TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java EE A plataforma líder para backend em constante evolução.

O JavaEE continua sendo uma plataforma líder utilizada em grande escala por pequenas e grande corporações mundo a fora. Esta plataforma define um conjunto ideal de funcionalidades para empresas que possuem uma visão moderna dos seus processos de negócio e produtos que demandam requisitos não funcionais, como: disponibilidade, escalabilidade e manutenibilidade. Aprenda diretamente com especialistas do setor a tirar o máximo proveito dos recursos disponíveis nesta plataforma, conhecendo as novidades avançadas da versão Java EE 7, e fique por dentro do que está planejado para a versão Java EE 8. Se você é um desenvolvedor senior, arquiteto de sistemas ou mesmo gerente de desenvolvimento, fica convidado não apenas a participar desta trilha, mas contribuir com suas experiências durante as apresentações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Wildfly Swarm: Criando microservices com Java EE 7
George Gastaldi
Microservices é a arquitetura do momento. Todos estão falando sobre Spring Boot, NodeJS, DropWizard e outros frameworks, mas nenhum deles é tão completa quanto a oferecida pela especificação Java EE. Nesta sessão live-coding você vai aprender sobre o Wildfly Swarm, e como transformar um projeto Java EE 7 qualquer em um microservice.
11:10 às 12:00 A Jornada de um Desenvolvedor do Monolito aos Microserviços
Edson Yanaga
Microserviços é o assunto do momento e a maioria das tecnologias discutidas parecem ser apropriadas para projetos novos. Infelizmente a grande maioria dos desenvolvedores não tem o luxo de poder contar com algo partindo do zero, mas certamente tem um legado que gostaria de evoluir para microserviços. Nesta palestra exibiremos uma aplicação Java monolítica e quais foram as etapas executadas para extrair alguns microserviços desta aplicação rumo a uma nova arquitetura. Com muitos exemplos de código e deployment numa plataforma!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Construindo um microserviço Java 100% funcional em 15 minutos
Rafael Chaves
Aprenda como um gerador de código construído com Eclipse Xtend pode produzir aplicações e microserviços Java 100% funcionais, com camada de persistência, lógica de negócios, API REST, segurança e uma GUI de administração. Durante a apresentação serão revistos padrões e idiomas em JPA e JAX-RS.
14:10 às 15:00 Construindo aplicações HTML5 em Java
Eder Ignatowicz
Criar pequenos websites é tarefa trivial para qualquer framework JavaScript moderno. Contudo, implementar e manter uma aplicação web em larga escala é um trabalho muito mais complexo. Java possui reputação de ser uma linguagem estável e robusta, perfeita para grandes aplicações corporativas. E se pudéssemos compartilhar código Java EE entre cliente e servidor, reutilizando código entre diversas camadas da aplicação? Nesta palestra você aprenderá como construir aplicações web ricas, type-safe, sem nenhum boilerplate através do modelo de programação do JBoss Errai; e como construir aplicações escaláveis que combinam os melhores aspectos de JavaScript, Java e HTML5. O público conhecerá os desafios enfrentados na construção de aplicações web em larga escala, como o Errai aborda estes desafios e lições aprendidas direto das trincheiras na construção do framework Uberfire e das aplicações Web do Drools e jBPM.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Decolando seus micro-serviços na Spring Cloud
Rodrigo Cândido da Silva
Micro-serviços tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software durante o ano passado, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios. No entanto, é importante compreender que ao começar a decompor o monolito, entramos no reino de sistemas distribuídos lidando com cenários de transparência de localização, recuperação à falhas, escalabilidade, autonomia, fácil atualização, etc. O projeto Spring Cloud promove ferramentas para facilmente implementar estes conceitos, definindo padrões de implementação para sistemas distribuídos com suporte para gerenciamento de configuração, descoberta de serviços, circuit breakers, roteamento, distribuição de sessão, barramento de controle, dentre outros. Nesta palestra serão demonstrados os conceitos destas ferramentas com a utilização do projeto Spring Cloud e com o suporte da plataforma do Netflix OSS.
16:40 às 17:30 Simplificando a segurança de sua aplicação com JavaEE
Leonardo Loch Zanivan
Desde o princípio a segurança das aplicações JavaEE no que diz respeito a autenticação e autorização tem sido motivo de confusão por parte dos desenvolvedores. Muito provavelmente pela complexidade ou pelas limitações de alguns componentes da plataforma. Por isso, muitas vezes optamos por frameworks de terceiros ou construímos uma solução caseira. Porém, mal sabemos a solução poderosa que já temos em nossas mãos, utilizando apenas JavaEE irei demonstrar como deixar uma aplicação segura.
17:40 às 18:30 Rodando JavaScript Server com WildFly
Leonardo Loch Zanivan
Desde o WildFly 10, foi disponibilizada a engine Undertow JS, que é o coração do WildFly, só que agora com possibilidade de executar JS no servidor com Java 8 e Nashorn. A vantagem é a integração com a plataforma Java EE, permitindo criar API REST e integrar com CDI, além de todo o ecosistema Java EE.
Expression Language 3.0
Everton Emilio Tavares
A Expression language evoluiu e virou uma especificação. Agora inpendente do JSP, com API stand-alone e suporte a recursos do Java8, ela se tornou um recurso importante a ser utilizado nos mais variados projetos. A proposta dessa apresentação é mostrar as novidades da versão 3.0, e como inclui-la em seu proximo ou atual projeto.
Apache Camel: Como implementar um ESB em Java
Marcelo Adamatti
A um tempo se se usava ESB (enterprise service bus) para integração, monitoramento e governança de serviços e sistemas. Com o avanço de micro services, é importante rever esses conceitos e soluções existentes atualmente. A idéia da palestra é apresentar o Apache Camel, seus padrões (EIP - enterprise integration patterns), como definir rotas e usar componentes pré definidos p/ balance, monitoramento, retry.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projetos, líderes de equipe, testers ...


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO