TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Desenvolvimento iOS

Desenvolvimento para iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch. As novidades da nova linguagem Swift.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Do MV(X) ao VIP(ER) - Qual arquitetura devo usar?
Lucas Fonseca / Giovane Berny Possebon
Você acha que escolher a arquitetura a ser usada no desenvolvimento é importante? Certa vez alguém que estava certo disse: "Se você não o fizer, um dia estará enfrentando uma classe com milhares de linhas fazendo dezenas de coisas diferentes e você se verá incapaz de achar, identificar e corrigir quaisquer erros lá". Provavelmente essa classe será uma subclasse de UIViewController, sua UIView será totalmente passiva e seu model será uma estrutura simples com quase nenhuma responsabilidade. Isso tudo sem mencionar testes unitários. Nesta apresentação mostraremos e avaliaremos 4 alternativas ao MVC (Massive View Controller) que podem te ajudar a resolver este problema.
11:10 às 12:00 Notification Center Widgets
Fernando Cezar Bunn
Notification Center Widgets permite que você interaja com seus usuários sem que eles tenham que abrir o seu app. Aprenda como é fácil e rápido adotar em seu aplicativo.
Como armazenar os dados da sua app Swift no Azure
Lucas Humenhuk
Essa palestra mostra como integrar uma app iOS Swift no Azure, a plataforma de Cloud da Microsoft.
O mercado iOS no Brasil
Douglas Fischer
Mercado iOS e oportunidades de carreira para desenvolvedores.
12:10 às 13:00 ReactiveCocoa - Abordagem reactive no iOS
CARLOS VINICIUS REAL / Guilherme Endres
O que é Reactive Programming? ReactiveCocoa? ?what sorcery is this?? Confira o que o ReactiveCocoa pode oferecer no iOS. Fique por dentro dos conceitos e práticas do reactive programming na plataforma mobile da Apple.
3D Touch
Pedro Testing
O 3D Touch é um recurso introduzido nos iPhone 6S e iPhone 6S Plus e tem como objetivo fornecer para o usuário uma nova maneira de interagir com suas aplicações através de toques por pressão. Descubra quais os principais recursos do 3D Touch e como incorporar os mesmos no seu aplicativo para iPhones. --> Shortcuts Estáticos --> Shortcuts Dinâmicos --> Peek and Pop
UI Tests no Xcode
Guilherme Endres
Testes é sempre importante para qualquer aplicação. Para mobile não é diferente. O Xcode já possui ferramentas para testes unitários, porém depois da versão 7 foi introduzida uma nova ferramenta para testes de UI. Nesta palestra será falado um pouco como funciona esta ferramenta.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Usando POP com Programação Funcional
Tales Pinheiro de Andrade
Usando POP com Programação Funcional
15:10 às 16:00 Optionals e o Gato de Scrödinger
Francesco Perrotti?Garcia
Uma das novidades mais mal interpretadas de Swift são Optionals. Até o Xcode te encoraja a usá-los incorretamente. Entenda finalmente o que são Optionals, como funcionam e o quão intrinsecamente estão ligados com o design da linguagem. A talk conta com live coding de Optionals e pretende simplificar o conceito de modo que até os mais iniciantes possam acompanhar a demonstração. Não se preocupe, conhecimentos em mecânica quântica não serão necessários.
Gerenciamento de Memória em Swift - The Weak, the Strong, and the Unowned.
Txai Wieser
Um pouco sobre conceitos de ARC, principais problemas de retenção de memória em Swift, e o que fazer para resolve-los! - Panorama geral de gerenciamento de memória. - O que é ARC. - Quais as consequências do ARC. - Retenções de memória. - O que fazer para resolver os problemas de retenção de memória. - Como debugar problemas de memória.
tvOS - Showcasing ECHO
Vilson Farias / Guilherme Endres
Finalmente a Apple lançou a nova Apple TV, abrindo uma nova corrida ao ouro para o desenvolvimento de Apps para TV. Mas como este novo SO funciona ? Quais as diferenças do iOS ? Quais as limitações ? Como desenvolver para tvOS ? Um novo campo surgindo com a nova Apple TV.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 CloudKit, entendendo a nuvem da Apple
Rodrigo Freitas Leite
CloudKit é uma tecnologia da Apple para armazenar os dados na nuvem. Armazene e gerencie os dados de seus usuários e aprenda como configurar e utilizar o core desta ferramenta.
17:40 às 18:30 Debate - O Futuro da plataforma, dos Apps e da linguagem Swift
Painel de discussão sobre o futuro da plataforma móvel da Apple, quais as principais tendências nos aplicativos atuais, oportunidades e desafios de uma nova linguagem de programação e como a comunidade está moldando a forma que desenvolveremos no futuro.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 12 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores Mobile.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO