TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. Por ser algo novo e incipiente acaba ainda gerando muitas dúvidas e discussões. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a sinergia (colaboração, comunicação e integração) entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável. Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 DevOps na prática, e na Nuvem!
Paulo Alberto Simões
A adoção de containerização, fornecendo uma abstração de plataforma leve, é fundamental para a criação mais eficiente de ambientes transportáveis em diferentes abordagens Cloud-para-Cloud ou On-Premise-para-Cloud acelerando a adoção de DevOps. Agora, suponha ser possível subir a barra das capacidades de containirização alavancando sobre todas as capacidades ofertadas pela sua plataforma de aplicações JavaEE? Ainda mais, suponha ser possível desbloquear seu container para ele mesmo, e não apenas a aplicação, entrar no seu ciclo de Continuous Delivery?

Junte se a nós nesta sessão para conhecer na prática como você poderá aproveitar a mais importante evolução em plataformas de aplicações JavaEE oferecida pela Oracle para a criação de micro-containers e sua utilização na pratica de DevOps.

Nesta sessão iremos descobrir como a Oracle elevou o conceito de Containers para permitir que você não apenas gerencie seu código, mas que você possa transitionar todo seus container (aplicação, recursos, etc) entre ambientes desde sua maquina de desenvolvimento até sua produção na Nuvem.
11:10 às 12:00 Meu cliente não permite DevOps. E agora?
Everton Emilio Tavares
Muitas vezes, por questão de segurança, o cliente não permite acesso aos servidores de produção, impossibilitando algumas automações, como deploy continuo, por exemplo; Porem existem outras formas do projeto poder usufruir dos beneficios das técnicas e ferramentas de DevOps.

O objetivo da palestra é mostrar através da experiencia que tivemos com um cliente que podemos melhorar nosso processo de desenvolvimento mesmo com todas as limitações e complexidades impostas pelo cliente.
4 ferramentas para acompanhar seu app em produção pelo slack
Jônatas Davi Paganini / Pedro Brentan
O slack é a ferramenta oficial de comunicação na Resultados Digitais. Conectando aplicativos e serviços a nossa ferramenta de comunicação permite identificar e acompanhar possíveis problemas em tempo real.

Acompanhar o produto em produção é um desafio. Conseguir fazer isso de forma pró ativa traz uma segurança maior para empresa e para os clientes.

Serão abordados ferramentas de métricas e monitoramento usados na Resultados Digitais para traçar e identificar problemas específicos de nossos clientes.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Analisando eventos de forma inteligente para Detecção de Intrusos usando ELK
Rodrigo Montoro "Spooker"
Com o crescimento do Big Data, milhões de eventos são gerados diariamente de forma estruturada ou não dentro das organizações, impactando diretamente o negócio no dia-a-dia. De acordo com os especialistas, até 2020 haverá um aumento de 42% na quantidade de dados gerados na rede. Essa tendência será um fator de mudança decisivo a curto prazo e a análise inteligente de dados terá um papel fundamental na estratégia de segurança da informação das organizações.

Durante a palestra demonstraremos como é possível agregar inteligência nas análises de segurança orientada por dados utilizando o ELK STACK para detectar ameaças relativas ao seu ambiente. Além disso iremos debater sobre como podemos auxiliar as equipes de segurança a mitigar rapidamente problemas de exposição a atividades maliciosas através da utilização de um ciclo de inclusão de fontes de dados úteis, automatização de alertas de monitoramento e o correlacionamento inteligente de eventos
14:10 às 15:00 Integração Continua com Testes de Invasão
Denny Richard San Vriesman
O objetivo da palestra é desmistificar a ideia de que somente o hacker ético consegue fazer testes de segurança, é mostrar que existe uma série de ferramentas que podem ser integradas aos builds e ajudar a identificar uma boa quantidade de vulnerabilidades.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Deploy automatizado de Aplicações no Jelastic
Ivan Rosolen
Uma plataforma de nuvem que mais cresce no mundo para fazer deploy da sua aplicação de forma rápida e simples.
16:40 às 17:30 Kubernetes para Desenvolvedores Docker
Edson Yanaga
Já estamos acostumados com todo o repertório de ferramentas Docker para desenvolvedores, mas para produção precisamos de um ""algo a mais"".

Para esse algo a mais o Google desenvolveu e disponibilizou o Kubernetes, que é baseado na mesma plataforma utilizada pelo Google para lançar bilhões de containers por semana.

Assista esta palestra para saber mais sobre o Kubernetes e como você pode aproveitar os seus conhecimentos em Docker para fazer a transição para este mundo de containers em produção.
Real life Kubernetes
Tiago César Katcipis / Fabio Favero Henkes
On this presentation we will give a short introduction on Kubernetes and show the experience of learning and using Kubernetes on production for two very distinct systems.

The first one is a data acquisition system, involving running multiple instance of crawlers, storage services, captcha breaking services, message brokers (like RabbitMQ) and database integration outside the cluster.

The second one is a web application, involving network analysis using graphs with the ultimate goal of fraud prevention. The application is strongly bounded with the microservices architecture and the twelve factor app.

Graph and document databases, cache layers, a message broker and a distributed filesystem are some of the technologies surrounding the application ecosystem.

Also making a great case of integration between AWS and k8s using tools such as autoscaling.

We will show how Kubernetes solved problems like:

* Load balancing
* Service discovery
* Port collisions
* Scheduling services on multiple nodes
* Handling outages
* QoS
* Deployment and rolling updates of services
* Deploy and update Kubernetes itself at AWS
* Autoscaling k8s nodes AWS
* Self-registering k8s nodes within AWS ELB's
* Debugging
* Monitoring
17:40 às 18:30 Crie, gerencie e automatize serviços na cloud com Juju
Úrsula Junque
Juju é um orquestrador de serviços agnóstico, criado com o objetivo de facilitar a vida de todo aquele que precisa colocar serviços no ar rapidamente e de forma reprodutível.

Com apenas alguns comandos você pode modelar, configurar e gerenciar serviços de forma agnóstica. Usa openstack? Sem problemas. Amazon? Suportado. Quer fazer localmente com lxc? Você pode.

Com centenas de serviços pré-configurados já disponíveis na Juju store, é muito fácil instalar e configurar sistemas inteiros com muito pouco trabalho.

Juju é uma ferramenta open source desenvolvida pela Canonical (empresa patrocinadora do Ubuntu).
Versionando sua infraestrutura: Como e porque fazer, baseado em casos reais
Bruno Almeida
Por que realmente usar um orquestrador? Quais problemas eles resolvem? Benefícios do uso de um orquestrador na Gerência de Configuração. Vamos ver nos cases aplicados, quais problemas foram solucionados com os orquestradores e o que podemos fazer com eles.

Já usamos bem os orquestradores, temos cases práticos de quais problemas eles solucionaram. Sabemos bem quais problema mitigamos usando eles, e quais são os desafios de implementa-los.

Cases
  - Ansible: HotelUrbano e Moip;

  - Puppet: Dinda, Abril e Wine;

  - Chef: Oppa, eduK, Vindi, Caçula de Pneus, Bioritmo, Fundação Casper Libero / Gazetaesportiva.com; 
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Desenvolvedores e Administradores de Sistemas


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO