? E muitas outras perguntas que sabemos que você tá querendo perguntar!
17:40 às 18:30 TISA Design Thinking para formação de professores (25 min)
Vilson Martins Filho
Um dos paradigmas que a Educação enfrenta é transformar o processo de ensino e aprendizagem de maneira favorável a inovação. Muitas ações de Design Thinking tentam trazer o universo da Educação para o Design. Em busca de um modelo novo de educar, Vilson Martins Filho conta como transformou sua tese de doutorado em Design Thinking e Gestão do Conhecimento em um curso de capacitação docente. Na palestra, ele comenta o caminho do Raciocínio Abdutivo de Charles Sanders Peirce que liga Educação e Design Thinking e compartilha como esse processo está revolucionando instituições como a Estácio de Sá.
10 dicas utilizando Design Thinking para desengavetar aquela idéia genial. (15 min)
Priscila Koeck Machado
"Imagine esta cena: você está começando a dormir e de repente uma idéia lhe vem a mente,e você acha que poderia ser uma daquelas ""não tão ruins"". Mas você não tem tanta certeza. Afinal, você não é daquele tipo de pessoa criativa. E será que as pessoas vão gostar da idéia? Então, mais uma vez, você deixa sua mente cheia de dúvidas matar sua motivação. Você já teve esse sentimento? Senta aqui jovem, vamos conversar."
Beyond profit: o design como catalizador social (15 min)
Lais Célem
Como usar as ferramentas, conhecimentos e métodos do design à favor de um projeto de cidade e sociedade mais justo e bonito? Case de uma parceria de uma empresa de TI e uma ONG.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em criar algo que tenha relevância para as demais pessoas


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO