TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Internet das coisas na palma de sua mão

Uma trilha para amantes da eletrônica e makers. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Faça você mesmo, M2M, Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Computação Embarcada e muito mais. Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Crowdfunding para projetos de Internet das Coisas: o que aprendemos com a IoT Surfboard
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos mostrar os resultados da nossa experiência com o Catarse para o sucesso do financiamento coletivo da IoT Surfboard com 210% da meta atingida. Vamos falar sobre tudo que aprendemos e será de grande valor para você que4 pensa em criar um produto no futuro e não tem dinheiro para investir na produção!
11:10 às 12:00 Conectando Coisas com o IFTTT
Felipe Augusto Pedroso
O objetivo dessa palestra é demonstrar minha experiencia com o desenvolvimento da biblioteca IftttMakerArduino (https://github.com/felipepedroso/IftttMakerArduino), que desenvolvi para facilitar a integração de soluções de IOT com os serviços do IFTTT.
RFID com IoT
Luiz Avila
RFID com IoT
12:10 às 13:00 Conectar todas as coisas agilmente é possível? Vamos ver isso na prática?
Icaro Cruz / Ivan Gardino
Com o advento da computação em nuvem, também houve uma explosão de dispositivos, que podem ser conectados de maneira nativa ou com uso de sensores acoplados, e que geram dados relevantes à pessoas e a empresas, levando a necessidade de uma estrutura que possa coletar essas informações e, a partir daí, gerar valor para o negócio. Nesta sessão vocês irão verificar na prática o uso da tecnologia das Coisas aplicadas no mundo corporativo, ampliando o uso de dispositivos comuns, como, por exemplo, uma geladeira de supermercado.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 AWS IoT Web
Julio Machado Faerman
AWS IoT Web.
Internet of Elevators
Lucas Humenhuk
Nessa palestra mostraei como usei uma Raspberry Pi para hackear um elevador e como foi feita a integração dele com a nuvem e como foi feito um aplicativo para celular para poder chamar o elevador, além de chamar o elevador pelo smart watch e receber a notificação de quando o Elevador chegou no andar. Nessa palestra, mostro tecnicamente tecnologias utilizadas, bem como sensores usados no projeto. Além disso, explico como funciona a parte da nuvem onde o projeto está integrado.
15:10 às 16:00 A nova fronteira para o desenvolvedor
Jomar Silva
A Internet das Coisas é a nova revolução na Indústria de tecnologia, e durante a apresentação vamos mostrar quais quais foram os principais aspectos técnicos e econômicos explicam o surgimento da Internet das Coisas na atualidade. Mostraremos ainda referências para estudos e aprofundamento no tema, bem como bibliotecas e projetos interessantes, além de dicas sobre como começar a desenvolver no mundo de IoT.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Educação e IoT com a Unidavi
Marcondes Maçaneiro
Educação e IoT com a Unidavi
IoT e o Futuro da Educação
Ramon dos santos Lummertz
"O ensino de programação para crianças é defendido e debatido por muitos especialistas em educação. Países como EUA, Inglaterra, Portugal e Austrália, já inclui a programação como matéria curricular no ensino fundamental. No Brasil ainda engatinhamos nesse processo sendo que apenas medidas isoladas ocorrem para promover a programação no currículo ou com atividade extraclasse. Muita das medidas de inclusão da programação envolve o Scratch para criação de jogos ou uso de robótica por meio do arduino. A IoT surfboard, surge como uma possibilidade de promover a programação em crianças utilizando o IoT, sendo assim mais lúdico que o Scratch e menos complexo que o Arduino. Ensinar programação para crianças não visa formar novos programadores, mas dar uma formação mais ampla e necessária para os jovens. http://scratched.gse.harvard.edu/ct/defining.html https://www.iste.org/explore/articledetail?articleid=152 http://csta.acm.org/Curriculum/sub/CurrFiles/471.11CTLeadershiptToolkit-SP-vF.pdf"
Drone inteligente guiado através de visão computacional, é possível?
Vítor Albiero
"A palestra será dividida em três etapas: 1ª ? Construção do drone: O que é MultiWii? Componentes necessários e suas funções Configuração da MultiWii 2ª ? Dando inteligência ao drone: O que é visão computacional? Biblioteca OpenCV Adicionando um segundo Arduino ao Drone Algoritmo de controle dos modos de voo Adicionando Raspberry Pi Algoritmo de visão computacional Comunicação entre Raspberry Pi e Arduino Uno usando protocolo I2C 3ª Demonstração: Drone em ação"
17:40 às 18:30 Segurança na Internet das Coisas, riscos e cuidados
Erich Penafiel Sander
Vamos apresentar riscos, conceitos de segurança e ?best practices? voltados para o mercado de Internet das Coisas e M2M com conectividade por redes 2G, 3G e 4G.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Makers, amantes de eletrônica, desenvolvedores e entusiastas


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO